A performance poética como ação política em Slams: hibridações entre corpo e palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaro, Lilian Lemos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8046
Resumo: Os Slams de poesia são espaços nos quais se organiza uma dinâmica específica para a realização de performances poéticas. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar a ação performática que acontece em slams, tomando como referência vídeos de cinco performances publicadas em canais do YouTube. A análise desenvolvida visa compreender como essas performances são executadas de modo a articular elementos verbais, visuais e sonoros intrínsecos à expressão corporal, diante da presença do poeta-performer que enuncia seu texto oralmente. Contudo, a prática da escrita não é excluída do processo, corroborando o caráter híbrido próprio da performance enquanto uma arte de fronteira. Ademais, ressalta-se que a expressão performática nesses espaços é marcada pelo significativo teor político, tendo em vista o protagonismo de performers que representam grupos sociais marginalizados e a correlação da sua presença física com a temática que emerge nas falas. A partir disso, constituem o principal aporte teórico desta pesquisa o trabalho de Paul Zumthor (1993, 1997, 2007), a respeito da poética da oralidade que se realiza na performance, juntamente com autores cujos trabalhos se dedicam aos estudos da performance sob uma perspectiva interdisciplinar, principalmente: Diana Taylor(2013), Richard Scherchner (2006) e Renato Cohen (2011). Considerada ainda a dimensão política das performances executadas em slams, dada a significativa incidência de fatores socioculturais, fazem parte deste aporte também estudiosos cujas contribuições inserem-se no campo da sociologia e dos estudos culturais.
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