Kafka e seus monstros: ressonâncias (auto)ficcionaisem sua obra-prima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8799 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo uma análise da novela A metamorfose(1915), de Franz Kafka, pelo viés da autoficção, pois acreditamos que o autor fazia da ficcionalização de si uma forma de melhor compreender sua interioridade e, por conseguinte, saber enfrentar os monstros que habitavam sua mente. Desse modo, propomos uma leitura autoficcional de sua obra-prima a fim de apreendermos de que forma Kafka ficcionaliza sua matéria biográfica nessa história, e também em que medida Gregor Samsa pode ser um reflexo do próprio autor. Nesse sentido, esperamos contribuir, de alguma forma, para os estudos literários, notadamente para os estudos da obra kafkiana, cuja abordagem estritamente autoficcional, ao que parece, ainda não foi objeto de estudo no contexto acadêmico brasileiro. |
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Kafka e seus monstros: ressonâncias (auto)ficcionaisem sua obra-primaAutoficçãoBiografiaA metamorfoseFranz KafkaAutofictionBiographieLa métamorphoseEsta dissertação de mestrado tem como objetivo uma análise da novela A metamorfose(1915), de Franz Kafka, pelo viés da autoficção, pois acreditamos que o autor fazia da ficcionalização de si uma forma de melhor compreender sua interioridade e, por conseguinte, saber enfrentar os monstros que habitavam sua mente. Desse modo, propomos uma leitura autoficcional de sua obra-prima a fim de apreendermos de que forma Kafka ficcionaliza sua matéria biográfica nessa história, e também em que medida Gregor Samsa pode ser um reflexo do próprio autor. Nesse sentido, esperamos contribuir, de alguma forma, para os estudos literários, notadamente para os estudos da obra kafkiana, cuja abordagem estritamente autoficcional, ao que parece, ainda não foi objeto de estudo no contexto acadêmico brasileiro.Cette mémoire de maîtrise vise à une analyse du roman La métamorphose(1915), de Franz Kafka, par le biais de l’autofiction, car nous croyons que l’auteur faisait de la fictionnalisation de soiun moyen de mieux comprendre sonintériorité et, donc, savoir affronter les monstres qui habitaient son esprit. De cette façon, nous proposons une lecture autofictionnelle de son chef-d’oeuvre afin d’appréhender dans quelle mesure Kafka fictionnalise son matériel biographique dans cette histoire, et aussi dans quelle mesure Gregor Samsa peut êtreun reflet de l’auteur lui-même. En ce sens, nous espérons contribuer, en quelque sorte, pour les études littéraires, notamment pour les études de l’oeuvre kafkaïenne, dont l’approche strictement autofictionnelle il nous semble qu’il n’ait pas encore été étudié dans le contexte académique brésilien.Duarte, Kelley BaptistaCrizel, Rogério de Lima2020-06-09T21:36:58Z2020-06-09T21:36:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRIZEL, Rogério de Lima. Kafka e seus monstros: ressonâncias (auto)ficcionaisem sua obra-prima. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/8799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-06-09T21:36:58Zoai:repositorio.furg.br:1/8799Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-06-09T21:36:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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