Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravante, Ana Paula Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6176
Resumo: A presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo tem como objetivo contribuir para pensar a respeito do lugar que as práticas de escrita reflexiva ocupam no curso de Pedagogia da FURG, propondo-se a investigar quais as possíveis contribuições da escrita reflexiva na constituição de professoras em formação. Em sua realização, a pesquisa contou com a participação de seis egressas do já referido curso, as quais disponibilizaram seus registros reflexivos construídos ao longo da disciplina de Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas educativas desenvolvidas junto da turma de estágio. A partir de uma abordagem qualitativa, a análise dos dados seguiu a orientação da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi, a qual consiste na impregnação do material coletado, unitarização, construção de categorias analíticas e por fim a construção de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação, encaminharam para pensar que a escrita reflexiva pensada a partir de Marques contribui na constituição das professoras em formação, oferecendo ferramentas para pensar e qualificar a própria prática. Tais ferramentas dizem respeito à possibilidade que as professoras em formação encontram de ampliar a compreensão do vivido como sugerido por Ostetto e de se apropriar de seu fazer por meio da reflexão escrita com a contribuição de Waschauer; ao caráter descritivo presente no registro reflexivo, o qual auxilia na qualificação, na avaliação e no planejamento da prática docente, por meio de elementos possibilitados pela descrição de atividades; por fim a escrita reflexiva contribui com a autoria da própria prática e com a construção de um repertório de experiências proposto por Contreras, ambos possibilitados pelo registro dos sentimentos e das percepções das estagiárias em relação ao estágio.
id FURG_b272b573c2a6ad722da838879a11e527
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6176
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furgEscrita reflexivaPráticas de estágioProfessoras em formaçãoReflective writingPractical internshipStudent teachersA presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo tem como objetivo contribuir para pensar a respeito do lugar que as práticas de escrita reflexiva ocupam no curso de Pedagogia da FURG, propondo-se a investigar quais as possíveis contribuições da escrita reflexiva na constituição de professoras em formação. Em sua realização, a pesquisa contou com a participação de seis egressas do já referido curso, as quais disponibilizaram seus registros reflexivos construídos ao longo da disciplina de Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas educativas desenvolvidas junto da turma de estágio. A partir de uma abordagem qualitativa, a análise dos dados seguiu a orientação da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi, a qual consiste na impregnação do material coletado, unitarização, construção de categorias analíticas e por fim a construção de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação, encaminharam para pensar que a escrita reflexiva pensada a partir de Marques contribui na constituição das professoras em formação, oferecendo ferramentas para pensar e qualificar a própria prática. Tais ferramentas dizem respeito à possibilidade que as professoras em formação encontram de ampliar a compreensão do vivido como sugerido por Ostetto e de se apropriar de seu fazer por meio da reflexão escrita com a contribuição de Waschauer; ao caráter descritivo presente no registro reflexivo, o qual auxilia na qualificação, na avaliação e no planejamento da prática docente, por meio de elementos possibilitados pela descrição de atividades; por fim a escrita reflexiva contribui com a autoria da própria prática e com a construção de um repertório de experiências proposto por Contreras, ambos possibilitados pelo registro dos sentimentos e das percepções das estagiárias em relação ao estágio.This dissertation is linked to the Graduate Program in Education - PPGEDU the Federal University of Rio Grande - FURG , being situated in the research cultures, languages and utopias line. The study aims to contribute to thinking about the place that practices occupy in reflective writing pedagogy course FURG proposing to investigate what the possible contributions of reflective writing in the constitution of the student teachers . In its implementation , the research involved the participation of six recent grads to the above course , which publish their reflective records built up over the course of the Internship Years of primary school about educational practices developed along class internship . From a qualitative approach , data analysis followed the guidance of Textual Discourse Analysis (DTA ) and Galiazzi de Moraes , which involves the impregnation of the material collected , unitarization , construction of analytical categories and finally the construction of metatexts . The problematizations made throughout the dissertation , forwarded to think that reflective writing thought from Marques contributes to the constitution of the student teachers by providing tools for thinking and qualify the practice itself . Such tools relate to the possibility that the student teachers are to broaden the understanding of the lived as suggested by Ostetto and take ownership of your doing by writing with the contribution of Waschauer reflection; present the descriptive reflective record, which assists in the qualification , assessment and planning of teaching practice through information enabled by the description of activities and finally reflective writing helps with the authorship of their own practice and building a repertoire of experiences proposed by Contreras , both enabled for recording the feelings and perceptions of trainees in relation to the stage .Gomes, Vanise dos SantosFioravante, Ana Paula Gonçalves2016-06-10T17:41:18Z2016-06-10T17:41:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-06-10T17:41:18Zoai:repositorio.furg.br:1/6176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-06-10T17:41:18Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
title Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
spellingShingle Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
Fioravante, Ana Paula Gonçalves
Escrita reflexiva
Práticas de estágio
Professoras em formação
Reflective writing
Practical internship
Student teachers
title_short Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
title_full Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
title_fullStr Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
title_full_unstemmed Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
title_sort Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg
author Fioravante, Ana Paula Gonçalves
author_facet Fioravante, Ana Paula Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Vanise dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravante, Ana Paula Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita reflexiva
Práticas de estágio
Professoras em formação
Reflective writing
Practical internship
Student teachers
topic Escrita reflexiva
Práticas de estágio
Professoras em formação
Reflective writing
Practical internship
Student teachers
description A presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo tem como objetivo contribuir para pensar a respeito do lugar que as práticas de escrita reflexiva ocupam no curso de Pedagogia da FURG, propondo-se a investigar quais as possíveis contribuições da escrita reflexiva na constituição de professoras em formação. Em sua realização, a pesquisa contou com a participação de seis egressas do já referido curso, as quais disponibilizaram seus registros reflexivos construídos ao longo da disciplina de Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas educativas desenvolvidas junto da turma de estágio. A partir de uma abordagem qualitativa, a análise dos dados seguiu a orientação da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi, a qual consiste na impregnação do material coletado, unitarização, construção de categorias analíticas e por fim a construção de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação, encaminharam para pensar que a escrita reflexiva pensada a partir de Marques contribui na constituição das professoras em formação, oferecendo ferramentas para pensar e qualificar a própria prática. Tais ferramentas dizem respeito à possibilidade que as professoras em formação encontram de ampliar a compreensão do vivido como sugerido por Ostetto e de se apropriar de seu fazer por meio da reflexão escrita com a contribuição de Waschauer; ao caráter descritivo presente no registro reflexivo, o qual auxilia na qualificação, na avaliação e no planejamento da prática docente, por meio de elementos possibilitados pela descrição de atividades; por fim a escrita reflexiva contribui com a autoria da própria prática e com a construção de um repertório de experiências proposto por Contreras, ambos possibilitados pelo registro dos sentimentos e das percepções das estagiárias em relação ao estágio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-06-10T17:41:18Z
2016-06-10T17:41:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6176
identifier_str_mv FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274125344768