Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Vânia Roseane Pascoal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11370
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_9b9c4404d2008d220ac39d58473812d6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11370
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012InfânciaPedagogia Histórico-críticaPsicologia Histórico-culturalEstudos da infânciaEducação AmbientalChildhoodPedagogy Historical -criticismHistoric-Cultural PsychologyChildhood StudiesEnvironmental EducationDissertação (mestrado)O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG (2007-2012). O intuito foi compreender como os conceitos e concepções de tal estudo, frequentemente encontrados na produção acadêmica sobre a infância, têm sustentado interesses, definições e ações sobre Criança e Infância, a partir das dissertações desenvolvidas por estudantes do PPGEA. Assim, como metodologia de pesquisa, utilizou-se o Método Histórico e Dialético, tendo como referenciais teóricos, autores da Pedagogia Histórico- crítica, da Teoria Histórico-cultural, além de autores da Educação Ambiental Crítica. Dessa forma, um dos dados apontados pelo trabalho é o de que as pesquisas desenvolvidas no programa carregam influências diretas das teorias construtivistas e dos estudos pós-modernos, cujas estão presentes na concepção de criança e infância, nos conceitos usados durante as pesquisas, nas definições de como deveriam ser os espaços de educação infantil, na defesa encontrada sobre a postura do adulto nos processos relacionais, no que as pesquisadoras compreendem como papel da educação e do professor. Pode-se dizer que as pesquisas que se utilizam dos conceitos dos estudos da infância, levam em consideração o contexto em que as crianças estão inseridas, preocupando-se em descrevê-lo, apontar, algumas vezes, as necessidades e as demandas do referido lugar, mas ao mesmo tempo, a ênfase maior é colocada nas relações que acontecem nestes ambientes, principalmente nas ressignificações que as crianças conseguem fazer a partir do que seria para os estudiosos, a “cultura adulta”. Diante disto, defendi a necessidade de um trabalho articulado com as concepções da pedagogia histórico-crítica, que entenda a importância de uma escola preocupada em instrumentalizar e oportunizar as crianças, filhas de trabalhadores, o acesso ao conhecimento socialmente elaborado, para além de práticas alienantes e fetichizadas.That study sought to assess the influence of so-called childhood studies dissertations developed in the Graduate Program in Environmental Education - PPGEA / FURG . The aim was to understand how the concepts and principles of such a study , often found in academic literature about childhood , as well as courses in pedagogy and school practices have been articulated by researchers at PPGEA in their research . To fundamentarmos research , we use the referential anchored in a perspective of historical and dialectical materialism , as the authors of the Historical- Critical Pedagogy , the Historic-Cultural Theory , Critical Environmental Education beyond . One of the data pointed to by the study is that the research developed in the program carry direct influences of constructivist theories and postmodern studies , which are present in the conception of the child and childhood , the concepts used during searches in the settings as they should be the spaces of childhood education, advocacy found on the posture of the adult in relational processes , in that the researchers understand how the role of education and teacher . You could say that research that use the concepts of childhood studies , take into account the context in which children are inserted , worrying to describe it , point , sometimes the needs and demands of this place but at the same time, greater emphasis is placed on the relationships that occur in these environments, especially the re-significations that children can make from it would be for scholars , the " adult culture " . Given this, advocated the need for an articulated conceptions of pedagogy historical-critical work, who understands the importance of a caring school and equip oportunizar children access to socially produced knowledge , apart from alienating practices and fetishized.Machado, Carlos Roberto da SilvaMaia, Vânia Roseane Pascoal2024-02-01T00:05:55Z2024-02-01T00:05:55Z2024-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Vânia Roseane Pascoal. Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-01T00:05:56Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-01T00:05:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
title Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
spellingShingle Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
Maia, Vânia Roseane Pascoal
Infância
Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Estudos da infância
Educação Ambiental
Childhood
Pedagogy Historical -criticism
Historic-Cultural Psychology
Childhood Studies
Environmental Education
title_short Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
title_full Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
title_fullStr Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
title_full_unstemmed Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
title_sort Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012
author Maia, Vânia Roseane Pascoal
author_facet Maia, Vânia Roseane Pascoal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Vânia Roseane Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Estudos da infância
Educação Ambiental
Childhood
Pedagogy Historical -criticism
Historic-Cultural Psychology
Childhood Studies
Environmental Education
topic Infância
Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Estudos da infância
Educação Ambiental
Childhood
Pedagogy Historical -criticism
Historic-Cultural Psychology
Childhood Studies
Environmental Education
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01T00:05:55Z
2024-02-01T00:05:55Z
2024-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Vânia Roseane Pascoal. Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11370
identifier_str_mv MAIA, Vânia Roseane Pascoal. Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187241233612800