Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: ensinar e aprender matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Robson Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4785
Resumo: Com os avanços científicos e tecnológicos, vários setores da sociedade têm-se modificado e, nesse contexto, a escola tem recebido investimentos para a formação de professores, com o objetivo de melhorar as formas de ensino. Entretanto, ainda observam-se práticas pedagógicas distanciadas do contexto social e desses avanços. Na medida em que se oportunize aos professores o aprimoramento de sua formação, estes terão condições de desenvolver práticas diferenciadas em sala de aula. Nesse sentido, surgem políticas públicas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o intuito de contribuir com a melhoria da educação básica e da formação inicial e continuada de professores. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva compreender como o grupo de acadêmicos do PIBID Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG percebe sua atividade docente. Para isso, foram utilizados dois instrumentos de coleta dos dados: dois questionários e duas entrevistas semiestruturadas. Os questionários permitiram conhecer os sujeitos da pesquisa, bem como identificar as estratégias de ensino mais utilizadas pelo grupo, enquanto as entrevistas permitiram uma compreensão mais aprofundada sobre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no âmbito do programa. A organização e análise dos dados se basearam na Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). A partir do discurso dos sujeitos, emergiram duas categorias: o aprender e a ação docente – ambas serão discutidas pela interlocução entre o pesquisador, as falas dos sujeitos e os teóricos que balizam a pesquisa. A primeira categoria, o aprender, traz discussões importantes acerca das concepções de licenciandos, no que se refere à aprendizagem discente, enquanto a segunda categoria, a ação docente, aborda o entendimento dos licenciandos acerca das questões referentes ao planejamento e à execução das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo grupo. A pesquisa possibilitou problematizar a percepção do grupo PIBID Matemática FURG em relação a sua atividade docente, mostrando a relevância do planejamento coletivo para as ações desenvolvidas nas escolas. Esse planejamento além de contribuir com as práticas pedagógicas tem importante função na formação do licenciando, pois as discussões sobre a profissão ocorrem a partir da própria experiência dos acadêmicos.
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Sendo assim, a presente pesquisa objetiva compreender como o grupo de acadêmicos do PIBID Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG percebe sua atividade docente. Para isso, foram utilizados dois instrumentos de coleta dos dados: dois questionários e duas entrevistas semiestruturadas. Os questionários permitiram conhecer os sujeitos da pesquisa, bem como identificar as estratégias de ensino mais utilizadas pelo grupo, enquanto as entrevistas permitiram uma compreensão mais aprofundada sobre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no âmbito do programa. A organização e análise dos dados se basearam na Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). A partir do discurso dos sujeitos, emergiram duas categorias: o aprender e a ação docente – ambas serão discutidas pela interlocução entre o pesquisador, as falas dos sujeitos e os teóricos que balizam a pesquisa. A primeira categoria, o aprender, traz discussões importantes acerca das concepções de licenciandos, no que se refere à aprendizagem discente, enquanto a segunda categoria, a ação docente, aborda o entendimento dos licenciandos acerca das questões referentes ao planejamento e à execução das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo grupo. A pesquisa possibilitou problematizar a percepção do grupo PIBID Matemática FURG em relação a sua atividade docente, mostrando a relevância do planejamento coletivo para as ações desenvolvidas nas escolas. Esse planejamento além de contribuir com as práticas pedagógicas tem importante função na formação do licenciando, pois as discussões sobre a profissão ocorrem a partir da própria experiência dos acadêmicos.With scientific and technological advances many sectors of society has change, and, in this context, school has received investments to teacher formation in order to improve teaching ways. However, pedagogical practices still are observed far away from the social context and of these advances. In the extent that teachers can improve their formation they will be able to develop different practices in the classroom. In this sense, arise public policies such as the Institutional Program of Bursary of Teaching Initiation (PIBID) in order to contribute to the improvement of basic education and teachers’ initial and continuing education. Thus, this research aims to understand how the group of academics from PIBID Mathematics of Federal University of Rio Grande - FURG realizes their teaching activity. For this, we used two data collection instruments: two questionnaires and two semi-structured interviews. The questionnaires allowed knowing the research subjects, as well as identifying the teaching strategies most used by the group, while the interviews allowed a deeper understanding of the activities developed by academics in the program scope. The data organization and analysis were based on Textual Discourse Analysis (TDA), developed by Moraes and Galiazzi (2007). From the discourse of subjects emerged two categories: the learning and teaching action, both will be discussed by the interlocution between the researcher, the subjects' statements and theorists who guide research. The first category, learning, brings relevant discussions about the conceptions of licensees in relation to student learning, whereas the second category, teaching action, approaches the understanding of the licensees on issues concerning the planning and execution of pedagogical practices developed by the group. The research allowed problematize the perception of PIBID Mathematics FURG group regarding their teaching activity, showing the relevance of collective planning for actions undertaken in schools. This planning besides contributing to pedagogical practices has important role in the formation of licensing because the discussions about the profession occur from the own experience of academics.Machado, Celiane CostaPorto, Robson Teixeira2015-04-01T18:19:34Z2015-04-01T18:19:34Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Robson Teixeira. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: ensinar e aprender Matemática. 2012. 92 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/4785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-01T18:19:34Zoai:repositorio.furg.br:1/4785Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-01T18:19:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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