A evolução das definições em conceitos e os artefatos mediadores no ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruales, Carolina Dupont
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9197
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar indícios de internalização/significação de alguns conceitos químicos como um processo longo e evolutivo das definições em conceitos e sua relação com os instrumentos mediadores enunciados por parte dos licenciandos em Química da Universidade federal do Rio Grande - FURG. Os caminhos metodológicos se constituíram de três movimentos ancorados na Análise Textual Discursiva (ATD), mediante o uso de categorias a priori e emergentes, os quais resultaram na produção de três artigos. O primeiro partiu de uma revisão bibliográfica das produções da área de ensino de Química nacionais e internacionais com o objetivo de reconhecer como essa comunidade, ao tratar sobre o ensino de conceitos, utiliza a sua historicidade e/ou significação para promover o desenvolvimento do pensamento químico. O segundo e terceiro partiu da realização de entrevistas semiestruturadas com dezenove estudantes do curso de Química - licenciatura, visando identificar possíveis indícios de internalização/significação de alguns conceitos considerados representativos na constituição do pensamento químico e reconhecer a metodologia e/ou artefatos mediadores por eles enunciados como importantes no seu processo de internalização do conhecimento e constituição docente. Dentre os indícios mais marcantes desse processo, evidenciou-se a presença do pensamento sincrético de objetos isolados, pensamento por complexos e conceitos potenciais que indicam a evolução lenta e gradativa do processo da construção de um pensamento por conceitos. Quanto aos artefatos mediadores que foram validados por parte dos estudantes emergiram três categorias, denominadas: fenômeno químico, conceitos estruturantes do pensamento e complexidade do exercício docente. Desta forma, por meio da interpretação em conjunto desses três movimentos, foi possível identificar a fragilidade de produção por parte da comunidade acadêmica para um ensino voltado à historicidade e significação, o que poderia estar estreitamente relacionado com o desenvolvimento de artefatos mediadores para um melhor desenvolvimento das Funções Mentais Superiores nos estudantes e com estas uma melhoria na evolução e/ou transformação das definições em conceitos constituintes do pensamento químico. Além desse aspecto, as falas dos estudantes evidenciaram suas necessidades e motivos, como professores em processo de formação nem sempre conscientes, mas contendo algumas contradições na relação com as metodologias por eles validadas, as quais nem sempre corresponderam à produção de sentidos e significados para os conceitos que foram analisados. Portanto, defende-se o uso qualificado dos processos de significação e o uso qualificado dos artefatos mediadores e que este estudo poderá incitar novos questionamentos e aprofundamentos por parte da comunidade do ensino de Química frente a formação do pensamento por conceitos.
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O primeiro partiu de uma revisão bibliográfica das produções da área de ensino de Química nacionais e internacionais com o objetivo de reconhecer como essa comunidade, ao tratar sobre o ensino de conceitos, utiliza a sua historicidade e/ou significação para promover o desenvolvimento do pensamento químico. O segundo e terceiro partiu da realização de entrevistas semiestruturadas com dezenove estudantes do curso de Química - licenciatura, visando identificar possíveis indícios de internalização/significação de alguns conceitos considerados representativos na constituição do pensamento químico e reconhecer a metodologia e/ou artefatos mediadores por eles enunciados como importantes no seu processo de internalização do conhecimento e constituição docente. Dentre os indícios mais marcantes desse processo, evidenciou-se a presença do pensamento sincrético de objetos isolados, pensamento por complexos e conceitos potenciais que indicam a evolução lenta e gradativa do processo da construção de um pensamento por conceitos. Quanto aos artefatos mediadores que foram validados por parte dos estudantes emergiram três categorias, denominadas: fenômeno químico, conceitos estruturantes do pensamento e complexidade do exercício docente. Desta forma, por meio da interpretação em conjunto desses três movimentos, foi possível identificar a fragilidade de produção por parte da comunidade acadêmica para um ensino voltado à historicidade e significação, o que poderia estar estreitamente relacionado com o desenvolvimento de artefatos mediadores para um melhor desenvolvimento das Funções Mentais Superiores nos estudantes e com estas uma melhoria na evolução e/ou transformação das definições em conceitos constituintes do pensamento químico. Além desse aspecto, as falas dos estudantes evidenciaram suas necessidades e motivos, como professores em processo de formação nem sempre conscientes, mas contendo algumas contradições na relação com as metodologias por eles validadas, as quais nem sempre corresponderam à produção de sentidos e significados para os conceitos que foram analisados. Portanto, defende-se o uso qualificado dos processos de significação e o uso qualificado dos artefatos mediadores e que este estudo poderá incitar novos questionamentos e aprofundamentos por parte da comunidade do ensino de Química frente a formação do pensamento por conceitos.The present research aimed to identify indications of internalization/significance of some chemical concepts, as a long and evolutionary process of the definitions to concepts and their relation with the mediating instruments enunciated by the Licentiates in Chemistry from the Federal University of Rio Grande - FURG. The methodological paths were constituted of three movements, anchored in the Discursive Textual Analysis (DTA) through the use of a priori and emergent categories which resulted in the production of three articles. The first one was based on a bibliographical review of the productions of the National and International Chemistry Teaching area in order to recognize how this community, as it deals with the teaching of concepts, uses its historicity and/or meaning to promote the development of chemical thought. The second and third part was based on semi-structured interviews with nineteen undergraduate students of chemistry, aiming to identify possible indications of internalization/significance of some concepts considered representative in the constitution of chemical thought, and to recognize the mediator methodology and/or artifacts enunciated as important in their process of internalization of knowledge and constitution as teacher. Amongst the most striking evidence of this process was the presence of the syncretic thought of isolated objects, thought by complexes and potential concepts that indicates the slow and gradual evolution of the process of constructing a thought by concepts. As for the mediating artifacts that were validated by the students, three categories emerged: the chemical phenomenon, the structuring concepts of thought and the complexity of the teaching exercise. Thus, through the joint interpretation of these three movements, it was possible to identify the fragility of production by the academic community for a teaching focused on historicity and significance, which could be closely related to the development of mediating artifacts for a better development of the Superior Mental Functions in the students and with these an improvement in the evolution and/or transformation of the definitions in constituent concepts of the chemical thought. In addition to this aspect, students statements evidenced their needs and motives as teachers in formation, not always conscious, but containing some contradictions in the relation with validated methodologies which did not always correspond to the production of meanings and significance for the concepts that were analyzed. Therefore, it is defended the qualified use of the processes of signification and the qualified use of the mediating artifacts and that this study can incite new questions and deepening on the part of the community of the teaching of Chemistry in front of the formation of the thought by concepts.Ritter, JaquelineRuales, Carolina Dupont2020-12-21T23:52:03Z2020-12-21T23:52:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRUALES, Carolina Dupont . A evolução das definições em conceitos e os artefatos mediadores no ensino de Química. 2019. 93p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-12-21T23:52:04Zoai:repositorio.furg.br:1/9197Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-21T23:52:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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