Representações de gênero na obra quarto de despejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9269 |
Resumo: | Em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mulher negra, mãe de três filhos, catadora de material reciclável e com pouca escolaridade relata o dia-a-dia na favela do Canindé. Ao longo da obra, Carolina, além de se apresentar como personagem protagonista daquele diário, traça para o público a representação dos demais moradores da favela, a partir das relações de gênero e poder. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo analisar, partindo do viés da ginocrítica e dos Estudos de Gênero, as representações de gênero, femininas e masculinas, construídas através do discurso da autora no seu diário, o Quarto de Despejo, e de como ela, Carolina constrói a sua representação dentro deste espaço, levando em conta todas as particularidades acerca do gênero em questão e das vivências e contexto de produção dessa mulher. Para tanto, partindo do viés da ginocrítica, sob o olhar de Elaine Showalter, que compreende o sujeito feminino dentro de seu contexto de produção específico e de sua cultura particular, serão usados como referenciais teóricos os estudos acerca do diário enquanto gênero literário e escrita de si feminina, a partir de Michelle Perrot, Philippe Lejeune e Mercedez Arriaga Flórez, e das representações de gênero, estudos de gênero e relações de poder, a partir dos trabalhos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler e Marcela Lagarde. |
id |
FURG_8eb6c92d270e68952a98e535bd5a5e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9269 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Giselle Silveira daNascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do2020-12-31T00:09:07Z2020-12-31T00:09:07Z2018SILVA, Giselle Silveira da. Representações de gênero na obra quarto de despejo. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/9269Em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mulher negra, mãe de três filhos, catadora de material reciclável e com pouca escolaridade relata o dia-a-dia na favela do Canindé. Ao longo da obra, Carolina, além de se apresentar como personagem protagonista daquele diário, traça para o público a representação dos demais moradores da favela, a partir das relações de gênero e poder. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo analisar, partindo do viés da ginocrítica e dos Estudos de Gênero, as representações de gênero, femininas e masculinas, construídas através do discurso da autora no seu diário, o Quarto de Despejo, e de como ela, Carolina constrói a sua representação dentro deste espaço, levando em conta todas as particularidades acerca do gênero em questão e das vivências e contexto de produção dessa mulher. Para tanto, partindo do viés da ginocrítica, sob o olhar de Elaine Showalter, que compreende o sujeito feminino dentro de seu contexto de produção específico e de sua cultura particular, serão usados como referenciais teóricos os estudos acerca do diário enquanto gênero literário e escrita de si feminina, a partir de Michelle Perrot, Philippe Lejeune e Mercedez Arriaga Flórez, e das representações de gênero, estudos de gênero e relações de poder, a partir dos trabalhos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler e Marcela Lagarde.En su libro livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mujer negra, madre de tres hijos, cosechadora de materiales reciclables y con baja escolaridad cuenta el día a día en la favela del Canindé. A lo largo del trabajo, Carolina, además de presentarse como personaje protagonista de aquel diario, describe para el público la demás representaciones del barrio bajo, a partir de las relaciones de género y de poder. De esta forma, esa disertación tiene como objetivo analizar, desde el punto de vista de la ginocrítica y de los estudios de género, las representaciones de género, femeninas y masculinas, construidas a través del discurso de la autora en su diario, el Quarto de despejo, y de como ella, Carolina, construye a su propia representación dentro de este espacio, tomando en cuenta todas las particularidades acerca del género en cuestión y de las vivencias y el contexto de producción de esa mujer. Para tanto, desde el punto de vista del ginocrítica, bajo la mira de Elaine Showalter, que comprende el sujeto femenino dentro de su contexto de producción específico y de su cultura particular, utilizaremos como referencias teóricas los estudios sobre el diario mientras género literario y escritura de sí mismo femenina, desde Michelle Perrot, Philippe Lejeune y Mercedez Arriaga Flórez, y de las representaciones de género, estudios de género y relaciones de poder, desde los trabajos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler y Marcela Lagarde.porCarolina Maria de JesusEscrita autobiográficaRepresentações de gênero e ginocríticaEscritura autobiográficaRepresentaciones de generoGynocriticismRepresentações de gênero na obra quarto de despejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALDISSERTAÇÃO GISELLE SILVEIRA DA SILVA.pdfDISSERTAÇÃO GISELLE SILVEIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf648686https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9269/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GISELLE%20SILVEIRA%20DA%20SILVA.pdf07d5fd05f1d00f77fcc500f4cd2a37d5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9269/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/92692020-12-30 21:09:07.27open accessoai:repositorio.furg.br:1/9269Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-31T00:09:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
title |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
spellingShingle |
Representações de gênero na obra quarto de despejo Silva, Giselle Silveira da Carolina Maria de Jesus Escrita autobiográfica Representações de gênero e ginocrítica Escritura autobiográfica Representaciones de genero Gynocriticism |
title_short |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
title_full |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
title_fullStr |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
title_full_unstemmed |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
title_sort |
Representações de gênero na obra quarto de despejo |
author |
Silva, Giselle Silveira da |
author_facet |
Silva, Giselle Silveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giselle Silveira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do |
contributor_str_mv |
Nascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carolina Maria de Jesus Escrita autobiográfica Representações de gênero e ginocrítica Escritura autobiográfica Representaciones de genero Gynocriticism |
topic |
Carolina Maria de Jesus Escrita autobiográfica Representações de gênero e ginocrítica Escritura autobiográfica Representaciones de genero Gynocriticism |
description |
Em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), Carolina Maria de Jesus, mulher negra, mãe de três filhos, catadora de material reciclável e com pouca escolaridade relata o dia-a-dia na favela do Canindé. Ao longo da obra, Carolina, além de se apresentar como personagem protagonista daquele diário, traça para o público a representação dos demais moradores da favela, a partir das relações de gênero e poder. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo analisar, partindo do viés da ginocrítica e dos Estudos de Gênero, as representações de gênero, femininas e masculinas, construídas através do discurso da autora no seu diário, o Quarto de Despejo, e de como ela, Carolina constrói a sua representação dentro deste espaço, levando em conta todas as particularidades acerca do gênero em questão e das vivências e contexto de produção dessa mulher. Para tanto, partindo do viés da ginocrítica, sob o olhar de Elaine Showalter, que compreende o sujeito feminino dentro de seu contexto de produção específico e de sua cultura particular, serão usados como referenciais teóricos os estudos acerca do diário enquanto gênero literário e escrita de si feminina, a partir de Michelle Perrot, Philippe Lejeune e Mercedez Arriaga Flórez, e das representações de gênero, estudos de gênero e relações de poder, a partir dos trabalhos de Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Judith Butler e Marcela Lagarde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-31T00:09:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-31T00:09:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Giselle Silveira da. Representações de gênero na obra quarto de despejo. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9269 |
identifier_str_mv |
SILVA, Giselle Silveira da. Representações de gênero na obra quarto de despejo. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9269/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GISELLE%20SILVEIRA%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9269/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07d5fd05f1d00f77fcc500f4cd2a37d5 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313646503231488 |