Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10660
Resumo: A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o livro didático como dispositivo pedagógico, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
id FURG_a22d645129f30553e0d6e6924928d1ed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10660
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologiaDiálogos entre la intersexualidad y la enseñanza de la biologíaDialogues between intersexuality and the teaching of biologyIntersexualidadeLivro didáticoSexualidadeEnsino de BiologiaIntersexualidadLibro de textoSexualidadEnseñanza de la biologíaIntersexualityTextbookSexualityBiology teachingA área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o livro didático como dispositivo pedagógico, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.El área biomédica, en el siglo XX, consolidó las verdades de que los cuerpos intersexuales presentan variaciones en los niveles cromosómico, gonadal / genital en desacuerdo con la lógica binaria y la alineación sexo-género. Tal lógica resuena en los espacios escolares y en los libros de texto. Tenemos la intención de ubicar las verdades repetidas y / o negadas en una colección de libros de texto de Biología, aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto - Escuela Secundaria, sobre el cuerpo intersexual y la intersexualidad. La intersexualidad se entiende como parte del dispositivo de la sexualidad y el libro de texto como dispositivo pedagógico, a la luz del marco foucaultiano. En este artículo traemos el análisis de una colección que presenta el cuerpo intersexual asociado a patología y discapacidad reproductiva. La colección presenta el cuerpo intersexual como una construcción biomédica, cuyo centro de verdad se conjuga con formas de funcionamiento de una política de vida que asalta cuerpos que desdibujan los límites del sexo y el género.The biomedical area, in the 20th century, consolidated the truths that intersex bodies present variations in chromosomal, gonadal / genital levels in disagreement with binary logic and sex-gender alignment. Such logic reverberates in school spaces and in textbooks. We intend to locate the repeated and / or denied truths in a collection of Biology textbooks, approved by the National Textbook Program - High School, about the intersex body and intersexuality. Intersexuality is understood as part of the sexuality device and the textbook as a pedagogical device, in the light of the Foucauldian framework. In this article, we bring the analyzes of a collection that presents the intersex body associated with pathology and reproductive disability. The collection presents the intersex body as a biomedical construction, whose center of truth is combined with ways of functioning of a policy on life that assaults bodies that blur the boundaries of sex and gender.2023-02-12T19:13:27Z2023-02-12T19:13:27Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 576–599, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12837. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1066010.14295/de.v9iEspecial.12837porSilva, Luciana Aparecida SiqueiraSilva, Elenita Pinheiro de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-12T19:13:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10660Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-12T19:13:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
Diálogos entre la intersexualidad y la enseñanza de la biología
Dialogues between intersexuality and the teaching of biology
title Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
spellingShingle Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Intersexualidade
Livro didático
Sexualidade
Ensino de Biologia
Intersexualidad
Libro de texto
Sexualidad
Enseñanza de la biología
Intersexuality
Textbook
Sexuality
Biology teaching
title_short Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
title_full Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
title_fullStr Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
title_full_unstemmed Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
title_sort Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia
author Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author_facet Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author_role author
author2 Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Intersexualidade
Livro didático
Sexualidade
Ensino de Biologia
Intersexualidad
Libro de texto
Sexualidad
Enseñanza de la biología
Intersexuality
Textbook
Sexuality
Biology teaching
topic Intersexualidade
Livro didático
Sexualidade
Ensino de Biologia
Intersexualidad
Libro de texto
Sexualidad
Enseñanza de la biología
Intersexuality
Textbook
Sexuality
Biology teaching
description A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o livro didático como dispositivo pedagógico, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-12T19:13:27Z
2023-02-12T19:13:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 576–599, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12837. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10660
10.14295/de.v9iEspecial.12837
identifier_str_mv SILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 576–599, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12837. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12837
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268271144960