Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formentin, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8293
Resumo: O presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, na linha Espaços e Tempos Educativos. A definição do tema norteador se deu a partir dos interesses das crianças, sujeitos e parceiros da pesquisa em diálogo com a professora pesquisadora. O seu desenvolvimento teórico e metodológico é inspirado na pesquisa com crianças e teve como base os princípios da investigação-ação. Esta metodologia ofereceu aos sujeitos envolvidos a contribuição para que novos conhecimentos fossem construídos, neste caso, sobre os animais nativos da região sul do Rio Grande do Sul. Esta também contribuiu para que a professora pesquisadora desenvolvesse processos de reflexão e análise de sua prática educativa, priorizando as contribuições das problematizações e do percurso percorrido em parceria com as crianças. Nesse processo, as crianças foram tomadas como parceiras da pesquisa junto à professora pesquisadora. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais elementos educativos e espaços-tempos favoreceram o desenvolvimentos de percepções e aprendizagens em relação aos animais do Taim às onze meninas e nove meninos, pertencentes ao 1º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, no ano de 2014, no município do Rio Grande, RS. A produção dos dados empíricos que contribuiu para a construção desta pesquisa ocorreu em três espaços-tempos principais, quais sejam: a sala de aula, o pátio da escola e a Estação Ecológica do Taim. Das atividades investigativas desenvolvidas com as crianças, surgiram categorias que destacaram elementos educativos tais como: as linguagens visuais (desenho escultura e mapa sensorial), a imaginação, os diálogos e as escritas coletivas, e a observação das vivências nos espaços-tempos educativos da pesquisa. Desse conjunto de categorias foi possibilitado o desenvolvimento de muitas aprendizagens geradoras de conhecimentos acerca dos animais nativos do Taim. Para a professora pesquisadora, foi destaque a ressignificação de sua prática educativa, pois ao aprender com as crianças, assumiu a postura de reconhecê-las como sujeitos com saberes, e assim, apreciar suas percepções demonstradas e impressas por meio de elementos educativos diversificados nos espaços-tempos presentes nesta investigação.
id FURG_a8f3924a5523d431c18ec67094e85339
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8293
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciaisPesquisa com criançasAnimaisTaim (Distrito)Processo ensino-aprendizagemResearch with childrenAnimalsTaimTeaching and LearningO presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, na linha Espaços e Tempos Educativos. A definição do tema norteador se deu a partir dos interesses das crianças, sujeitos e parceiros da pesquisa em diálogo com a professora pesquisadora. O seu desenvolvimento teórico e metodológico é inspirado na pesquisa com crianças e teve como base os princípios da investigação-ação. Esta metodologia ofereceu aos sujeitos envolvidos a contribuição para que novos conhecimentos fossem construídos, neste caso, sobre os animais nativos da região sul do Rio Grande do Sul. Esta também contribuiu para que a professora pesquisadora desenvolvesse processos de reflexão e análise de sua prática educativa, priorizando as contribuições das problematizações e do percurso percorrido em parceria com as crianças. Nesse processo, as crianças foram tomadas como parceiras da pesquisa junto à professora pesquisadora. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais elementos educativos e espaços-tempos favoreceram o desenvolvimentos de percepções e aprendizagens em relação aos animais do Taim às onze meninas e nove meninos, pertencentes ao 1º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, no ano de 2014, no município do Rio Grande, RS. A produção dos dados empíricos que contribuiu para a construção desta pesquisa ocorreu em três espaços-tempos principais, quais sejam: a sala de aula, o pátio da escola e a Estação Ecológica do Taim. Das atividades investigativas desenvolvidas com as crianças, surgiram categorias que destacaram elementos educativos tais como: as linguagens visuais (desenho escultura e mapa sensorial), a imaginação, os diálogos e as escritas coletivas, e a observação das vivências nos espaços-tempos educativos da pesquisa. Desse conjunto de categorias foi possibilitado o desenvolvimento de muitas aprendizagens geradoras de conhecimentos acerca dos animais nativos do Taim. Para a professora pesquisadora, foi destaque a ressignificação de sua prática educativa, pois ao aprender com as crianças, assumiu a postura de reconhecê-las como sujeitos com saberes, e assim, apreciar suas percepções demonstradas e impressas por meio de elementos educativos diversificados nos espaços-tempos presentes nesta investigação.The present study had as foundation the investigation about perception and children learning and their relationship with native animals from Taim, based in an "investigation-action". The research was realized in the postgraduate studies program from FURG. The definition of the guiding theme was decided based in the children, subjects and partners of research interests, in a dialog with the research professor. The development, methodological and theoretical, was inspired in the research with children. The methodology offered to the subjects involved the contribution for the construction of new knowledges about native animals from Rio Grande do Sul. The present study also contributed for the development of the research professor, priorizing the contribution of the problematizations and the covered course in partnership with the children. The primary objective of this research was the identification of the educative and space-time that favored the learning related to the native animals from Taim of the students. The group was composed by eleven girls and nine boys, students of Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, class 1ºB, Rio Grande, in the year of the 2014. The production of empiric datas that contributed to the construction of this research occurred in three space-times: the classroom, the courtyard and the ecologic station from Taim. From the investigation activities with children, emerged categories that contrast educative elements, like: visual languages, imagination, dialog and writing, living and aesthetics. From this set, was enabled the development of learning about the native animals from Taim. For the research professor, the highlight was the ressignification of your educative practice, because, by learning with children, assumed the posture of recognizing as beings with knowledge, appreciate your perceptions demonstrated and printed through diversified educative elements in the space-time present in this investigation.Chaigar, Vania Alves MartinsFormentin, Fernanda dos Santos2020-02-15T00:23:57Z2020-02-15T00:23:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORMENTIN, FERNANDA DOS SANTOS. Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-15T00:23:57Zoai:repositorio.furg.br:1/8293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-15T00:23:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
title Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
spellingShingle Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
Formentin, Fernanda dos Santos
Pesquisa com crianças
Animais
Taim (Distrito)
Processo ensino-aprendizagem
Research with children
Animals
Taim
Teaching and Learning
title_short Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
title_full Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
title_fullStr Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
title_full_unstemmed Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
title_sort Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
author Formentin, Fernanda dos Santos
author_facet Formentin, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaigar, Vania Alves Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Formentin, Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com crianças
Animais
Taim (Distrito)
Processo ensino-aprendizagem
Research with children
Animals
Taim
Teaching and Learning
topic Pesquisa com crianças
Animais
Taim (Distrito)
Processo ensino-aprendizagem
Research with children
Animals
Taim
Teaching and Learning
description O presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, na linha Espaços e Tempos Educativos. A definição do tema norteador se deu a partir dos interesses das crianças, sujeitos e parceiros da pesquisa em diálogo com a professora pesquisadora. O seu desenvolvimento teórico e metodológico é inspirado na pesquisa com crianças e teve como base os princípios da investigação-ação. Esta metodologia ofereceu aos sujeitos envolvidos a contribuição para que novos conhecimentos fossem construídos, neste caso, sobre os animais nativos da região sul do Rio Grande do Sul. Esta também contribuiu para que a professora pesquisadora desenvolvesse processos de reflexão e análise de sua prática educativa, priorizando as contribuições das problematizações e do percurso percorrido em parceria com as crianças. Nesse processo, as crianças foram tomadas como parceiras da pesquisa junto à professora pesquisadora. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais elementos educativos e espaços-tempos favoreceram o desenvolvimentos de percepções e aprendizagens em relação aos animais do Taim às onze meninas e nove meninos, pertencentes ao 1º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, no ano de 2014, no município do Rio Grande, RS. A produção dos dados empíricos que contribuiu para a construção desta pesquisa ocorreu em três espaços-tempos principais, quais sejam: a sala de aula, o pátio da escola e a Estação Ecológica do Taim. Das atividades investigativas desenvolvidas com as crianças, surgiram categorias que destacaram elementos educativos tais como: as linguagens visuais (desenho escultura e mapa sensorial), a imaginação, os diálogos e as escritas coletivas, e a observação das vivências nos espaços-tempos educativos da pesquisa. Desse conjunto de categorias foi possibilitado o desenvolvimento de muitas aprendizagens geradoras de conhecimentos acerca dos animais nativos do Taim. Para a professora pesquisadora, foi destaque a ressignificação de sua prática educativa, pois ao aprender com as crianças, assumiu a postura de reconhecê-las como sujeitos com saberes, e assim, apreciar suas percepções demonstradas e impressas por meio de elementos educativos diversificados nos espaços-tempos presentes nesta investigação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-02-15T00:23:57Z
2020-02-15T00:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORMENTIN, FERNANDA DOS SANTOS. Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8293
identifier_str_mv FORMENTIN, FERNANDA DOS SANTOS. Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187227855880192