A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5487 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é compreender como a confiança, o comprometimento e a dependência influenciam a orientação de longo prazo de varejistas para com o relacionamento com as empresas fabricantes de cervejas e refrigerantes líderes no mercado nacional. Para atingir o objetivo proposto, fizeram-se necessárias duas etapas de pesquisa. Na primeira etapa, de cunho exploratório, foram realizadas entrevistas em profundidade com varejistas que possuíam relacionamento comercial com as empresas líderes do mercado nacional de cervejas e refrigerantes; esta etapa possibilitou aprofundamento sobre o campo de estudo. Na segunda etapa, por meio de questionário composto por questões fechadas, 299 varejistas avaliaram seu relacionamento com os fabricantes líderes de mercado. Utilizando-se de regressão múltipla, os resultados indicam que: (a) a dependência dos varejistas influencia positivamente o comprometimento para com os fabricantes, (b) a confiança influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes e, (c) o comprometimento influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes. As hipóteses que consideravam a relação entre confiança e comprometimento e entre dependência e orientação de longo prazo não obtiveram significância estatística. |
id |
FURG_91453b72efe544efe31a628950c8220b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5487 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidasThe influence of trust, dependence and commitment over the long term orientation among retailers and manufacturers on Brazilian beverage marketOrientação de longo prazoConfiançaComprometimentoDependênciaLong term orientationTrustCommitmentDependenceO objetivo principal deste estudo é compreender como a confiança, o comprometimento e a dependência influenciam a orientação de longo prazo de varejistas para com o relacionamento com as empresas fabricantes de cervejas e refrigerantes líderes no mercado nacional. Para atingir o objetivo proposto, fizeram-se necessárias duas etapas de pesquisa. Na primeira etapa, de cunho exploratório, foram realizadas entrevistas em profundidade com varejistas que possuíam relacionamento comercial com as empresas líderes do mercado nacional de cervejas e refrigerantes; esta etapa possibilitou aprofundamento sobre o campo de estudo. Na segunda etapa, por meio de questionário composto por questões fechadas, 299 varejistas avaliaram seu relacionamento com os fabricantes líderes de mercado. Utilizando-se de regressão múltipla, os resultados indicam que: (a) a dependência dos varejistas influencia positivamente o comprometimento para com os fabricantes, (b) a confiança influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes e, (c) o comprometimento influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes. As hipóteses que consideravam a relação entre confiança e comprometimento e entre dependência e orientação de longo prazo não obtiveram significância estatística.The main objective of this article is to understand how trust, commitment and dependence can influence the long term orientation among retailers and beverage companies on the Brazilian market. To achieve this objective, two research steps were conducted. The first was an exploratory approach by interviews with retailers to obtain a deeper knowledge about the Brazilian beverage market and the relationship among retailers and beverage manufacturers. The second step, a quantitative approach, using structured questionnaires with closed questions applied in 299 retailers has evaluated their relationship with the market leaders. The data were evaluated by multiple regression and the results show that (a) the retailers dependence influence positively the commitment with beverage companies; (b) the confidence influences positively the retailers long term orientation with beverage companies, and; (c) the commitment influences positively the retailers long term orientation with the beverage companies. The hypotheses about the relationship between trust and commitment and between dependence and long term orientation were not supported.2015-10-21T16:33:17Z2015-10-21T16:33:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGARRIDO, Ivan Lapuente et al. A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 206-230, 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2328/pdf_121>. Acesso em: 20 out. 2015.2177-5184http://repositorio.furg.br/handle/1/548710.5585/remark.v12i3.2328porGarrido, Ivan LapuenteCunha, Fernando RafaelBergamin, FernandoMatos, Celso Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-21T16:33:18Zoai:repositorio.furg.br:1/5487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-21T16:33:18Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas The influence of trust, dependence and commitment over the long term orientation among retailers and manufacturers on Brazilian beverage market |
title |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
spellingShingle |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas Garrido, Ivan Lapuente Orientação de longo prazo Confiança Comprometimento Dependência Long term orientation Trust Commitment Dependence |
title_short |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
title_full |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
title_fullStr |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
title_full_unstemmed |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
title_sort |
A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas |
author |
Garrido, Ivan Lapuente |
author_facet |
Garrido, Ivan Lapuente Cunha, Fernando Rafael Bergamin, Fernando Matos, Celso Augusto de |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Fernando Rafael Bergamin, Fernando Matos, Celso Augusto de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garrido, Ivan Lapuente Cunha, Fernando Rafael Bergamin, Fernando Matos, Celso Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação de longo prazo Confiança Comprometimento Dependência Long term orientation Trust Commitment Dependence |
topic |
Orientação de longo prazo Confiança Comprometimento Dependência Long term orientation Trust Commitment Dependence |
description |
O objetivo principal deste estudo é compreender como a confiança, o comprometimento e a dependência influenciam a orientação de longo prazo de varejistas para com o relacionamento com as empresas fabricantes de cervejas e refrigerantes líderes no mercado nacional. Para atingir o objetivo proposto, fizeram-se necessárias duas etapas de pesquisa. Na primeira etapa, de cunho exploratório, foram realizadas entrevistas em profundidade com varejistas que possuíam relacionamento comercial com as empresas líderes do mercado nacional de cervejas e refrigerantes; esta etapa possibilitou aprofundamento sobre o campo de estudo. Na segunda etapa, por meio de questionário composto por questões fechadas, 299 varejistas avaliaram seu relacionamento com os fabricantes líderes de mercado. Utilizando-se de regressão múltipla, os resultados indicam que: (a) a dependência dos varejistas influencia positivamente o comprometimento para com os fabricantes, (b) a confiança influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes e, (c) o comprometimento influencia positivamente a orientação de longo prazo dos varejistas para com os fabricantes. As hipóteses que consideravam a relação entre confiança e comprometimento e entre dependência e orientação de longo prazo não obtiveram significância estatística. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-10-21T16:33:17Z 2015-10-21T16:33:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARRIDO, Ivan Lapuente et al. A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 206-230, 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2328/pdf_121>. Acesso em: 20 out. 2015. 2177-5184 http://repositorio.furg.br/handle/1/5487 10.5585/remark.v12i3.2328 |
identifier_str_mv |
GARRIDO, Ivan Lapuente et al. A influência da confiança, dependência e comprometimento na orientação de longo prazo de varejistas para com os fabricantes líderes do mercado de bebidas. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 206-230, 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2328/pdf_121>. Acesso em: 20 out. 2015. 2177-5184 10.5585/remark.v12i3.2328 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187231136874496 |