Evidências empíricas do ensino no curso de ciências contábeis - uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cruz, Ana Paula Capuano da, Costa, Flaviano, Espejo, Robert Armando, Comunelo, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3096
Resumo: A promulgação da Lei 11.638/07 promoveu mudanças substanciais à contabilidade societária. Tendo em vista que a referida legislação tem seus efeitos a partir de 2008, tem-se a premente necessidade de um redesenho das trajetórias disciplinares dos cursos de Ciências Contábeis. O estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar se a Universidade Federal do Paraná, como única instituição de ensino superior federal no estado, está adaptando o ensino no curso de Ciências Contábeis aos preceitos da nova lei. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de caráter formal, ex post facto, descritiva, desenvolvida por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º e do 4º ano. Os resultados apontam que a instituição está promovendo adaptações no ensino em reposta às alterações constantes da Lei 11.638/07. Como limitação da investigação, aponta-se a reduzida amostra, impedindo a generalização dos resultados. Ressalta-se o desenvolvimento de um estudo em profundidade, com informações devidamente trianguladas entre professores, alunos e a própria coordenação do curso de Ciências Contábeis como uma oportunidade de pesquisas futuras. Adicionalmente, salienta-se a importância de replicações da pesquisa em outras instituições de ensino superior, como forma de diagnosticar a atualização de seus currículos diante da legislação vigente.
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