Inovando o Ensino de Física através de aulas experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Michele Veleda
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Araújo, Rafaele Rodrigues de, Pereira, Ana Paula Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/985
Resumo: O presente trabalho foi realizado com alunos da E.E.E.M. Lilia Neves, localizada na Vila da Quinta, em Rio Grande. Esse foi desenvolvido sobre o conteúdo de Hidrostática, com duas turmas - 1º e 2º anos - com o propósito de perceber as diferenças que ocorrem no aprendizado numa aula em que há a experimentação e os efeitos que esta provoca no entendimento dos alunos, quando comparada com uma aula expositiva do professor. Este trabalho foi fruto de uma reflexão que obtivemos, fazendo uma retrospectiva enquanto alunas da disciplina de Física do Ensino Médio, pois era apresentada dificuldade na compreensão da matéria devido a forma como era explanada. Como objetivo, a intenção de mostrar a possibilidade de um ensino inovador, com ênfase na experimentação e na criatividade. Dessa maneira, espera-se modificar a visão corrente na escola de que a Física é uma ciência difícil de ser entendida. Assim, desafia -se o aluno, através da aproximação com os fatos que ocorrem na natureza e os conceitos que a explicam. A metodologia empregada consistiu na utilização de experimentos e, em seguida, os alunos tiveram que comentar suas percepções do que estava ocorrendo, logo após, era dada a explicação científica a eles. Os experimentos foram confeccionados, com materiais de baixo custo, pelos próprios discentes. Após o término da atividade com o 1º ano, na turma onde foi aplicado o experimento e a qual teve o primeiro contato com o tema proposto, fizemos uma pesquisa, através de questionário. Por outro lado, com a turma do 2º ano fizemos apenas a pesquisa, sem a aula prática, para, assim, podermos fazer uma comparação do entendimento do conteúdo aplicado. Como resultado, percebemos que a turma que obteve maior número de acertos na atividade proposta foi aquela em que a matéria de Hidrostática foi explicada através dos experimentos.
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Este trabalho foi fruto de uma reflexão que obtivemos, fazendo uma retrospectiva enquanto alunas da disciplina de Física do Ensino Médio, pois era apresentada dificuldade na compreensão da matéria devido a forma como era explanada. Como objetivo, a intenção de mostrar a possibilidade de um ensino inovador, com ênfase na experimentação e na criatividade. Dessa maneira, espera-se modificar a visão corrente na escola de que a Física é uma ciência difícil de ser entendida. Assim, desafia -se o aluno, através da aproximação com os fatos que ocorrem na natureza e os conceitos que a explicam. A metodologia empregada consistiu na utilização de experimentos e, em seguida, os alunos tiveram que comentar suas percepções do que estava ocorrendo, logo após, era dada a explicação científica a eles. Os experimentos foram confeccionados, com materiais de baixo custo, pelos próprios discentes. Após o término da atividade com o 1º ano, na turma onde foi aplicado o experimento e a qual teve o primeiro contato com o tema proposto, fizemos uma pesquisa, através de questionário. Por outro lado, com a turma do 2º ano fizemos apenas a pesquisa, sem a aula prática, para, assim, podermos fazer uma comparação do entendimento do conteúdo aplicado. 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