Programação gráfica 3D com OpenGL, Open Inventor e Java 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicho, Alessandro de Lima
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silveira Junior, Luiz Gonzaga, Cruz, Adailton José Alves, Raposo, Alberto Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2938
Resumo: Este tutorial aborda três tecnologias de domínio público nas áreas de computação gráficae animação por computador, enfocando ferramentas de programação para apoio ao desenvolvimento de sistemas gráficos interativos. A primeira parte aborda a OpenGL,uma tecnologia de menor nível de abstração para a geração de formas geométricas e imagens. Na segunda parte é estudado a Open Inventor, uma toolkit orientada a objetos construída sobre a OpenGL, contemplando funções mais sofisticadas, como gerenciamento de janelas e manipulação de eventos. Finalmente, será apresentada a Java 3D, que é fortemente inspirada na Open Inventor. Ela é a biblioteca padrão da linguagem Java para a criação de programas com imagens tridimensionais, animação e interação com o usuário. Cabe salientar que este trabalho é de caráter introdutório, com referências a estudos avançados.
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