Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Joice Araújo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dias, Cleuza Maria Sobral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1458
Resumo: No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede os limites do entretenimento, constituindo-se em um importante elemento formador, devido ao papel que desempenha no processo de educação. Com esse propósito, a mídia televisiva, a partir de um formato homogeneizante de programação infantil, leva crianças de várias partes do mundo a assistirem aos mesmos desenhos animados e às mesmas campanhas publicitárias. Sendo assim, passa a construir modos de ser infantil, ao interferir na maneira de pensar, sentir e desejar, nas formas de relacionamento e na construção de conceitos e valores. Nesta direção, enfocando a mídia televisiva como espaço de aprendizagem, este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças, com o objetivo de investigar as interações que os telespectadores infantis estabelecem com as produções televisivas. Ao identificarmos brincadeiras, desenhos e narrativas orais e escritas privilegiadas pelas crianças, constatamos que elas constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso. Neste texto, em especial, destacamos as reflexões suscitadas a respeito do consumo e da construção de saberes específicos entre as crianças, intermediados pelo acesso à propaganda e aos personagens das produções televisivas. Ao final, consideramos que pensar as infâncias no contexto da contemporaneidade requer considerar o predomínio da linguagem visual e o papel das corporações da mídia nas experiências extra-escolares das crianças.
id FURG_a94a13b545ea9a04e2f7797a85316337
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1458
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Esperança, Joice AraújoDias, Cleuza Maria Sobral2011-11-30T06:13:41Z2011-11-30T06:13:41Z2008ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes. Educação, Santa Maria, v. 33, p. 191-206, 2008. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2. 2.2/index.php/reveducacao/article/view/27/39 > Acesso em: 23 nov. 2011.1984-6444http://repositorio.furg.br/handle/1/1458No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede os limites do entretenimento, constituindo-se em um importante elemento formador, devido ao papel que desempenha no processo de educação. Com esse propósito, a mídia televisiva, a partir de um formato homogeneizante de programação infantil, leva crianças de várias partes do mundo a assistirem aos mesmos desenhos animados e às mesmas campanhas publicitárias. Sendo assim, passa a construir modos de ser infantil, ao interferir na maneira de pensar, sentir e desejar, nas formas de relacionamento e na construção de conceitos e valores. Nesta direção, enfocando a mídia televisiva como espaço de aprendizagem, este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças, com o objetivo de investigar as interações que os telespectadores infantis estabelecem com as produções televisivas. Ao identificarmos brincadeiras, desenhos e narrativas orais e escritas privilegiadas pelas crianças, constatamos que elas constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso. Neste texto, em especial, destacamos as reflexões suscitadas a respeito do consumo e da construção de saberes específicos entre as crianças, intermediados pelo acesso à propaganda e aos personagens das produções televisivas. Ao final, consideramos que pensar as infâncias no contexto da contemporaneidade requer considerar o predomínio da linguagem visual e o papel das corporações da mídia nas experiências extra-escolares das crianças.In the contemporary scenario, the relationship which children build in their everyday lives became mediated by experiences obtained via television communication. It means that media exceeds the limits of entertainment, being an important educational element due to its role in the educational process. With this purpose the television media, based on a homogenizing format of programs for the infant, leading children from different parts of the world to watch the same cartoons and publicity campaigns. Therefore it constitutes manners of being children, interfering in the way of thinking, feeling and desires, in the relationship styles and in the concept and the value building process. Considering television media as a learning environment, this article presents a research carried out with a group of children, aiming at the investigation of the interactions that infant viewers establish with the television productions. In identifying plays, drawings, oral and written narratives privileged by children, it was observed that children build conception of nature, gender, violence and consumption under the influence of cartoons and sitcoms to which they have access. In this text, we highlight the generated reflections about consumption and specific knowledge building among children, which are mediated by the access to propaganda and to personages of television productions. Finally, we consider that thinking of infancies in the contemporary context requires consideration of the predominance of visual language and the role of media corporations in the extra-school experiences.porMídia televisivaEspaços de aprendizagemCulturas e infãnciasTelevision mediaLearning environmentsCultures and infanciesDas infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberesFrom plural infancies to a single infancy: medias, consumption relationships and the knowledge buildinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALDas infâncias plurais a uma única infância mídias, relações de consumo e construção de saberes.pdfDas infâncias plurais a uma única infância mídias, relações de consumo e construção de saberes.pdfapplication/pdf53459https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1458/1/Das%20inf%c3%a2ncias%20plurais%20a%20uma%20%c3%banica%20inf%c3%a2ncia%20m%c3%addias%2c%20rela%c3%a7%c3%b5es%20de%20consumo%20e%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20saberes.pdff08d265b46bcb30e28cd4c7ec193aa2dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81724https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1458/2/license.txt5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68MD52open access1/14582011-11-30 04:13:41.769open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T06:13:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From plural infancies to a single infancy: medias, consumption relationships and the knowledge building
title Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
spellingShingle Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
Esperança, Joice Araújo
Mídia televisiva
Espaços de aprendizagem
Culturas e infãncias
Television media
Learning environments
Cultures and infancies
title_short Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
title_full Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
title_fullStr Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
title_full_unstemmed Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
title_sort Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
author Esperança, Joice Araújo
author_facet Esperança, Joice Araújo
Dias, Cleuza Maria Sobral
author_role author
author2 Dias, Cleuza Maria Sobral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Joice Araújo
Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia televisiva
Espaços de aprendizagem
Culturas e infãncias
Television media
Learning environments
Cultures and infancies
topic Mídia televisiva
Espaços de aprendizagem
Culturas e infãncias
Television media
Learning environments
Cultures and infancies
description No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede os limites do entretenimento, constituindo-se em um importante elemento formador, devido ao papel que desempenha no processo de educação. Com esse propósito, a mídia televisiva, a partir de um formato homogeneizante de programação infantil, leva crianças de várias partes do mundo a assistirem aos mesmos desenhos animados e às mesmas campanhas publicitárias. Sendo assim, passa a construir modos de ser infantil, ao interferir na maneira de pensar, sentir e desejar, nas formas de relacionamento e na construção de conceitos e valores. Nesta direção, enfocando a mídia televisiva como espaço de aprendizagem, este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças, com o objetivo de investigar as interações que os telespectadores infantis estabelecem com as produções televisivas. Ao identificarmos brincadeiras, desenhos e narrativas orais e escritas privilegiadas pelas crianças, constatamos que elas constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso. Neste texto, em especial, destacamos as reflexões suscitadas a respeito do consumo e da construção de saberes específicos entre as crianças, intermediados pelo acesso à propaganda e aos personagens das produções televisivas. Ao final, consideramos que pensar as infâncias no contexto da contemporaneidade requer considerar o predomínio da linguagem visual e o papel das corporações da mídia nas experiências extra-escolares das crianças.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-30T06:13:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-11-30T06:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes. Educação, Santa Maria, v. 33, p. 191-206, 2008. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2. 2.2/index.php/reveducacao/article/view/27/39 > Acesso em: 23 nov. 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/1458
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-6444
identifier_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes. Educação, Santa Maria, v. 33, p. 191-206, 2008. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2. 2.2/index.php/reveducacao/article/view/27/39 > Acesso em: 23 nov. 2011.
1984-6444
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1458/1/Das%20inf%c3%a2ncias%20plurais%20a%20uma%20%c3%banica%20inf%c3%a2ncia%20m%c3%addias%2c%20rela%c3%a7%c3%b5es%20de%20consumo%20e%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20saberes.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1458/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f08d265b46bcb30e28cd4c7ec193aa2d
5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313594379567104