Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6762 |
Resumo: | A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor. |
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Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergenteNaturezaEcodesenvolvimentoEducaçãoEmoçõesNatureEcodevelopmentEducationEmotionsA origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.The origin, evolution and crisis of the dominant paradigm are the starting point of this paper. Furthermore, it analyses the world concepts which support the construction of this new paradigm, considering the ideas and reflections of authors Humberto Maturana, Michel Serres and Ignacy Sachs. To do so, it will be necessary to reconsider the nature of the contracts that regulate life in society and to make education essential for the construction of the communion between human life and the Earth, in its totality. Thus, knowledge will lead to understanding, to comprehending and to acting in consonance with other people and the environment, as well as with a development style based on satisfying social and cultural human needs. All this change requires the study of an outlined space, subject approached by Geography, which leads to understanding human kind and their responsibility in the construction of a better world.EDGRAF2016-11-24T02:33:22Z2016-11-24T02:33:22Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONTOURA, Ana Elisa Sparano; BRAUN, Ani Maria Swarowsky; FREITAS, Elisete Maria de. Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 165-176, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/918 >. Acesso em: 23 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6762porFontoura, Ana Elisa SparanoBraun, Ani Maria SwarowskyFreitas, Elisete Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-24T02:33:22Zoai:repositorio.furg.br:1/6762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-24T02:33:22Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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