A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knuth, Alan Goularte
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Azevedo, Mario Renato, Rigo, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1253
Resumo: Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsias sobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estão associadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, a superficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira, de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizar questões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado de conclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de 2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas, RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição de importância.
id FURG_c3e614f6453cb2caccf3e4440c91729d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1253
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação FísicaThe inclusion of transversal themes on health in physical education classesSaúdeEscolaEducação FísicaSchoolHealthPhysical EducationApesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsias sobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estão associadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, a superficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira, de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizar questões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado de conclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de 2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas, RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição de importância.Despite the term health being usually present in Physical Education classes, there are controversies on how health should be discussed by Physical Education at the school environment. Such doubts are related to at least three aspects: doubts on the best theoretical basis for approaching health topics, the lack of deepness on the concept of health in the context of Physical Education, and the epistemology of segregation, which leads to a duality between biological and human sciences. In this essay, we analyze an experience of including health in the daily routine of Physical Education classes. Interventions took place as part of the requisites for finalizing the Physical Education School at the Federal University of Pelotas, Brazil, in 2006. Interventions were carried out with a group of females, from the 11th grade of a public school in Pelotas, Brazil. This experience helped giving importance to the theme ‘health’ in the school environment.2011-11-01T19:21:49Z2011-11-01T19:21:49Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C.. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 12, p. 73-78, 2007. Disponível em: <http://www.sbafs.org.br/_artigos/60.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.1413-3482http://repositorio.furg.br/handle/1/1253porKnuth, Alan GoularteAzevedo, Mario RenatoRigo, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-01T19:21:49Zoai:repositorio.furg.br:1/1253Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-01T19:21:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
The inclusion of transversal themes on health in physical education classes
title A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
spellingShingle A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
Knuth, Alan Goularte
Saúde
Escola
Educação Física
School
Health
Physical Education
title_short A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
title_full A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
title_fullStr A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
title_sort A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física
author Knuth, Alan Goularte
author_facet Knuth, Alan Goularte
Azevedo, Mario Renato
Rigo, Luiz Carlos
author_role author
author2 Azevedo, Mario Renato
Rigo, Luiz Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knuth, Alan Goularte
Azevedo, Mario Renato
Rigo, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Escola
Educação Física
School
Health
Physical Education
topic Saúde
Escola
Educação Física
School
Health
Physical Education
description Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsias sobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estão associadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, a superficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira, de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizar questões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado de conclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de 2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas, RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição de importância.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-11-01T19:21:49Z
2011-11-01T19:21:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C.. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 12, p. 73-78, 2007. Disponível em: <http://www.sbafs.org.br/_artigos/60.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
1413-3482
http://repositorio.furg.br/handle/1/1253
identifier_str_mv KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C.. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 12, p. 73-78, 2007. Disponível em: <http://www.sbafs.org.br/_artigos/60.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
1413-3482
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392500248576