O ensino de História através da TV e as mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9016 |
Resumo: | Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História. |
id |
FURG_b18abd1e01c463983d4e6566123c2ad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9016 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de História através da TV e as mídias digitaisEnsino de HistóriaMídias digitaisTVRecursos pedagógicosRevolução federalistaEnnseñanza de historiaMedios digitalesTeleReevolución federalistaEste trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História.Este trabajo disertativo tiene como propuesta analizar el uso de vídeo del Programa Memorias del Pampa, como recurso pedagógico en las clases de Historia. Tiene como principal objetivo obtener una mejor comprensión del alumno sobre el contexto histórico local, suscitando el interés y el sentido crítico, a través de la tele y los medios digitales. La utilización de este recurso es parte de la práctica pedagógica que fue aplicada en la clase. En ese contexto fue realizada una investigación, para obtener el levantamiento de eses datos, donde fue llevada en consideración la opinión de un grupo de alumnos de 3ª año de la Enseñanza Media. En ese levantamiento procuró comprobarse que la tele y los medios digitales son importantes recursos pedagógicos para la enseñanza de Historia.Sosa, Derocina Alves CamposFranchi, Diones Piazer2020-09-22T18:30:28Z2020-09-22T18:30:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/9016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-22T18:30:28Zoai:repositorio.furg.br:1/9016Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-22T18:30:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
title |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
spellingShingle |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais Franchi, Diones Piazer Ensino de História Mídias digitais TV Recursos pedagógicos Revolução federalista Ennseñanza de historia Medios digitales Tele Reevolución federalista |
title_short |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
title_full |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
title_fullStr |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
title_full_unstemmed |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
title_sort |
O ensino de História através da TV e as mídias digitais |
author |
Franchi, Diones Piazer |
author_facet |
Franchi, Diones Piazer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sosa, Derocina Alves Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franchi, Diones Piazer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Mídias digitais TV Recursos pedagógicos Revolução federalista Ennseñanza de historia Medios digitales Tele Reevolución federalista |
topic |
Ensino de História Mídias digitais TV Recursos pedagógicos Revolução federalista Ennseñanza de historia Medios digitales Tele Reevolución federalista |
description |
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-09-22T18:30:28Z 2020-09-22T18:30:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. http://repositorio.furg.br/handle/1/9016 |
identifier_str_mv |
FRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384416483278848 |