Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longaray, André Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5475
Resumo: Nos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.
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Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.porTeoria das filasPesquisa operacionalServiços públicosEmprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALEmprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social o caso da APS Canguçu – RS.pdfEmprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social o caso da APS Canguçu – RS.pdfapplication/pdf391107https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5475/1/Emprego%20da%20teoria%20das%20filas%20para%20a%20diminui%c3%a7%c3%a3o%20do%20tempo%20de%20espera%20de%20atendimento%20em%20uma%20ag%c3%aancia%20da%20previd%c3%aancia%20social%20o%20caso%20da%20APS%20Cangu%c3%a7u%20%e2%80%93%20RS.pdf7baf824b677db3be21922d999b142249MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/5475/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open access1/54752015-10-12 16:01:20.1open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-12T19:01:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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