Pedagogias de gênero e sexualidade no jornal lampião da esquina (1978)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10694 |
Resumo: | O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste no exame desse artefato, produzido por um grupo de intelectuais, artistas e jornalistas brasileiros que, inspirados em Winston Leyland, editor da revista norte-americana Gay Sunshine, veiculam uma publicação semelhante no Brasil. O debate toma como referência os campos teóricos dos Estudos Culturais e de Gênero, em aproximação com a vertente pós-estruturalista. Examinamos matérias das cinco primeiras edições deste jornal, tomando-o como uma instância educativa do período estudado, partindo da seguinte indagação: quais pedagogias de gênero e sexualidade este artefato cultural produz? O exame do material evidencia que a publicação operou na produção de pedagogias de gênero e de sexualidade, em um período histórico, marcado pela opressão e silenciamento, atuando para ampliar formas de autoafirmação, reconhecimento social e ampliação de direitos. |
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Pedagogias de gênero e sexualidade no jornal lampião da esquina (1978)Pedagogías de género y sexualidad en el periódico lampião da esquina (1978)Pedagogies of gender and sexuality in the newspaper lampião da esquina (1978)Pedagogias CulturaisJornal Lampião da EsquinaGêneroSexualidadePedagogías CulturalesPeriódico Lampião da EsquinaGéneroSexualidadCultural PedagogiesNewspaper Lampião da EsquinaGenderSexualityO Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste no exame desse artefato, produzido por um grupo de intelectuais, artistas e jornalistas brasileiros que, inspirados em Winston Leyland, editor da revista norte-americana Gay Sunshine, veiculam uma publicação semelhante no Brasil. O debate toma como referência os campos teóricos dos Estudos Culturais e de Gênero, em aproximação com a vertente pós-estruturalista. Examinamos matérias das cinco primeiras edições deste jornal, tomando-o como uma instância educativa do período estudado, partindo da seguinte indagação: quais pedagogias de gênero e sexualidade este artefato cultural produz? O exame do material evidencia que a publicação operou na produção de pedagogias de gênero e de sexualidade, em um período histórico, marcado pela opressão e silenciamento, atuando para ampliar formas de autoafirmação, reconhecimento social e ampliação de direitos.La Ley Institucional Número 5 pierde fuerza en Brasil en 1978. Y es en este contexto que la prensa alternativa de la época produce el periódico Lampião da Esquina. El estudio consiste en el examen de este artefacto, producido por un grupo de intelectuales, artistas y periodistas brasileños que, inspirados en Winston Leyland, editor de la revista estadounidense Gay Sunshine, publican una publicación similar en Brasil. El debate toma como referencia los campos teóricos de los estudios culturales y de género, en aproximación con el aspecto post-estructuralista. Examinamos artículos de las primeras cinco ediciones de este periódico, tomándolo como instancia educativa de la época estudiada, a partir de la siguiente pregunta: ¿qué pedagogías de género y sexualidad produce este artefacto cultural? El examen del material muestra que la publicación operaba en la producción de pedagogías de género y sexualidad, en un período histórico, marcado por la opresión y el silenciamiento, actuando para ampliar formas de autoafirmación, reconocimiento social y expansión de derechos.Institutional Act Number 5 loses strength in Brazil in 1978. And it is in this context that the alternative press of the time produces the newspaper Lampião da Esquina. The study consists of the examination of this artifact, produced by a group of Brazilian intellectuals, artists and journalists who, inspired by Winston Leyland, editor of the American magazine Gay Sunshine, publish a similar publication in Brazil. The debate takes as reference the theoretical fields of Cultural and Gender Studies, in approximation with the post-structuralist aspect. We examined articles from the first five editions of this newspaper, taking it as an educational instance of the period studied, starting from the following question: what pedagogies of gender and sexuality does this cultural artifact produce? The examination of the material shows that the publication operated in the production of pedagogies of gender and sexuality, in a historical period, marked by oppression and silencing, acting to expand forms of self- affirmation, social recognition and expansion of rights.2023-03-08T22:17:09Z2023-03-08T22:17:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, A.; KLEIN, C. PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA (1978). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 49–67, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12644. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12644. Acesso em: 23 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1069410.14295/de.v9iEspecial.12644porSantos, Alison dosKlein, Carininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-08T22:17:10Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10694Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-08T22:17:10Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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