Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marina Reback Domingues
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Mirlean, Nicolai, Casartelli, Maria Regina de Oliveira, Baisch, Paulo Roberto Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3158
Resumo: A concentração de fluoreto foi determinada, através do método potenciométrico, com eletrodo íon seletivo, na água da chuva e na água subterrânea, no município de Rio Grande. Os teores de fluoreto na água da chuva variaram de 0,05 a 4,40 ppm, enquanto que na água subterrânea as concentrações de fluoreto variaram entre 0,08 e 2,20 ppm. Os resultados mostram que os teores de fluoreto na água da chuva coletada no ponto de amostragem está relacionada à direção do vento e aos parâmetros de chuva (pH e condutividade). Mesmo em regiões mais afastadas das fábricas (10 km de distância), as concentrações de fluoreto podem atingir valores que superam muitas vezes o teor de background mundial para águas de chuva, apresentando forte evidência do efeito das atividades industriais realizadas nas fábricas de fertilizantes. As concentrações de fluoreto nas águas subterrâneas mostram uma tendência de diminuição com afastamento das fábricas.
id FURG_bedf6b0a52930bb91461480c4c39581e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3158
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)Influence of fertilizer plants emissions in humid deposition and ground water composition (Rio grande, RS)Precipitação úmidaFluoretoIndústria de fertilizantesHumid precipitationFluorideFertilizer factoriesA concentração de fluoreto foi determinada, através do método potenciométrico, com eletrodo íon seletivo, na água da chuva e na água subterrânea, no município de Rio Grande. Os teores de fluoreto na água da chuva variaram de 0,05 a 4,40 ppm, enquanto que na água subterrânea as concentrações de fluoreto variaram entre 0,08 e 2,20 ppm. Os resultados mostram que os teores de fluoreto na água da chuva coletada no ponto de amostragem está relacionada à direção do vento e aos parâmetros de chuva (pH e condutividade). Mesmo em regiões mais afastadas das fábricas (10 km de distância), as concentrações de fluoreto podem atingir valores que superam muitas vezes o teor de background mundial para águas de chuva, apresentando forte evidência do efeito das atividades industriais realizadas nas fábricas de fertilizantes. As concentrações de fluoreto nas águas subterrâneas mostram uma tendência de diminuição com afastamento das fábricas.Fluoride concentration was determined by potentiometric method in rainwater and in groundwater at Rio Grande city. In rain water, the range of fluoride concentration was 0.05 – 4,40 ppm, and in ground water it was 0,08 – 2,20 ppm. It was concluded that fluoride concentration in rainwater has relation to wind direction and rain parameters (pH and conductivity). Up until distant places from the factories (10 km), the fluoride concentration in rainwater can be several times higher than those found in seawater, showing a great evidence of the fertilizer factories effect. Groundwater fluoride concentrations demonstrated a tendence of decreasing while the distance from the factories increased.2013-03-21T03:46:03Z2013-03-21T03:46:03Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGARCIA, Marina Reback Domingues et al. Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS). Notas Técnicas da FACIMAR, v. 4, p. 29-35, 2000. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/bjast/article/view/2481/1686>. Acesso em: 14 mar. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3158porGarcia, Marina Reback DominguesMirlean, NicolaiCasartelli, Maria Regina de OliveiraBaisch, Paulo Roberto Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-24T19:44:15Zoai:repositorio.furg.br:1/3158Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-24T19:44:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
Influence of fertilizer plants emissions in humid deposition and ground water composition (Rio grande, RS)
title Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
spellingShingle Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
Garcia, Marina Reback Domingues
Precipitação úmida
Fluoreto
Indústria de fertilizantes
Humid precipitation
Fluoride
Fertilizer factories
title_short Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
title_full Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
title_fullStr Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
title_full_unstemmed Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
title_sort Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS)
author Garcia, Marina Reback Domingues
author_facet Garcia, Marina Reback Domingues
Mirlean, Nicolai
Casartelli, Maria Regina de Oliveira
Baisch, Paulo Roberto Martins
author_role author
author2 Mirlean, Nicolai
Casartelli, Maria Regina de Oliveira
Baisch, Paulo Roberto Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marina Reback Domingues
Mirlean, Nicolai
Casartelli, Maria Regina de Oliveira
Baisch, Paulo Roberto Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Precipitação úmida
Fluoreto
Indústria de fertilizantes
Humid precipitation
Fluoride
Fertilizer factories
topic Precipitação úmida
Fluoreto
Indústria de fertilizantes
Humid precipitation
Fluoride
Fertilizer factories
description A concentração de fluoreto foi determinada, através do método potenciométrico, com eletrodo íon seletivo, na água da chuva e na água subterrânea, no município de Rio Grande. Os teores de fluoreto na água da chuva variaram de 0,05 a 4,40 ppm, enquanto que na água subterrânea as concentrações de fluoreto variaram entre 0,08 e 2,20 ppm. Os resultados mostram que os teores de fluoreto na água da chuva coletada no ponto de amostragem está relacionada à direção do vento e aos parâmetros de chuva (pH e condutividade). Mesmo em regiões mais afastadas das fábricas (10 km de distância), as concentrações de fluoreto podem atingir valores que superam muitas vezes o teor de background mundial para águas de chuva, apresentando forte evidência do efeito das atividades industriais realizadas nas fábricas de fertilizantes. As concentrações de fluoreto nas águas subterrâneas mostram uma tendência de diminuição com afastamento das fábricas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2013-03-21T03:46:03Z
2013-03-21T03:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Marina Reback Domingues et al. Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS). Notas Técnicas da FACIMAR, v. 4, p. 29-35, 2000. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/bjast/article/view/2481/1686>. Acesso em: 14 mar. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3158
identifier_str_mv GARCIA, Marina Reback Domingues et al. Influencia das fabricas de fertilizantes na composicao das aguas da chuva e subterranea (Rio Grande,RS). Notas Técnicas da FACIMAR, v. 4, p. 29-35, 2000. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/bjast/article/view/2481/1686>. Acesso em: 14 mar. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187235373121536