Reflexões por uma educação ambiental desde baixo : o cotidiano das comunidades utópicas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8772 |
Resumo: | A educação ambiental está em crise. O processo de institucionalização deste campo do conhecimento, junto às esferas burocráticas dos aparelhos do Estado brasileiro, construiu um processo vertical e regulador que visa "conscientizar" a população sobre as questões ambientais. Entretanto, a degradação ambiental e as múltiplas formas de injustiça social seguem crescendo em todo o território nacional, o que demonstra a limitação dessa educação pensada desde cima. Neste contexto, a presente dissertação vem refletir sobre as possibilidades de uma educação ambiental "desde baixo", ou seja, a partir da vivência cotidiana de coletivos contra-hegemônicos, pautados na construção de uma sociedade socialmente e ambientalmente sustentável. Uma educação que não obedece aos processos regulatórios emanados pelo Estado e que não nasce de pequenas elites intelectuais, isoladas nos espaços acadêmicos, mas que emerge da vida comum e diária, num processo de negação dos modelos socioambientais impostos pela modernidade capitalista. Amparada pela metodologia etnográfica, a pesquisa de campo imergiu nas chamadas "comunidades utópicas" a fim de compreender a dimensão educativa que brota de sua vivencia alternativa. Portanto, o objetivo central dessa inserção é o de buscar inspirações que permitam pensar novos caminhos emancipatórios para a educação ambiental. |
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