Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Belissa Saadi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8521
Resumo: Por compreender a Educação Infantil como lugar de culturas, saberes, diálogos, compartilhamentos, descobertas, pesquisa, histórias, memórias, vida, cidadania, entre várias outras questões diretamente relacionadas com a Educação Ambiental esta dissertação procura contribuir com os debates sócio-ecológico-ambientais. Trata-se de uma investigação etnográfica com crianças realizada nos espaços de recreação da Educação Infantil do CAIC/FURG. O foco da pesquisa é a compreensão das manifestações culturais e ambientais das crianças nos recreios. Os objetivos são analisar pelas brincadeiras, gestos, falas e atitudes, evidências da presença destas manifestações entre as crianças e compreender suas relações, sentimentos e significações nos espaços de recreação, caracterizados como ambientes e territórios. O referencial teórico que subsidia a pesquisa contou com o entrelaçamento das discussões da Educação Ambiental, Geografia da Infância e Sociologia da Infância. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram registros audiovisuais, observações, diários de campo e entrevistas com pequenos grupos de crianças. No tratamento dos dados gerados pela pesquisa de campo recortei os seguintes eixos de análise: As amizades, os amores, o cuidado; os episódios de conflitos e disputas entre as crianças; a mídia e as novas tecnologias presentes nas manifestações culturais e ambientais. Foi possível perceber que as manifestações culturais das crianças são construídas pelas relações e influências do meio ambiente, pelas culturas adultas e pelas culturas de pares. Buscou-se uma articulação entre infância e Educação Ambiental, para além da preservação e da conscientização, com ênfase nas questões que dizem respeito às culturas, às relações sociais e descobertas das crianças, percebidas como atores sociais enquanto vivem e participam das transformações globais. Os conflitos e disputas apareceram nas brincadeiras, nas conversas e principalmente nas relações de amizade e amor. Com efeito, as crianças estabelecem suas regras de convivência e respeito e compartilham valores e pontos de vista quando se organizam ou se desorganizam. Enquanto protagonistas de suas culturas, elas também estabelecem acordos e fortalecem seus laços afetivos. Quanto a mídia e as novas tecnologias, observa-se que há uma inserção das culturas tecnológicas e televisivas nas culturas infantis, mas nas suas brincadeiras, as crianças ressignificam personagens de filmes, desenhos e novelas e transformam valores e saberes veiculados pela mídia. A ocupação de três espaços nos momentos de recreio revelou o quanto as crianças exploram e transformam estes ambientes e territórios, ultrapassando os lugares que lhes são destinados pelos adultos.
id FURG_99b9ac2a2d916c8c5041332ee40c15ed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8521
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.CriançasEducação ambientalInfânciasManifestações culturaisManifestações ambientaisRecreioNiñosEducación ambientalInfanciasManifestaciones culturalesManifestaciones ambientalesRecreoPor compreender a Educação Infantil como lugar de culturas, saberes, diálogos, compartilhamentos, descobertas, pesquisa, histórias, memórias, vida, cidadania, entre várias outras questões diretamente relacionadas com a Educação Ambiental esta dissertação procura contribuir com os debates sócio-ecológico-ambientais. Trata-se de uma investigação etnográfica com crianças realizada nos espaços de recreação da Educação Infantil do CAIC/FURG. O foco da pesquisa é a compreensão das manifestações culturais e ambientais das crianças nos recreios. Os objetivos são analisar pelas brincadeiras, gestos, falas e atitudes, evidências da presença destas manifestações entre as crianças e compreender suas relações, sentimentos e significações nos espaços de recreação, caracterizados como ambientes e territórios. O referencial teórico que subsidia a pesquisa contou com o entrelaçamento das discussões da Educação Ambiental, Geografia da Infância e Sociologia da Infância. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram registros audiovisuais, observações, diários de campo e entrevistas com pequenos grupos de crianças. No tratamento dos dados gerados pela pesquisa de campo recortei os seguintes eixos de análise: As amizades, os amores, o cuidado; os episódios de conflitos e disputas entre as crianças; a mídia e as novas tecnologias presentes nas manifestações culturais e ambientais. Foi possível perceber que as manifestações culturais das crianças são construídas pelas relações e influências do meio ambiente, pelas culturas adultas e pelas culturas de pares. Buscou-se uma articulação entre infância e Educação Ambiental, para além da preservação e da conscientização, com ênfase nas questões que dizem respeito às culturas, às relações sociais e descobertas das crianças, percebidas como atores sociais enquanto vivem e participam das transformações globais. Os conflitos e disputas apareceram nas brincadeiras, nas conversas e principalmente nas relações de amizade e amor. Com efeito, as crianças estabelecem suas regras de convivência e respeito e compartilham valores e pontos de vista quando se organizam ou se desorganizam. Enquanto protagonistas de suas culturas, elas também estabelecem acordos e fortalecem seus laços afetivos. Quanto a mídia e as novas tecnologias, observa-se que há uma inserção das culturas tecnológicas e televisivas nas culturas infantis, mas nas suas brincadeiras, as crianças ressignificam personagens de filmes, desenhos e novelas e transformam valores e saberes veiculados pela mídia. A ocupação de três espaços nos momentos de recreio revelou o quanto as crianças exploram e transformam estes ambientes e territórios, ultrapassando os lugares que lhes são destinados pelos adultos.Por comprender la Educación infantil como un sitio de culturas, saberes, diálogos, compartieres, descubiertas, pesquisa, historias, memorias, vida, ciudadanía, entre diversas otras cuestiones directamente relacionadas con Educación Ambiental esta disertación busca contribuir con debates socio –ecológicos – ambientales. Trata-se de una investigación etnográfica con niños y fue realizada en los espacios de recreación de la Educación Infantil del CAIC/FURG. El foco de la investigación es la comprensión de las manifestaciones culturales y ambientales de los niños en los recreos. Los objetivos son analizar por los juegos, gestos, hablas y actitudes, evidencias de la presencia de estas manifestaciones entre los niños y comprender sus relaciones, sentimientos y significaciones en los espacios de recreación, caracterizados como ambientes y territorios. El referencial teórico que subsidia la investigación contó con el entrelazamiento de las discusiones de la Educación Ambiental, Geografía de la Infancia y Sociología de la Infancia. Los principales instrumentos de investigación utilizados fueron registros audiovisuales, observaciones, diarios de campo y encuestas con pequeños grupos de niños. En el tratamiento de los datos producidos por el trabajo de campo recorté los siguientes ejes de análisis: las amistades, los amores, el cuidado; los episodios de conflictos y disputas entre los niños; los medios de comunicación y las nuevas tecnologías presentes en las manifestaciones culturales y ambientales. Fue posible percibir que las manifestaciones culturales de los niños son construidas por las relaciones e influencias del medio ambiente, por las culturas adultas y por las culturas de pares. Se buscó una articulación entre infancia y Educación Ambiental, para más allá de la preservación y de la concienciación, con énfasis en las cuestiones que tienen relación con las culturas, las relaciones sociales y descubiertas de los niños, percibidos como actores sociales mientras viven y participan de las transformaciones globales. Los conflictos y disputas aparecieron en los juegos, en las conversaciones y principalmente en las relaciones de amistad y amor. Efectivamente, los niños establecen sus reglas de convivencia y respeto y comparten valores y puntos de vista cuando se organizan o se desorganizan. Mientras protagonistas de sus culturas, ellos también establecen acuerdos y fortalecen sus lazos afectivos. En cuanto a los medios de comunicación y a las nuevas tecnologías, se observa que hay una inserción de las culturas tecnológicas y televisivas en las culturas infantiles, pero en sus juegos, los niños redefinen personajes de películas, dibujos y culebrones y transforman valores y saberes vehiculados por los medios de comunicación. La ocupación de tres espacios en los momentos de recreo reveló lo mucho que los niños exploran y transforman estos ambientes y territorios, rebasando los lugares que les son destinados por los adultos.Caporlingua, Vanessa HernandezVieira, Belissa Saadi2020-04-01T19:55:20Z2020-04-01T19:55:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Belissa Saadi. Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/8521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-01T19:55:20Zoai:repositorio.furg.br:1/8521Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-01T19:55:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
title Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
spellingShingle Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
Vieira, Belissa Saadi
Crianças
Educação ambiental
Infâncias
Manifestações culturais
Manifestações ambientais
Recreio
Niños
Educación ambiental
Infancias
Manifestaciones culturales
Manifestaciones ambientales
Recreo
title_short Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
title_full Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
title_fullStr Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
title_full_unstemmed Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
title_sort Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.
author Vieira, Belissa Saadi
author_facet Vieira, Belissa Saadi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caporlingua, Vanessa Hernandez
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Belissa Saadi
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação ambiental
Infâncias
Manifestações culturais
Manifestações ambientais
Recreio
Niños
Educación ambiental
Infancias
Manifestaciones culturales
Manifestaciones ambientales
Recreo
topic Crianças
Educação ambiental
Infâncias
Manifestações culturais
Manifestações ambientais
Recreio
Niños
Educación ambiental
Infancias
Manifestaciones culturales
Manifestaciones ambientales
Recreo
description Por compreender a Educação Infantil como lugar de culturas, saberes, diálogos, compartilhamentos, descobertas, pesquisa, histórias, memórias, vida, cidadania, entre várias outras questões diretamente relacionadas com a Educação Ambiental esta dissertação procura contribuir com os debates sócio-ecológico-ambientais. Trata-se de uma investigação etnográfica com crianças realizada nos espaços de recreação da Educação Infantil do CAIC/FURG. O foco da pesquisa é a compreensão das manifestações culturais e ambientais das crianças nos recreios. Os objetivos são analisar pelas brincadeiras, gestos, falas e atitudes, evidências da presença destas manifestações entre as crianças e compreender suas relações, sentimentos e significações nos espaços de recreação, caracterizados como ambientes e territórios. O referencial teórico que subsidia a pesquisa contou com o entrelaçamento das discussões da Educação Ambiental, Geografia da Infância e Sociologia da Infância. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram registros audiovisuais, observações, diários de campo e entrevistas com pequenos grupos de crianças. No tratamento dos dados gerados pela pesquisa de campo recortei os seguintes eixos de análise: As amizades, os amores, o cuidado; os episódios de conflitos e disputas entre as crianças; a mídia e as novas tecnologias presentes nas manifestações culturais e ambientais. Foi possível perceber que as manifestações culturais das crianças são construídas pelas relações e influências do meio ambiente, pelas culturas adultas e pelas culturas de pares. Buscou-se uma articulação entre infância e Educação Ambiental, para além da preservação e da conscientização, com ênfase nas questões que dizem respeito às culturas, às relações sociais e descobertas das crianças, percebidas como atores sociais enquanto vivem e participam das transformações globais. Os conflitos e disputas apareceram nas brincadeiras, nas conversas e principalmente nas relações de amizade e amor. Com efeito, as crianças estabelecem suas regras de convivência e respeito e compartilham valores e pontos de vista quando se organizam ou se desorganizam. Enquanto protagonistas de suas culturas, elas também estabelecem acordos e fortalecem seus laços afetivos. Quanto a mídia e as novas tecnologias, observa-se que há uma inserção das culturas tecnológicas e televisivas nas culturas infantis, mas nas suas brincadeiras, as crianças ressignificam personagens de filmes, desenhos e novelas e transformam valores e saberes veiculados pela mídia. A ocupação de três espaços nos momentos de recreio revelou o quanto as crianças exploram e transformam estes ambientes e territórios, ultrapassando os lugares que lhes são destinados pelos adultos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-04-01T19:55:20Z
2020-04-01T19:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Belissa Saadi. Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8521
identifier_str_mv VIEIRA, Belissa Saadi. Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384389006393344