Estudo da viabilidade de adição de fibras de aço no concreto exposto ao ambiente marítimo: análise da melhoria das propriedades de resistência
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1436 |
Resumo: | O concreto apresenta algumas propriedades de materiais frágeis, como a baixa resistência à tração e à deformações. Como forma de suprir essa deficiência surge a possibilidade de adicionar fibras de aço no interior da matriz de concreto. Os teores de fibra estudados foram de 30, 60 e 90 quilogramas de fibras de aço por metro cúbico de concreto. A partir da confecção desses concretos, foram moldados corpos de provas cilíndricos e prismáticos, que posteriormente foram submetidos aos ensaios normatizados de resistência do concreto endurecido. Os ensaios destrutivos de concreto executados neste estudo foram: compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova foram ensaiados em duas idades distintas, sendo aos 28 e 120 dias. Enfim, a viabilidade da adição de fibras de aço é comprovada pela melhoria das propriedades de resistência. |
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Estudo da viabilidade de adição de fibras de aço no concreto exposto ao ambiente marítimo: análise da melhoria das propriedades de resistênciaConcretoFibras de açoResistênciaConcreteFibers of steelResistanceO concreto apresenta algumas propriedades de materiais frágeis, como a baixa resistência à tração e à deformações. Como forma de suprir essa deficiência surge a possibilidade de adicionar fibras de aço no interior da matriz de concreto. Os teores de fibra estudados foram de 30, 60 e 90 quilogramas de fibras de aço por metro cúbico de concreto. A partir da confecção desses concretos, foram moldados corpos de provas cilíndricos e prismáticos, que posteriormente foram submetidos aos ensaios normatizados de resistência do concreto endurecido. Os ensaios destrutivos de concreto executados neste estudo foram: compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova foram ensaiados em duas idades distintas, sendo aos 28 e 120 dias. Enfim, a viabilidade da adição de fibras de aço é comprovada pela melhoria das propriedades de resistência.The concrete presents some peculiar properties of fragile materials, as the low capacity and traction and deformation. As form of supplying that deficiency, the possibility of adding fibers of steel inside the concrete matrix appears. The fiber content studied were of 30, 60 and 90 kilograms of fibers of steel for cubic meter of concrete. From the making of those concretes, moulded bodies of proofs cylinders and prismatic were made, that later were submitted to the established rehearsals of resistance of the hardened concrete. The destructive rehearsals of concrete executed in this study were: axial compression, traction for diametrical compression and traction in the movement. The proof bodies were rehearsed in two different ages, at 28 and 120 days. Finally, the viability of the addition of fibers of steel was proven by the improvement of the resistance properties.2011-11-30T05:07:49Z2011-11-30T05:07:49Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTASCA, Maisson et al. Estudo da viabilidade de adição de fibras de aço no concreto exposto ao ambiente marítimo: análise da melhoria das propriedades de resistência. In: . In: SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA, 4, v.1, 2010, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2010. Disponível em:<http://www.semengo.furg.br/2010/05.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1436porTasca, MaissonMigliorini, Alessandra VieiraOzório, Bianca Pereira MoreiraGuimarães, André Tavares da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-15T18:34:31Zoai:repositorio.furg.br:1/1436Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-15T18:34:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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O concreto apresenta algumas propriedades de materiais frágeis, como a baixa resistência à tração e à deformações. Como forma de suprir essa deficiência surge a possibilidade de adicionar fibras de aço no interior da matriz de concreto. Os teores de fibra estudados foram de 30, 60 e 90 quilogramas de fibras de aço por metro cúbico de concreto. A partir da confecção desses concretos, foram moldados corpos de provas cilíndricos e prismáticos, que posteriormente foram submetidos aos ensaios normatizados de resistência do concreto endurecido. Os ensaios destrutivos de concreto executados neste estudo foram: compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova foram ensaiados em duas idades distintas, sendo aos 28 e 120 dias. Enfim, a viabilidade da adição de fibras de aço é comprovada pela melhoria das propriedades de resistência. |
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