Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Juliana Salles de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10840
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 127-143, Jan./Jun. 2020.
id FURG_954407ba9b27ea5fbea27d6c0f544dfd
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10840
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatóriaCuando hay censura en el arte contemporáneo: reflexiones sobre la arte-educación desde una perspectiva antidiscriminatoriaWhen there is censorship in contemporary art: reflections on art-education for an anti-discriminatory perspectiveCensuraArte contemporâneaArte-educaçãoFormação antidiscriminatóriaArte ContemporaneoArte-educaciónFormación contra la discriminaciónCensorshipContemporary artArt/educationAnti-discriminatory educationRevista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 127-143, Jan./Jun. 2020.Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a importância da ampliação da conversação acerca das especificidades ético-estéticas de certas obras como possibilidade formativa numa perspectiva antidiscriminatória. Por compreender que o extravasamento do campo das artes e a crítica de sua circunscrição institucional caracterizam-se, historicamente, como próprios à arte contemporânea, tomo o pensar a arte e as imagens no seu enlaçamento com a vida como constituinte da reflexão provocada por determinadas produções. Observando tal característica como desafiadora a arte-educadoras e arte-educadores comprometidas, comprometides e comprometidos com a construção relacional respeitosa com distintos modos do ser e do viver o corpo, o gênero e a sexualidade em nossa sociedade, faço por fim alguns apontamentos a partir de uma pesquisa realizada com estudantes da Universidade de São Paulo.Impulsado por la necesidad de reflexión frente al contexto de polémica pública derivada de la presencia de niños e imágenes de infancias en proposiciones artísticas desarrolladas en Brasil a finales del 2017, este artículo señala la importancia de ampliar la conversación sobre las especificidades ético y estéticas de ciertas obras de arte como una posibilidad formativa en una perspectiva antidiscriminatoria. Entendiendo que el desbordamiento del campo de las artes y la crítica de su circunscripción institucional se caracterizan históricamente como propio al contemporáneo, considero el arte y las imágenes en su conexión con la vida como constituyente de la reflexión provocada por ciertas producciones. Siendo tal característico un desafío para las educadoras, les educadores y los educadores comprometideos con la construcción relacional respetuosa con diferentes formas de ser y vivir el cuerpo, el género y la sexualidad en nuestra sociedad, finalmente tomamos algunas notas de una investigación realizada com estudiantes en la Universidad de São Paulo.Driven by the need to reflect upon the context of public controversy arising from the presence of children and images of childhoods in contemporary artists’ propositions held in Brazil at the end of 2017, this essay points the conversation about ethical-aesthetic specificities of certain works of art such as a formative possibility in an anti-discriminatory perspective. Understanding that the overflow in the field of arts and the criticism of its institutional circumscription are historically emblematic as a characteristic of contemporary art, I consider arts and images in their connection with life as a constitutive movement of reflection provoked by certain productions. This movement, as a challenge to art educators, put us to think about the respectful relational construction with different ways of being and living the body, gender, and sexuality in our society. Finally, I make some notes from a survey with students at the University of São Paulo.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:43:04Z2023-04-13T23:43:04Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSIQUEIRA, J. S. Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 127–143, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11206. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11206. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084010.14295/de.v8i1.11206porSiqueira, Juliana Salles deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:43:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10840Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:43:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
Cuando hay censura en el arte contemporáneo: reflexiones sobre la arte-educación desde una perspectiva antidiscriminatoria
When there is censorship in contemporary art: reflections on art-education for an anti-discriminatory perspective
title Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
spellingShingle Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
Siqueira, Juliana Salles de
Censura
Arte contemporânea
Arte-educação
Formação antidiscriminatória
Arte Contemporaneo
Arte-educación
Formación contra la discriminación
Censorship
Contemporary art
Art/education
Anti-discriminatory education
title_short Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
title_full Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
title_fullStr Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
title_full_unstemmed Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
title_sort Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória
author Siqueira, Juliana Salles de
author_facet Siqueira, Juliana Salles de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Juliana Salles de
dc.subject.por.fl_str_mv Censura
Arte contemporânea
Arte-educação
Formação antidiscriminatória
Arte Contemporaneo
Arte-educación
Formación contra la discriminación
Censorship
Contemporary art
Art/education
Anti-discriminatory education
topic Censura
Arte contemporânea
Arte-educação
Formação antidiscriminatória
Arte Contemporaneo
Arte-educación
Formación contra la discriminación
Censorship
Contemporary art
Art/education
Anti-discriminatory education
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 127-143, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-13T23:43:04Z
2023-04-13T23:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, J. S. Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 127–143, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11206. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11206. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10840
10.14295/de.v8i1.11206
identifier_str_mv SIQUEIRA, J. S. Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 127–143, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11206. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11206. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11206
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384364578766848