Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Novello, Tanise Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10035
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926
Resumo: Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se emergente a necessidade de novos desenhos do processo de trabalho docente para o formato remoto através da intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo tem como objetivo mapear os principais problemas apontados pelos professores, no tocante à utilização das ferramentas digitais para a vivência da docência, durante o período de trabalho remoto na pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso; a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa diagnóstica, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com professores pesquisadores na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados, o estudo propõe um modelo, em que são apresentados os desdobramentos de cada uma das três dimensões das limitações digitais analisadas.
id FURG_8e77f7c8cf857ea4c7963f85ddc2225b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10035
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remotoMapping of the digital limitations of teachers during remote teachingLimitações digitaisDocentesPandemiaCovid-19;Trabalho remotoDigital limitationsTeachersPandemicRemote workConsiderando-se a pandemia do Covid-19 torna-se emergente a necessidade de novos desenhos do processo de trabalho docente para o formato remoto através da intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo tem como objetivo mapear os principais problemas apontados pelos professores, no tocante à utilização das ferramentas digitais para a vivência da docência, durante o período de trabalho remoto na pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso; a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa diagnóstica, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com professores pesquisadores na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados, o estudo propõe um modelo, em que são apresentados os desdobramentos de cada uma das três dimensões das limitações digitais analisadas.Considering the Covid-19 pandemic, there is an emerging need for new designs of the teaching work process for the remote format by intensifying the use of information and communication technologies. This article aims to map the main problems pointed out by teachers, regarding the use of digital tools for teaching experience, during the remote work period in the Covid-19 pandemic. The conceptual basis that guides the study addresses the three dimensions of digital limitation: access limitation, cognitive-informational limitation, and behavioral limitation. For this, a diagnostic, exploratory and qualitative research was carried out, through interviews with research teachers in the field of distance education. From the analysis of the interview records, ninety digital limitations were identified, which were organized according to the three dimensions of the digital limitation. Finally, from the discussion of the results, the study proposes a model, in which the developments of each of the three dimensions of the digital limitations analyzed are presented.2021-12-20T13:44:16Z2021-12-20T13:44:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; NOVELLO, Tanise Paula. Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 902-926, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11732. Acesso em: 10 jul. 2021http://repositorio.furg.br/handle/1/10035https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926porPereira Junior, Errol Fernando ZepkaNovello, Tanise Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-20T13:44:16Zoai:repositorio.furg.br:1/10035Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-20T13:44:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
Mapping of the digital limitations of teachers during remote teaching
title Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
spellingShingle Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Limitações digitais
Docentes
Pandemia
Covid-19;
Trabalho remoto
Digital limitations
Teachers
Pandemic
Remote work
title_short Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
title_full Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
title_fullStr Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
title_full_unstemmed Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
title_sort Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto
author Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
author_facet Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Novello, Tanise Paula
author_role author
author2 Novello, Tanise Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Novello, Tanise Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Limitações digitais
Docentes
Pandemia
Covid-19;
Trabalho remoto
Digital limitations
Teachers
Pandemic
Remote work
topic Limitações digitais
Docentes
Pandemia
Covid-19;
Trabalho remoto
Digital limitations
Teachers
Pandemic
Remote work
description Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se emergente a necessidade de novos desenhos do processo de trabalho docente para o formato remoto através da intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo tem como objetivo mapear os principais problemas apontados pelos professores, no tocante à utilização das ferramentas digitais para a vivência da docência, durante o período de trabalho remoto na pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso; a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa diagnóstica, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com professores pesquisadores na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados, o estudo propõe um modelo, em que são apresentados os desdobramentos de cada uma das três dimensões das limitações digitais analisadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T13:44:16Z
2021-12-20T13:44:16Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; NOVELLO, Tanise Paula. Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 902-926, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11732. Acesso em: 10 jul. 2021
http://repositorio.furg.br/handle/1/10035
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926
identifier_str_mv PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; NOVELLO, Tanise Paula. Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 902-926, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11732. Acesso em: 10 jul. 2021
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10035
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187250423332864