Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Desiree Fripp dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11383
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_96a74c08d0a16bba0ab020be25ecd5cf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11383
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.Educação AmbientalGestão Ambiental em UniversidadesSustentabilidade SocioambientalEducación AmbientalGestión Ambiental en UniversidadesSostenibilidad Social y AmbientalDissertação (mestrado)É necessário compreender que a universidade tem a função social de formar profissionais éticos, sob o paradigma crítico, tornando-os cidadãos mais conscientes da crise vivenciada e comprometidos com a transcendência da mesma. Na Educação Ambiental, os componentes ‘reflexivo’ e ‘participante’ são importantes para que a coletividade tenha clareza quanto aos problemas e dificuldades que enfrenta e se comprometa com a busca de soluções e alternativas. Nesse estudo pretendi analisar as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável do ponto de vista socioambiental, a partir da perspectiva dos estudantes do curso de bacharelado em Turismo Binacional. Realizei um estudo teórico para compreender os conceitos basilares da pesquisa e busquei conhecer o que as universidades brasileiras vêm desenvolvendo com relação à sustentabilidade nos seus espaços de ingerência. Assim, o propósito da investigação foi desenvolver um estudo de caso exploratório, analisando informações que auxiliem a desvelar quais as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável. Os dados primários foram levantados a partir de questionários respondidos pelos sujeitos pesquisados e analisados através da metodologia de pesquisa social quali quantitativa. Na análise dos resultados, constatei que os estudantes consideram importante estudar num espaço socioambientalmente sustentável, porém, não participam dos processos de gestão ambiental universitária. As injustiças do sistema hegemônico que vivemos exigem rupturas sociais e considero que uma maneira efetiva de buscá-las é estimular permanentemente a construção de espaços educativos que sejam capazes de estabelecer relações dialógicas de ação-reflexão ação entre os sujeitos envolvidos. Consolidando, assim, no meio acadêmico, valores de justiça social e equilíbrio ambiental através do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.Es importante hoy en día entender que la universidad tiene como función social formar profesionales éticos y crítico, que les permita ser ciudadanos conscientes y comprometidos con la trascendencia de la actual crisis socio-ambiental. En Educación Ambiental, el componente "reflexivo" y "participativo" son importantes para que la comunidad tenga una noción clara en relación a los problemas y las dificultades que enfrentan, comprometiéndose así a la búsqueda de soluciones y alternativas. El presente estudio pretende analizar la educación ambiental como potencial en el proceso de formación de un campus social y ambientalmente sostenible, desde la perspectiva de los estudiantes de licenciatura en Turismo Binacional. La investigación comprendió un estudio teórico de los aspectos conceptuales importantes que permitieron identificar cuáles son las acciones de sostenibilidad social y ambiental que las universidades brasileñas vienen desarrollando en sus espacios de interferencia. La metodología utilizada fue el método de estudio de caso exploratorio, Para la obtención de datos primarios se aplicaron cuestionarios estructurados y para su análisis se utilizó la metodología mixta (cuali-cuantitativa). Los resultados evidenciaron que los estudiantes consideran importante estudiar en un espacio social y ambientalmente sostenible. Sin embargo, no participan de los procesos de gestión ambiental de la universidad. Las injusticias del sistema hegemónico que vivimos requieren de perturbación social y creo que una manera eficaz de conseguir está en el permanente estimulo de la construcción de espacios educativos capaces de establecer relaciones dialógicas de acción-reflexión-acción entre los sujetos involucrados. Fortaleciendo en las universidades, valores de justicia social, y equilibrio del medio ambiente a través de la docencia, investigación, extensión y gestión.Kitzmann, Dione Iara SilveiraSantos, Desiree Fripp dos2024-02-05T02:37:04Z2024-02-05T02:37:04Z2024-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Desiree Fripp dos. Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-05T02:37:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-05T02:37:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
title Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
spellingShingle Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
Santos, Desiree Fripp dos
Educação Ambiental
Gestão Ambiental em Universidades
Sustentabilidade Socioambiental
Educación Ambiental
Gestión Ambiental en Universidades
Sostenibilidad Social y Ambiental
title_short Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
title_full Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
title_fullStr Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
title_full_unstemmed Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
title_sort Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional.
author Santos, Desiree Fripp dos
author_facet Santos, Desiree Fripp dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Desiree Fripp dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Gestão Ambiental em Universidades
Sustentabilidade Socioambiental
Educación Ambiental
Gestión Ambiental en Universidades
Sostenibilidad Social y Ambiental
topic Educação Ambiental
Gestão Ambiental em Universidades
Sustentabilidade Socioambiental
Educación Ambiental
Gestión Ambiental en Universidades
Sostenibilidad Social y Ambiental
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T02:37:04Z
2024-02-05T02:37:04Z
2024-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Desiree Fripp dos. Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11383
identifier_str_mv SANTOS, Desiree Fripp dos. Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384384430407680