Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hubner, Marcos Leandro Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jose Fernando Modesto, Atti, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10536
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12105
Resumo: Artigo de periódico.
id FURG_c062ae5a845adad0115c7bb9b6cca2bb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10536
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.The origins of librarianship teaching in Brazil.Ensino de BiblioteconomiaÉcole des ChartesLibrary SchoolsFormação do BibliotecárioEscolas de BiblioteconomiaEducation for librarianshipLibrarian trainingSchools of LibrarianshipArtigo de periódico.O artigo tem por objetivo apresentar acontecimentos que marcaram o início do ensino de Biblioteconomia na França e nos Estados Unidos, com experiências relevantes que inspiraram as escolas no Brasil. Retrata a trajetória histórica da École des Chartes, criada na França, em 1821, com a missão de formar futuros curadores patrimoniais, especialmente para bibliotecas, sem, entretanto, constituir-se em curso de Biblioteconomia. O artigo foi elaborado a partir de revisão bibliográfica em publicações científicas que abordam a história do ensino de Biblioteconomia. A gênese da Biblioteconomia moderna, entretanto, remete ao início do século XIX, na Alemanha, em que, em 1886, surgiu o primeiro curso superior de Biblioteconomia, na Universidade de Göttingen. As práticas biblioteconômicas norte-americanas foram significativamente influenciadas pela experiência alemã. Em 1887, por iniciativa de Melvin Dewey, ocorreu a criação da primeira escola de Biblioteconomia, nos Estados Unidos, na Columbia College, e contava com uma forte tendência técnico-vocacional. Após essa iniciativa pioneira, novas escolas foram criadas nos Estados Unidos, entretanto sem um padrão de qualidade definido. Isso obrigou a elaboração de um documento da ALA, com recomendações mínimas, para os cursos de Biblioteconomia. Em 1928, ocorreu a criação da Graduate Library School, em Chicago, estabelecendo um novo padrão para a formação dos bibliotecários naquele país. No Brasil, o ensino de Biblioteconomia desenvolveu-se a partir da fusão de diferentes influências oriundas desses países, culminando no cenário atual do país em relação à formação de bibliotecários e bibliotecárias.The article aims to present events that marked the beginning of theLibrarianship teaching in France and the United States, with relevant experiences which inspired the schools in Brazil. It approaches the history of the École des Chartes, created inf France in 1821, with the mission of create new patrimonial curators, especially for Libraries, without, how ever to result in a Librarianship course.The article was elaborated from a bibliographic review in scientific publications that approach the history of the teaching of Librarianship.The origin of modern librarianship, however, goes back to the beginning of the XIX century in Germany, where, in 1886, there was the first academical course of Librarianship in the University of Göttingen. The North American librarianship practices were deeply influenced by the German experience. In 1887, as a Melvin Dewey initiative, there was the creation of the first Librarianship school in the United States, at Columbia University, with a strong technovocacional tendency. after the pioneering iniative, new schools were created at the United States, but not with a definite quality. That forced the constitutition of an ALA documente with the minimal recommendations required for the courses of the librarianshio. In 1928 there was the creation of the Graduate Library School in Chigago establishing a new pattern for the graduation of the librariansin that country. In Brazil, the Librarianship teaching developed from the fusion of different influences from the countries cited above, resulting on our current national scenery in relation to the graduation of new librarians.2022-07-17T18:14:09Z2022-07-17T18:14:09Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHUBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M.; ATTI, A. Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12105. Acesso em: 8 jul. 2022.2236-7594http://repositorio.furg.br/handle/1/10536https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12105porHubner, Marcos Leandro FreitasSilva, Jose Fernando ModestoAtti, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-07-17T18:14:09Zoai:repositorio.furg.br:1/10536Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-07-17T18:14:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
The origins of librarianship teaching in Brazil.
title Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
spellingShingle Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
Hubner, Marcos Leandro Freitas
Ensino de Biblioteconomia
École des Chartes
Library Schools
Formação do Bibliotecário
Escolas de Biblioteconomia
Education for librarianship
Librarian training
Schools of Librarianship
title_short Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
title_full Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
title_fullStr Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
title_full_unstemmed Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
title_sort Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.
author Hubner, Marcos Leandro Freitas
author_facet Hubner, Marcos Leandro Freitas
Silva, Jose Fernando Modesto
Atti, Alessandra
author_role author
author2 Silva, Jose Fernando Modesto
Atti, Alessandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hubner, Marcos Leandro Freitas
Silva, Jose Fernando Modesto
Atti, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biblioteconomia
École des Chartes
Library Schools
Formação do Bibliotecário
Escolas de Biblioteconomia
Education for librarianship
Librarian training
Schools of Librarianship
topic Ensino de Biblioteconomia
École des Chartes
Library Schools
Formação do Bibliotecário
Escolas de Biblioteconomia
Education for librarianship
Librarian training
Schools of Librarianship
description Artigo de periódico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2022-07-17T18:14:09Z
2022-07-17T18:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HUBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M.; ATTI, A. Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12105. Acesso em: 8 jul. 2022.
2236-7594
http://repositorio.furg.br/handle/1/10536
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12105
identifier_str_mv HUBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M.; ATTI, A. Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12105. Acesso em: 8 jul. 2022.
2236-7594
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10536
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384417226719232