O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6087 |
Resumo: | Partindo-se de reflexões que envolvem a exploração animal com os três aspectos da ecologia e com o onirismo ativo vivenciado e propagado pelos defensores dos direitos animais, procurou-se criar dispositivos com micro-intervenções urbanas que foram realizadas em diversos espaços. Objetivou-se sensibilizar as pessoas através da Educação Estética para a condição que impomos aos demais animais. O trabalho apontou a importância do movimento de Libertação Animal para o contexto da Educação Ambiental, enquadrando-se nos estudos que relacionam ética, estética, saúde e educação. Buscou-se mostrar que a instrumentalização dos animais não-humanos perpassa por quase todas nossas atividades e não raras vezes, essas práticas estão igualmente associadas à exploração humana e ambiental. As intervenções foram capturadas em fotografia e filmagem e transformadas em um recurso áudio-visual. Procurou-se, desta forma, contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal disponibilizando-se um material didático a ser utilizado enquanto fomentador de espaços de diálogo para problematizar a situação dos animais não-humanos e como ela também nos afeta, abrindo, assim, caminhos para que seja possível desenvolver uma Educação Ambiental com perspectiva da inclusão da consideração moral pelos animais. Esta pesquisa qualitativa apresenta cunho experimental e se propõe a ser produtora de reflexão a cerca do especismo e como ele se reflete em nosso corpus social, individual e educacional. |
id |
FURG_98bbf6dd1858d14aa77a30a2da66ef74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6087 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação AmbientalEducação ambientalLibertação animalMicro-intervençõesProdução de material didáticoVideoEnvironmental educationAnimal liberationMicro-interventionProduction of teaching materialPartindo-se de reflexões que envolvem a exploração animal com os três aspectos da ecologia e com o onirismo ativo vivenciado e propagado pelos defensores dos direitos animais, procurou-se criar dispositivos com micro-intervenções urbanas que foram realizadas em diversos espaços. Objetivou-se sensibilizar as pessoas através da Educação Estética para a condição que impomos aos demais animais. O trabalho apontou a importância do movimento de Libertação Animal para o contexto da Educação Ambiental, enquadrando-se nos estudos que relacionam ética, estética, saúde e educação. Buscou-se mostrar que a instrumentalização dos animais não-humanos perpassa por quase todas nossas atividades e não raras vezes, essas práticas estão igualmente associadas à exploração humana e ambiental. As intervenções foram capturadas em fotografia e filmagem e transformadas em um recurso áudio-visual. Procurou-se, desta forma, contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal disponibilizando-se um material didático a ser utilizado enquanto fomentador de espaços de diálogo para problematizar a situação dos animais não-humanos e como ela também nos afeta, abrindo, assim, caminhos para que seja possível desenvolver uma Educação Ambiental com perspectiva da inclusão da consideração moral pelos animais. Esta pesquisa qualitativa apresenta cunho experimental e se propõe a ser produtora de reflexão a cerca do especismo e como ele se reflete em nosso corpus social, individual e educacional.Beginning with reflections that involve animal exploitation with the three aspects of the ecology and the active oneirism lived and propagated by the animal rights defenders, we created urban micro interventions accomplished at many different places. Aiming to sensitize people through Aesthetic Education to impose the condition that the other animals this work indicated the contribution of Animal Liberation to the Environmental Education context. It is framed in studies that relate ethics, aesthetics, health and education. Search to show that the nonhuman- animals instrumentalization permeates almost all of our activities and not infrequently, these practices are also associated with human and environmental exploitation. The interventions were photographed and filmed and became an audio visual resource. This way, we intended to contribute to Non Formal Environmental Education providing an educational material to be used while developers forums for dialogue to discuss the plight of nonhuman animals and as it also affects us, thereby opening avenues to be able to develop an Environmental Education perspective with the inclusion of moral consideration for animals. This qualitative study presents experimental nature and aims to be producing the reflection about speceism and how it is reflected in our social, individual and educational corpus.Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesReis, Priscila Camargo2016-05-03T19:29:06Z2016-05-03T19:29:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Priscila Camargo. O onorismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental, 2013. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-05-03T19:29:06Zoai:repositorio.furg.br:1/6087Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-05-03T19:29:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
title |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
spellingShingle |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental Reis, Priscila Camargo Educação ambiental Libertação animal Micro-intervenções Produção de material didático Video Environmental education Animal liberation Micro-intervention Production of teaching material |
title_short |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
title_full |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
title_fullStr |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
title_sort |
O onirismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental |
author |
Reis, Priscila Camargo |
author_facet |
Reis, Priscila Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Priscila Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Libertação animal Micro-intervenções Produção de material didático Video Environmental education Animal liberation Micro-intervention Production of teaching material |
topic |
Educação ambiental Libertação animal Micro-intervenções Produção de material didático Video Environmental education Animal liberation Micro-intervention Production of teaching material |
description |
Partindo-se de reflexões que envolvem a exploração animal com os três aspectos da ecologia e com o onirismo ativo vivenciado e propagado pelos defensores dos direitos animais, procurou-se criar dispositivos com micro-intervenções urbanas que foram realizadas em diversos espaços. Objetivou-se sensibilizar as pessoas através da Educação Estética para a condição que impomos aos demais animais. O trabalho apontou a importância do movimento de Libertação Animal para o contexto da Educação Ambiental, enquadrando-se nos estudos que relacionam ética, estética, saúde e educação. Buscou-se mostrar que a instrumentalização dos animais não-humanos perpassa por quase todas nossas atividades e não raras vezes, essas práticas estão igualmente associadas à exploração humana e ambiental. As intervenções foram capturadas em fotografia e filmagem e transformadas em um recurso áudio-visual. Procurou-se, desta forma, contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal disponibilizando-se um material didático a ser utilizado enquanto fomentador de espaços de diálogo para problematizar a situação dos animais não-humanos e como ela também nos afeta, abrindo, assim, caminhos para que seja possível desenvolver uma Educação Ambiental com perspectiva da inclusão da consideração moral pelos animais. Esta pesquisa qualitativa apresenta cunho experimental e se propõe a ser produtora de reflexão a cerca do especismo e como ele se reflete em nosso corpus social, individual e educacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-05-03T19:29:06Z 2016-05-03T19:29:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Priscila Camargo. O onorismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental, 2013. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. http://repositorio.furg.br/handle/1/6087 |
identifier_str_mv |
REIS, Priscila Camargo. O onorismo ativo da libertação animal: contribuições para olhares não-especistas na Educação Ambiental, 2013. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187270386122752 |