Ações do Enfermeiro nos serviços que integram a Rede Cegonha na Perspectiva Ecossistêmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8359 |
Resumo: | Objetivou-se investigar as ações desenvolvidas pelo enfermeiro nos serviços que integram a Rede Cegonha na perspectiva ecossistêmica. Os questionamentos abarcaram temáticas de saúde pública como a redução da mortalidade materna e neonatal, violência obstétrica, baixa qualidade da rede de atenção ao pré-natal, parto e nascimento e o desenvolvimento adequado da criança. Estudo oportunizou aprofundar o conhecimento científico acerca da Rede Cegonha na perspectiva ecossistêmica, trazendo novas possibilidades para o cuidado integral. Além disso, o valor da pesquisa incide, não somente por questões pessoais, mas também por acreditar na possibilidade de mudança do modelo assistencial vindo a substituir o cartesiano, curativista, para o da prevenção e promoção da saúde em forma de redes. Pontua-se ainda, como fator relevante dessa temática que a mesma é prioridade de pesquisa nacional conforme consta na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. O enfermeiro como profissional da saúde e participante ativo desta nova configuração das ações e serviços de saúde em rede, pode contribuir, significativamente, para concretizá-los nos quatro pilares de atuação: assistência, gestão, educação e pesquisa. O estudo configura-se como descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de 31 de outubro a 11 de novembro de 2016, por meio de entrevista semi-estruturada, a pesquisa foi efetuada nos serviços de atenção primária e secundária no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Análise e interpretação dos dados foram mediante Análise de conteúdo seguindo os passos de Minayo. Da análise e organização dos dados formularam-se as seguintes categorias: perfil sócio-demográfico dos participantes do estudo, linhas de cuidado, ações do enfermeiro nos serviços que integram Rede Cegonha, educação continuada e os desafios do enfermeiro na Rede Cegonha, inter-relação entre os serviços, facilidades e dificuldades do enfermeiro para desenvolver a ações de cuidado na rede cegonha e desafios do enfermeiro na Rede Cegonha, sob a perspectiva do pensamento ecossistêmico. Da categoria linhas de cuidado e as ações que o enfermeiro desenvolve nos serviços que integram a Rede Cegonha no município de Pelotas, na perspectiva Ecossistêmica emergiu o primeiro artigo que contribui com novas bifurcações a respeito do intento do saber e do fazer do enfermeiro, configurando uma atuação, em todos os campos de desempenho: na assistência direta, na gestão, na educação em saúde e na ação investigativa neste novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança. O segundo artigo, foi construído embasado na categoria inter-relações entre os serviços, facilidades e dificuldades do enfermeiro com o objetivo para desenvolver as ações de cuidado na Rede Cegonha, no intento de compartilhar os desafios encontrados e formar a teia de cuidado integral, percebida como um todo, demonstrando a necessidade de educação permanente em saúde. |
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Ações do Enfermeiro nos serviços que integram a Rede Cegonha na Perspectiva EcossistêmicaServiços de saúde materno-infantilAtenção à saúdeEnfermeiroMaternal and child health servicesAttention to healthNurseObjetivou-se investigar as ações desenvolvidas pelo enfermeiro nos serviços que integram a Rede Cegonha na perspectiva ecossistêmica. Os questionamentos abarcaram temáticas de saúde pública como a redução da mortalidade materna e neonatal, violência obstétrica, baixa qualidade da rede de atenção ao pré-natal, parto e nascimento e o desenvolvimento adequado da criança. Estudo oportunizou aprofundar o conhecimento científico acerca da Rede Cegonha na perspectiva ecossistêmica, trazendo novas possibilidades para o cuidado integral. Além disso, o valor da pesquisa incide, não somente por questões pessoais, mas também por acreditar na possibilidade de mudança do modelo assistencial vindo a substituir o cartesiano, curativista, para o da prevenção e promoção da saúde em forma de redes. Pontua-se ainda, como fator relevante dessa temática que a mesma é prioridade de pesquisa nacional conforme consta na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. O enfermeiro como profissional da saúde e participante ativo desta nova configuração das ações e serviços de saúde em rede, pode contribuir, significativamente, para concretizá-los nos quatro pilares de atuação: assistência, gestão, educação e pesquisa. O estudo configura-se como descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de 31 de outubro a 11 de novembro de 2016, por meio de entrevista semi-estruturada, a pesquisa foi efetuada nos serviços de atenção primária e secundária no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Análise e interpretação dos dados foram mediante Análise de conteúdo seguindo os passos de Minayo. Da análise e organização dos dados formularam-se as seguintes categorias: perfil sócio-demográfico dos participantes do estudo, linhas de cuidado, ações do enfermeiro nos serviços que integram Rede Cegonha, educação continuada e os desafios do enfermeiro na Rede Cegonha, inter-relação entre os serviços, facilidades e dificuldades do enfermeiro para desenvolver a ações de cuidado na rede cegonha e desafios do enfermeiro na Rede Cegonha, sob a perspectiva do pensamento ecossistêmico. Da categoria linhas de cuidado e as ações que o enfermeiro desenvolve nos serviços que integram a Rede Cegonha no município de Pelotas, na perspectiva Ecossistêmica emergiu o primeiro artigo que contribui com novas bifurcações a respeito do intento do saber e do fazer do enfermeiro, configurando uma atuação, em todos os campos de desempenho: na assistência direta, na gestão, na educação em saúde e na ação investigativa neste novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança. O segundo artigo, foi construído embasado na categoria inter-relações entre os serviços, facilidades e dificuldades do enfermeiro com o objetivo para desenvolver as ações de cuidado na Rede Cegonha, no intento de compartilhar os desafios encontrados e formar a teia de cuidado integral, percebida como um todo, demonstrando a necessidade de educação permanente em saúde.The The objective was to investigate the actions developed by the nurse in the services that integrate the Stork Network in the ecosystem perspective. The questions included public health issues such as the reduction of maternal and neonatal mortality, obstetric violence, low quality prenatal care network, childbirth and birth, and adequate child development. A study entitled to deepen the scientific knowledge about the Stork Network in the ecosystem perspective, bringing new possibilities for integral care. Moreover, the value of the research is not only for personal reasons, but also for believing in the possibility of changing the care model, replacing the Cartesian, curativist, and the prevention and promotion of health in the form of networks. It is also a relevant factor in this theme that it is a priority for national research, as stated in the National Agenda for Health Research Priorities. The nurse as a health professional and an active participant in this new configuration of health network actions and services , Can significantly contribute to achieving them in the four pillars of action: assistance, management, education and research. The study is described as descriptive, exploratory with a qualitative approach. Data collection took place between October 31 and November 11, 2016, through a semi-structured interview, the research was carried out in primary and secondary care services in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. Analysis and interpretation Of the data were by means of Content analysis following the steps of Minayo. From the analysis and organization of the data the following categories were formulated: socio-demographic profile of the study participants, care lines, nurse actions in the services that integrate the Stork Network, continuing education and the challenges of the nurse in the Stork Network, interrelation Among the services, facilities and difficulties of the nurse to develop care actions in the stork network and challenges of the nurse in the Stork Network, from the perspective of ecosystemic thinking. From the category of care lines and the actions that the nurse develops in the services that integrate the Stork Network in the municipality of Pelotas, from the perspective of the ecosystem emerged the first article that contributes with new bifurcations regarding the attempt of the knowledge and of the nurse, Performance, in all fields of performance: direct assistance, management, health education and investigative action in this new model of health care for women and children. The second article was built based on the category of interrelations between services, facilities and difficulties of nurses with the objective to develop care actions in the Stork Network, in an attempt to share the challenges encountered and to form the web of integral, perceived care As a whole, demonstrating the need for permanent health education.Siqueira, Hedi Crecencia Heckler deThurow, Mara Regina Bergmann2020-02-25T23:53:07Z2020-02-25T23:53:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTHUROW, Mara Regina Bergmann. Ações do Enfermeiro nos serviços que integram a Rede Cegonha na Perspectiva Ecossistêmica. 2016. 105f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Curso de Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-25T23:53:07Zoai:repositorio.furg.br:1/8359Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-25T23:53:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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