O ensino de História através da TV e as mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franchi, Diones Piazer
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9016
Resumo: Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História.
id FURG_b18abd1e01c463983d4e6566123c2ad0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9016
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O ensino de História através da TV e as mídias digitaisEnsino de HistóriaMídias digitaisTVRecursos pedagógicosRevolução federalistaEnnseñanza de historiaMedios digitalesTeleReevolución federalistaEste trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História.Este trabajo disertativo tiene como propuesta analizar el uso de vídeo del Programa Memorias del Pampa, como recurso pedagógico en las clases de Historia. Tiene como principal objetivo obtener una mejor comprensión del alumno sobre el contexto histórico local, suscitando el interés y el sentido crítico, a través de la tele y los medios digitales. La utilización de este recurso es parte de la práctica pedagógica que fue aplicada en la clase. En ese contexto fue realizada una investigación, para obtener el levantamiento de eses datos, donde fue llevada en consideración la opinión de un grupo de alumnos de 3ª año de la Enseñanza Media. En ese levantamiento procuró comprobarse que la tele y los medios digitales son importantes recursos pedagógicos para la enseñanza de Historia.Sosa, Derocina Alves CamposFranchi, Diones Piazer2020-09-22T18:30:28Z2020-09-22T18:30:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/9016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-22T18:30:28Zoai:repositorio.furg.br:1/9016Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-22T18:30:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História através da TV e as mídias digitais
title O ensino de História através da TV e as mídias digitais
spellingShingle O ensino de História através da TV e as mídias digitais
Franchi, Diones Piazer
Ensino de História
Mídias digitais
TV
Recursos pedagógicos
Revolução federalista
Ennseñanza de historia
Medios digitales
Tele
Reevolución federalista
title_short O ensino de História através da TV e as mídias digitais
title_full O ensino de História através da TV e as mídias digitais
title_fullStr O ensino de História através da TV e as mídias digitais
title_full_unstemmed O ensino de História através da TV e as mídias digitais
title_sort O ensino de História através da TV e as mídias digitais
author Franchi, Diones Piazer
author_facet Franchi, Diones Piazer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sosa, Derocina Alves Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Franchi, Diones Piazer
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Mídias digitais
TV
Recursos pedagógicos
Revolução federalista
Ennseñanza de historia
Medios digitales
Tele
Reevolución federalista
topic Ensino de História
Mídias digitais
TV
Recursos pedagógicos
Revolução federalista
Ennseñanza de historia
Medios digitales
Tele
Reevolución federalista
description Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico local, despertando interesse e o senso crítico, através da TV as mídias digitais. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica que foi aplicada em sala de aula. Nesse contexto realizada uma pesquisa, para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião de um grupo de alunos da 3ª ano do Ensino Médio. Nesse levantamento procurou-se comprovar que a TV e as mídias digitais são importantes recursos pedagógicos para o ensino de História.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-22T18:30:28Z
2020-09-22T18:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9016
identifier_str_mv FRANCHI, Diones Piazer. O ensino de História através da TV e as mídias digitais . 2016. 104 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384416483278848