Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Virginia da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8727
Resumo: No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para o ensino de História nas escolas públicas estaduais da cidade do Rio Grande. Entretanto, antes de adentrarmos propriamente a análise dos manuais do professor de História, nos deteremos no estudo e análise dos próprios editais do Plano Nacional do Livro Didático, devido ao seu caráter regulador da produção dos mesmos, assim como dos livros didáticos. Esses editais tem uma função central na elaboração do conjunto de coleções dos livros didáticos, sejam os de História ou de outras áreas do conhecimento, pois em sua estrutura apresenta condições e regras para que as coleções participem da concorrência pública a que o edital se propõe. Com vistas a atender toda essa demanda de análise, este trabalho de conclusão do mestrado foi estruturado em três capítulos. No primeiro analisamos os editais do PNLD 2012 e 2015 a fim de perceber transformações; no segundo analisaremos os manuais dos professores com um olhar voltado para os manuais responsáveis pela formação de professores e no terceiro e último capítulo apresentaremos um estudo centrado na aplicação de questionário para perceber se a utilização do manual do professor tem alguma contribuição nas aulas de História
id FURG_93f148d9275f74e270f5b82c5af71507
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8727
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicasEnsino de históriaPNLDLivros didáticosHistory of educationTextbooksNo presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para o ensino de História nas escolas públicas estaduais da cidade do Rio Grande. Entretanto, antes de adentrarmos propriamente a análise dos manuais do professor de História, nos deteremos no estudo e análise dos próprios editais do Plano Nacional do Livro Didático, devido ao seu caráter regulador da produção dos mesmos, assim como dos livros didáticos. Esses editais tem uma função central na elaboração do conjunto de coleções dos livros didáticos, sejam os de História ou de outras áreas do conhecimento, pois em sua estrutura apresenta condições e regras para que as coleções participem da concorrência pública a que o edital se propõe. Com vistas a atender toda essa demanda de análise, este trabalho de conclusão do mestrado foi estruturado em três capítulos. No primeiro analisamos os editais do PNLD 2012 e 2015 a fim de perceber transformações; no segundo analisaremos os manuais dos professores com um olhar voltado para os manuais responsáveis pela formação de professores e no terceiro e último capítulo apresentaremos um estudo centrado na aplicação de questionário para perceber se a utilização do manual do professor tem alguma contribuição nas aulas de HistóriaIn this course conclusion work aimed at analyzing how the current Professor of HistoryManuals which added to the textbooks of history, aimed at high school, are used by teachers for teaching history in public schools of Rio Grande. However, before we enter properly analyzing the teacher's history books, we will concentrate on the study and analysis of own edicts of the National Textbook Plan because of its regulatory character of production thereof, as well as textbooks. These edicts have a central role in preparing the set of collections of textbooks, are the History or other areas of knowledge, for in its structure presents terms and conditions for the collections to participate in the public that the bid competition is proposed. In order to meet all this demand analysis, this working conclusion of the Master has been structured into three chapters. In the first we analyze the edicts of PNLD; the second will analyze the manuals for teachers in relation to tenders and the third and final chapter will present a study focused on the daily and practical application in the lives of teachers in the classroom, the use of teacher manuals and student of history, in high school .RG001396407Matos, Júlia SilveiraXavier, Virginia da Silva2020-05-18T20:11:37Z2020-05-18T20:11:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Virginia da Silva. Ensino de história e livros didáticos : diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas. 2017. 129 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/8727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-12-06T14:11:14Zoai:repositorio.furg.br:1/8727Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-12-06T14:11:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
title Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
spellingShingle Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
Xavier, Virginia da Silva
Ensino de história
PNLD
Livros didáticos
History of education
Textbooks
title_short Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
title_full Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
title_fullStr Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
title_full_unstemmed Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
title_sort Ensino de história e livros didáticos: diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
author Xavier, Virginia da Silva
author_facet Xavier, Virginia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Virginia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
PNLD
Livros didáticos
History of education
Textbooks
topic Ensino de história
PNLD
Livros didáticos
History of education
Textbooks
description No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para o ensino de História nas escolas públicas estaduais da cidade do Rio Grande. Entretanto, antes de adentrarmos propriamente a análise dos manuais do professor de História, nos deteremos no estudo e análise dos próprios editais do Plano Nacional do Livro Didático, devido ao seu caráter regulador da produção dos mesmos, assim como dos livros didáticos. Esses editais tem uma função central na elaboração do conjunto de coleções dos livros didáticos, sejam os de História ou de outras áreas do conhecimento, pois em sua estrutura apresenta condições e regras para que as coleções participem da concorrência pública a que o edital se propõe. Com vistas a atender toda essa demanda de análise, este trabalho de conclusão do mestrado foi estruturado em três capítulos. No primeiro analisamos os editais do PNLD 2012 e 2015 a fim de perceber transformações; no segundo analisaremos os manuais dos professores com um olhar voltado para os manuais responsáveis pela formação de professores e no terceiro e último capítulo apresentaremos um estudo centrado na aplicação de questionário para perceber se a utilização do manual do professor tem alguma contribuição nas aulas de História
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-05-18T20:11:37Z
2020-05-18T20:11:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Virginia da Silva. Ensino de história e livros didáticos : diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas. 2017. 129 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8727
identifier_str_mv XAVIER, Virginia da Silva. Ensino de história e livros didáticos : diálogos entre os editais do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas. 2017. 129 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384374530801664