As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Juliana Diniz Gutierres
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8258
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que se desenvolveram ao longo do tempo e foram, pouco a pouco, constituindo possibilidades para a emergência da creche no Município do Rio Grande - RS. O estudo é desenvolvido a partir de aproximações com autores do campo pós-estruturalista que têm por bases os estudos foucaultianos e procura lançar um olhar genealógico sobre a constituição das práticas de atendimento aos bebês e às crianças pequenas, na cidade do Rio Grande. Ao olhar para o passado, essa pesquisa procura historicizar determinadas práticas que se materializam em documentos e registros locais, procurando elencar novas problematizações para o presente. Para tanto, consiste em uma pesquisa documental, que teve como fonte primária a análise de jornais e documentos institucionais localizados em acervos do Município. O período histórico escolhido compreende acontecimentos a partir do século XIX, devido aos indícios de que as primeiras formas de atendimento à infância rio-grandina começaram a se delinear nessa época. O estudo está composto por três eixos temáticos de análise, são eles: o atendimento à infância rio-grandina como prática de caridade e meio para a salvação das almas; o atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população; e o atendimento à infância rio-grandina como direito das crianças e dever do Estado. Ao descrever as categorias de análise, a pesquisa demonstra que uma primeira forma de proveniência das práticas de atendimento à pequena infância em Rio Grande apresenta-se atrelada à caridade e a doutrinas religiosas, que fundamentadas em dogmas espirituais e transcendentes, pretendem conduzir a conduta dos homens. Uma segunda forma de proveniência, apontada neste estudo, caracteriza-se como uma medida de intervenção para minimizar os riscos da população por meio de uma filantropia racional e científica. Ao discorrer sobre isso, a pesquisa aponta que tais fios de proveniência se configuraram como condições de possibilidade para a emergência das creches em Rio Grande, enquanto espaços pedagógicos, educadores, formadores de condutas e subjetividades infantis.
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Ao olhar para o passado, essa pesquisa procura historicizar determinadas práticas que se materializam em documentos e registros locais, procurando elencar novas problematizações para o presente. Para tanto, consiste em uma pesquisa documental, que teve como fonte primária a análise de jornais e documentos institucionais localizados em acervos do Município. O período histórico escolhido compreende acontecimentos a partir do século XIX, devido aos indícios de que as primeiras formas de atendimento à infância rio-grandina começaram a se delinear nessa época. O estudo está composto por três eixos temáticos de análise, são eles: o atendimento à infância rio-grandina como prática de caridade e meio para a salvação das almas; o atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população; e o atendimento à infância rio-grandina como direito das crianças e dever do Estado. Ao descrever as categorias de análise, a pesquisa demonstra que uma primeira forma de proveniência das práticas de atendimento à pequena infância em Rio Grande apresenta-se atrelada à caridade e a doutrinas religiosas, que fundamentadas em dogmas espirituais e transcendentes, pretendem conduzir a conduta dos homens. Uma segunda forma de proveniência, apontada neste estudo, caracteriza-se como uma medida de intervenção para minimizar os riscos da população por meio de uma filantropia racional e científica. Ao discorrer sobre isso, a pesquisa aponta que tais fios de proveniência se configuraram como condições de possibilidade para a emergência das creches em Rio Grande, enquanto espaços pedagógicos, educadores, formadores de condutas e subjetividades infantis.This dissertation aims to analyze how the practices of care for children from birth to three years that have developed over time were, little by little, constituting possibilities for the emergence of the nursery in Rio Grande - RS. The study is developed from approaches with authors of poststructuralist field whose basis the studies and Foucault seeks to launch a genealogical look at the constitution of care practices / education to babies and small children in the city of Rio Grande. By looking at the past, this research seeks to historicize certain practices that materialize in documents and local records, looking to list new problematizations to the present. For this purpose, it consists of desk research, which had the primary source analysis of newspapers and institutional documents located in the Municipality of collections. The selected historical period includes events from the nineteenth century, due to evidence that the first forms of care for rio-grandina childhood began to take shape at that time. The study is composed of three main themes of analysis, they are: the service to the rio-grandina childhood as a practice of charity and means for the salvation of souls; compliance with the rio-grandina childhood as a security measure to the population; and the service to the rio-grandina childhood as children's rights and duty of the State. In describing the categories of analysis, research shows that an early form from which the small child-care practices in Rio Grande presents tied to charity and religious doctrines, which founded on spiritual and transcendent dogmas, intended to lead the conduct of men. A second form of provenance, pointed in this study, is characterized as an intervention measure to minimize the risk of the population through a rational and scientific philanthropy. To discuss this, the research shows that such provenance thread is configured as a possible conditions for the emergence of daycare centers in Rio Grande, while teaching spaces, educators, trainers and conduct of children's subjectivities.Mota, Maria Renata AlonsoBorges, Juliana Diniz Gutierres2020-02-09T19:54:10Z2020-02-09T19:54:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Juliana Diniz Gutierres. As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-09T19:54:10Zoai:repositorio.furg.br:1/8258Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-09T19:54:10Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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