Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Tarouco da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Barlem, Edison Luiz Devos, Lunardi, Valéria Lerch, Santos, Silvana Sidney Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1759
Resumo: A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
id FURG_9112ce2f499a00414b7979b365fe2e40
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1759
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiroPermanent education: helping the nurse work in the long permanence institution (LPI)Educación permanente: istrumento de trabajo del enfermero en la institución de larga estancia (ILE)EnfermagemAsiloEducação em saúdeNursingAsylumHealth EducationEnfermeríaAsiloEducación en SaludA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.There is a large educational question in the nursing, which refers to formal education in technical courses,graduation and post-graduation, and to education for health to training in work Face to the problem of population’s ageing, the modern society characteristics and the increasing use of the Long Permanence Institutions as olds’ residence, this paper aims to emphasize the relevance and necessity about permanent education for those workers who act in LPI as a fundamental strategic to transform this reality. For this, it becomes necessary to focus the permanent education and its interface with the Freire’s problem-posing education and libertarian education, then to approach some permanent education strategy in these institutions, especially, the culture circles listed in the dialogic method.La cuestión educacional en la enfermería es amplia, pudiendo relacionarse a la educación formal en los cursos técnicos, de graduación y de postgrado, la educación en salud centrada en la capacitación en servicio. Frente al problema del envejecimiento de la población, las características de la sociedad moderna y el creciente uso de las Instituciones de Larga Estancia (ILEs) como residencia para ancianos, la propuesta de este texto reflexivo es enfatizar la relevancia y necesidad de la educación permanente para los trabajadores que prestan servicios en ILPs como una estrategia fundamental para la transformación de la realidad. Para tanto, inicialmente se centra la educación permanente y su interrelación con la educación problematizadora y liberadora de Freire, abordando en la secuencia, algunas de las estrategias de educación permanente en estas instituciones, en especial, los círculos de la cultura pautados en la dialogicidad.2012-01-31T05:34:00Z2012-01-31T05:34:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Bárbara Tarouco da et al.Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro. Cienc Cuid Saude, v. 7, n. 2, p. 256-261, Abr./Jun. 2008. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1554293.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2012.1413-8123http://repositorio.furg.br/handle/1/1759porSilva, Bárbara Tarouco daBarlem, Edison Luiz DevosLunardi, Valéria LerchSantos, Silvana Sidney Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-31T05:34:00Zoai:repositorio.furg.br:1/1759Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-31T05:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
Permanent education: helping the nurse work in the long permanence institution (LPI)
Educación permanente: istrumento de trabajo del enfermero en la institución de larga estancia (ILE)
title Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
spellingShingle Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
Silva, Bárbara Tarouco da
Enfermagem
Asilo
Educação em saúde
Nursing
Asylum
Health Education
Enfermería
Asilo
Educación en Salud
title_short Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
title_full Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
title_fullStr Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
title_full_unstemmed Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
title_sort Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
author Silva, Bárbara Tarouco da
author_facet Silva, Bárbara Tarouco da
Barlem, Edison Luiz Devos
Lunardi, Valéria Lerch
Santos, Silvana Sidney Costa
author_role author
author2 Barlem, Edison Luiz Devos
Lunardi, Valéria Lerch
Santos, Silvana Sidney Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Tarouco da
Barlem, Edison Luiz Devos
Lunardi, Valéria Lerch
Santos, Silvana Sidney Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Asilo
Educação em saúde
Nursing
Asylum
Health Education
Enfermería
Asilo
Educación en Salud
topic Enfermagem
Asilo
Educação em saúde
Nursing
Asylum
Health Education
Enfermería
Asilo
Educación en Salud
description A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-01-31T05:34:00Z
2012-01-31T05:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Bárbara Tarouco da et al.Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro. Cienc Cuid Saude, v. 7, n. 2, p. 256-261, Abr./Jun. 2008. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1554293.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2012.
1413-8123
http://repositorio.furg.br/handle/1/1759
identifier_str_mv SILVA, Bárbara Tarouco da et al.Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro. Cienc Cuid Saude, v. 7, n. 2, p. 256-261, Abr./Jun. 2008. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1554293.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2012.
1413-8123
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822808132833771520