A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleer, Ana Alzira
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Thielo, Marcelo Resende, Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3653
Resumo: Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito.
id FURG_b70635a7403120fbff2b587ece0359d4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3653
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A física utilizada na investigação de acidentes de trânsitoVisando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito.2013-07-17T18:05:51Z2013-07-17T18:05:51Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 160-169, 1997. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/14-2/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3653porKleer, Ana AlziraThielo, Marcelo ResendeSantos, Arion de Castro Kurtz dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-07-17T18:05:51Zoai:repositorio.furg.br:1/3653Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-07-17T18:05:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
title A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
spellingShingle A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
Kleer, Ana Alzira
title_short A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
title_full A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
title_fullStr A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
title_full_unstemmed A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
title_sort A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
author Kleer, Ana Alzira
author_facet Kleer, Ana Alzira
Thielo, Marcelo Resende
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author_role author
author2 Thielo, Marcelo Resende
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleer, Ana Alzira
Thielo, Marcelo Resende
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
description Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2013-07-17T18:05:51Z
2013-07-17T18:05:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 160-169, 1997. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/14-2/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3653
identifier_str_mv KLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 160-169, 1997. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/14-2/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384412373909504