Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5475 |
Resumo: | Nos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores. |
id |
FURG_c73590f30677255db7315a9c869f8716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5475 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RSTeoria das filasPesquisa operacionalServiços públicosNos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores.2015-10-12T19:01:20Z2015-10-12T19:01:20Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5475porLongaray, André Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-12T19:01:20Zoai:repositorio.furg.br:1/5475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-12T19:01:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
title |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
spellingShingle |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS Longaray, André Andrade Teoria das filas Pesquisa operacional Serviços públicos |
title_short |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
title_full |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
title_fullStr |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
title_full_unstemmed |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
title_sort |
Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS |
author |
Longaray, André Andrade |
author_facet |
Longaray, André Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longaray, André Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria das filas Pesquisa operacional Serviços públicos |
topic |
Teoria das filas Pesquisa operacional Serviços públicos |
description |
Nos dias atuais, o dinamismo pauta as relações entre pessoas e organizações. Nesse sentido, qualquer tipo de atraso operacional é visto como uma característica negativa às organizações, o que acarreta descontentamento dos clientes e remete à falta de qualidade. Nos últimos anos, o fluxo de pessoas que transitam pelas Agências da Previdência Social cresceu consideravelmente. O aumento da expectativa de vida da população associado ao crescimento populacional desordenado e a má distribuição de renda leva as pessoas a procurarem as Agências do INSS como se nestas encontrassem a solução de todos os seus problemas. Há casos de cidades que dependem economicamente de 90% dos benefícios da Previdência Social. Dentro deste contexto as Agências da Previdência Social (APS) são repartições públicas muito procuradas, tendo como uma de suas conseqüências, a formação de filas diante dos guichês de atendimento. Nesse sentido, os pesquisadores buscaram encontrar soluções para amenizar o problema das filas na Agência da Previdência Social do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Pretende-se, aqui, demonstrar o processo de utilização da Teoria das Filas para a previsão do comportamento das filas e dimensionamento das mesmas, com o objetivo da melhoria do fluxo de atendimento, significativas reduções no tempo de espera; e aumento da satisfação dos clientes e servidores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-10-12T19:01:20Z 2015-10-12T19:01:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015. http://repositorio.furg.br/handle/1/5475 |
identifier_str_mv |
LONGARAY, André Andrade. Emprego da teoria das filas para a diminuição do tempo de espera de atendimento em uma agência da previdência social: o caso da APS Canguçu – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_129_830_17311.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187269453938688 |