Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longaray, André Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5475
Resumo: Nos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.
id FURG_c73590f30677255db7315a9c869f8716
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5475
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RSTeoria das filasPesquisa operacionalServiços públicosNos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.2015-10-12T19:01:20Z2015-10-12T19:01:20Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5475porLongaray, André Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-12T19:01:20Zoai:repositorio.furg.br:1/5475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-12T19:01:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
title Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
spellingShingle Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
Longaray, André Andrade
Teoria das filas
Pesquisa operacional
Serviços públicos
title_short Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
title_full Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
title_fullStr Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
title_full_unstemmed Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
title_sort Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
author Longaray, André Andrade
author_facet Longaray, André Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longaray, André Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das filas
Pesquisa operacional
Serviços públicos
topic Teoria das filas
Pesquisa operacional
Serviços públicos
description Nos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-10-12T19:01:20Z
2015-10-12T19:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5475
identifier_str_mv LONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187269453938688