Representações de corpos e seus discursos : pintando a tela a partir dos olhares das acadêmicas de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8500 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar e conhecer as representações de corpos inscritos nos(as) acadêmicos(as) de Educação Física e os discursos articulados a estas representações. Para tanto, este estudo buscou a partir de um grupo focal, coletar os dados narrativos para problematizar o corpo, não apenas como um fenômeno biológico, mas sim, produzido através de distintos discursos, práticas sociais, enunciados científicos, dentre outras construções que circulam na trama social, além de discutir representações de corpos e problematizar pedagogias inscritas nos corpos. Sendo assim, utilizando o aporte teórico dos Estudos Culturais numa perspectiva pós-estruturalista, encontrei fundamentação para discutir os corpos como um construto social e cultural, pois este campo tem um importante deslocamento quanto ao entendimento de cultura e das suas relações na produção dos sentidos e dos sujeitos, tendo em vista, os Estudos Culturais, estar contribuindo para examinar as práticas culturais pelas quais os indivíduos vêm a entender a si e ao mundo que os atravessa, sendo alvo de diferentes e múltiplos marcadores identitários, baseada em Silva (1995, 1999, 2000), Larrosa (1994,1995,2003), Hall (1997, 2000) entre outros. Além de estar baseada nesta vertente adotei o ambiente para determinar o meio no qual estamos inseridos e somos históricos e culturalmente (re) produzidos e interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. É através do ambiente que as características, as “marcas”, passam a ser reconhecidas e incorporadas por nós, fazendo com que eu esteja imersa no discurso da Educação Ambiental apoiada em Reigota (2001) e Carvalho (2002). Partindo então deste contexto, a Educação Ambiental concebe processos, por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, voltadas para a sustentabilidade do meio, essencial à qualidade de vida para as relações de ambiente. Como estratégia para a coleta de dados narrativos foi utilizado o curso intitulado “Corpo e Ambiente” constituído de nove encontros, um por semana na Escola Superior de Educação Física-UFPel com sete participantes, sendo duas mulheres e cinco homens. A categorização foi feita através da análise de discurso, a partir das transcrições narrativas que emergiram nos encontros. Pensando nestas questões através do Curso foram construídas narrativas, em diferentes dimensões, sociais, culturais, políticas, enfim, criando resistência nas manifestações entorno das representações de corpos. Ao serem problematizadas, emergiram outras narrativas no fluir dos discursos, como “corpos enquanto fases da vida”, “corpos – poder, força”, “corpos – desejo, consumo”, “corpos - visão utilitarista, (corpos -instrumento de trabalho, segmentado, saudável)” e “corpos – expressão (corpos midiáticos)”. A partir de suas narrativas, conforme Larrosa (2003) do que se vem dizendo, sobre os corpos, observa-se que os corpos são constituídos por diversas épocas e atravessados a todo o momento pelos distintos discursos, práticas sociais, enunciados científicos, dentre outras construções que circulam na trama social, sendo assumidos e ressignificados pelos sujeitos. |
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Sendo assim, utilizando o aporte teórico dos Estudos Culturais numa perspectiva pós-estruturalista, encontrei fundamentação para discutir os corpos como um construto social e cultural, pois este campo tem um importante deslocamento quanto ao entendimento de cultura e das suas relações na produção dos sentidos e dos sujeitos, tendo em vista, os Estudos Culturais, estar contribuindo para examinar as práticas culturais pelas quais os indivíduos vêm a entender a si e ao mundo que os atravessa, sendo alvo de diferentes e múltiplos marcadores identitários, baseada em Silva (1995, 1999, 2000), Larrosa (1994,1995,2003), Hall (1997, 2000) entre outros. Além de estar baseada nesta vertente adotei o ambiente para determinar o meio no qual estamos inseridos e somos históricos e culturalmente (re) produzidos e interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. É através do ambiente que as características, as “marcas”, passam a ser reconhecidas e incorporadas por nós, fazendo com que eu esteja imersa no discurso da Educação Ambiental apoiada em Reigota (2001) e Carvalho (2002). Partindo então deste contexto, a Educação Ambiental concebe processos, por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, voltadas para a sustentabilidade do meio, essencial à qualidade de vida para as relações de ambiente. Como estratégia para a coleta de dados narrativos foi utilizado o curso intitulado “Corpo e Ambiente” constituído de nove encontros, um por semana na Escola Superior de Educação Física-UFPel com sete participantes, sendo duas mulheres e cinco homens. A categorização foi feita através da análise de discurso, a partir das transcrições narrativas que emergiram nos encontros. Pensando nestas questões através do Curso foram construídas narrativas, em diferentes dimensões, sociais, culturais, políticas, enfim, criando resistência nas manifestações entorno das representações de corpos. Ao serem problematizadas, emergiram outras narrativas no fluir dos discursos, como “corpos enquanto fases da vida”, “corpos – poder, força”, “corpos – desejo, consumo”, “corpos - visão utilitarista, (corpos -instrumento de trabalho, segmentado, saudável)” e “corpos – expressão (corpos midiáticos)”. A partir de suas narrativas, conforme Larrosa (2003) do que se vem dizendo, sobre os corpos, observa-se que os corpos são constituídos por diversas épocas e atravessados a todo o momento pelos distintos discursos, práticas sociais, enunciados científicos, dentre outras construções que circulam na trama social, sendo assumidos e ressignificados pelos sujeitos.This dissertation have by objective to analyse and to know the representations of bodies inscribed in the academics Fhysical Education and the discourses articulates in this representations. Fo amount, this study search at to break of a group focus, to collect the datas narratives for probe, no anly as a phenomenon biologie, but naturally, productive through of distinct discourses, social praticals, cientifcs annunciations, among others constructions that surround in the scheme social, beyond of to discuss representations of bodies and proub pedagogies inscribed in the bodies. In such case, is utilizing the theorical support from Cultural Estudies in perspective post-structural, I did meet essential to talk over bodies as a social and cultural consctrution, because this camp haveimportant dislocately how much in the agrrement of culture and yours production regarding to of the sense and subjects, have in mind, the Cultural Estudies, to be contributor to examine the cultural praticals in which the persons start to learn yourself and of world wlat pass ove themselves about. Are target from differents and multiples markers recogmiton, based on Silva |(1995, 1999, 2000), Larrosa (1994, 1995, 2003), Hall (1997, 2000) among others. On the other side adopt theenvironment to determine the middle into which we are insert and we are historical and culturally reproduced and interpellated in the moment of differents situations, institutions or grouping socials. Is through of the environment that the caracteristics, the marks, pass to be acknowledge and incorporated by we. Is doing with that I be in mersed into speech of Environment Education sustain in Reigota (2001) and Carvalho (2002). This is context, the environment Education conceive processes, where the persons and the collective form the social valorization, acquirements, accomplishments, returnes to a sutentation of middle, of quality essential for life in the relationshipwhit environment. As strategy for a colled of data narrativeswas use the course in “Environment Body” constituted of nine appointements, one by week in School Higher Fhysical Education – UFPel with seven participates being two woman and five men. The category was make over of analyse ofdiscourse in the moment of the inscribeds narrativesthat emergead in the meetings – thinking in this questions across of Course werepurpse- builtnarratives, in differents dimension, socials, cultural, politicals, finally, creating resistances in the manifestations be involved whit the representations of bodies. At the were probes, emerged the others narratives in to flow of the discourses as “bodies as wlhile phase of life”, “bodies – pawer, strength”, bodies – desire, intake”, bodies – vision useful, (bodies – instrument of work, segmented, healthy)”, and “bodies – expression (bodies mass communications)”. Fron on of yours narratives, correspondent Larrosa (2003) is saying if come is saying, abaut the bodies, if observe that the bodies are constitudes by several epochs and traversed the all moment by distincts discourses, social praticals annunciations cientifics, enter others constructions as circle in the schene social, being assumed and after-meaning at subjectos.Tagliani, Paulo Roberto ArmaniniSilva, Adriane Correa da2020-04-01T13:43:58Z2020-04-01T13:43:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Adriane Corrêa da. Representações de corpos e seus discursos : pintando a tela a partir dos olhares das acadêmicas de educação física. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2005.http://repositorio.furg.br/handle/1/8500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-19T20:21:27Zoai:repositorio.furg.br:1/8500Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-19T20:21:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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