Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Junior Leandro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10729
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 367- 390, 2022.
id FURG_95c71db493b2184038b1e93cc94f92fc
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10729
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacionalCuando el cuerpo habla: narrativas de género, identidad y diversidad en el "cis"tema educativoWhen the body speaks: narratives of gender, identity and diversity in the "cis"tema educationalGêneroIdentidadeEducaçãoMovimentos sociaisGéneroIdentidadEducaciónMovimientos SocialesGenderIdentityEducationSocial movementsRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 367- 390, 2022.Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. A escola é constituída por múltiplas identidades que são constantemente vigiadas, controladas, moldadas conforme regras, normas que as identifique como homens/mulheres. Utilizando a pesquisa narrativa, realizei análises de situações, experiências durante uma década como docente, relacionando com práticas, com legislações educacionais e dos movimentos sociais (movimentos da comunidade LGBTQIA+). As análises denunciam como o Estado, seus instrumentos, mecanismos atuam de forma a marginalizar, encaixotar os/as desviantes; influência da cultura heteronormativa (homem cis, branco, hétero, cristão) sob os/as que são identificados como diferentes; urgência em resistir, lutar diante de retrocessos, retiradas de direitos e contra qualquer tipo de ação que utilize a diferença como mecanismo de exclusão.Cuando el cuerpo habla: narrativas de género, identidad y diversidad en el "Cis"tema educativo. A través de este punto de vista que se basa la investigación desarrollada: el cuerpo, el sujeto que ocupa los espacios escolares y cómo se construye. La escuela está formada por múltiples identidades que son constantemente vigiladas, controladas, moldeadas según reglas, normas que las identifican como hombres/mujeres. Utilizando la investigación narrativa, realicé análisis de situaciones, experiencias durante una década como docente, relacionándolas con las prácticas, con la legislación educativa y los movimientos sociales (movimientos de la comunidad LGBTQIA+). Los análisis denuncian cómo el Estado, sus instrumentos, los mecanismos actúan para marginar, para encajonar al desviado; la influencia de la cultura heteronormativa (hombres cis, blancos, heterosexuales, cristianos) sobre los/las que se identifican como diferentes; la urgencia de resistir, de luchar contra los retrocesos, las retiradas de derechos y contra cualquier tipo de acción que utilice la diferencia como mecanismo de exclusión.When the body speaks: narratives of gender, identity and diversity in the educational "Cis"theme. It is through this viewpoint that the research developed is based: the body, the subject that occupies school spaces and how it is constructed. The school is made up of multiple identities that are constantly watched, controlled, and molded according to rules and norms that identify them as men/women. Using narrative research, I conducted analyses of situations, experiences that relate to the theme during a decade as a teacher, relating them to practices, to educational legislation, and the social movements (movements of the LGBTQIA+ community). The analyses denounce how the State, its instruments, mechanisms act in a way to marginalize, to box the deviant; the influence of heteronormative culture (cis, white, straight, Christian men) on those who are identified as different; the urgency of resisting, fighting against setbacks, withdrawals of rights and against any kind of action that uses difference as a mechanism of exclusion.2023-03-15T22:45:03Z2023-03-15T22:45:03Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, J. L. QUANDO O CORPO FALA: NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 367–390, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14314. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14314. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1072910.14295/de.v10i2.14314porGonçalves, Junior Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-09-13T18:06:24Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10729Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-09-13T18:06:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
Cuando el cuerpo habla: narrativas de género, identidad y diversidad en el "cis"tema educativo
When the body speaks: narratives of gender, identity and diversity in the "cis"tema educational
title Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
spellingShingle Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
Gonçalves, Junior Leandro
Gênero
Identidade
Educação
Movimentos sociais
Género
Identidad
Educación
Movimientos Sociales
Gender
Identity
Education
Social movements
title_short Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
title_full Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
title_fullStr Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
title_full_unstemmed Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
title_sort Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade e diversidade no "cis"tema educacional
author Gonçalves, Junior Leandro
author_facet Gonçalves, Junior Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Junior Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Identidade
Educação
Movimentos sociais
Género
Identidad
Educación
Movimientos Sociales
Gender
Identity
Education
Social movements
topic Gênero
Identidade
Educação
Movimentos sociais
Género
Identidad
Educación
Movimientos Sociales
Gender
Identity
Education
Social movements
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 367- 390, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T22:45:03Z
2023-03-15T22:45:03Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, J. L. QUANDO O CORPO FALA: NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 367–390, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14314. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14314. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10729
10.14295/de.v10i2.14314
identifier_str_mv GONÇALVES, J. L. QUANDO O CORPO FALA: NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 367–390, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14314. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14314. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14314
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384369324621824