A teoria da complexidade no movimento da Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/623 |
Resumo: | Uma das forças de resistência ao paradigma dominante é através da percepção da complexidade no sistema, por entendimento entre as partes, o todo e as propriedades emergentes, promovendo reflexões críticas e a introdução da noosfera complexa no pensamento sócio-ambiental. A partir da compreensão da complexidade, o ser humano ao sonhar permite desordenar a realidade para gerar uma nova organização através de interações com o imaginário, para a construção do devir utópico. |
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A teoria da complexidade no movimento da Educação AmbientalComplexidadeOrdem/desordem/organizaçãoNoosferaSonhosComplexityOrder/disorder/organizationNoosphereDreamsUma das forças de resistência ao paradigma dominante é através da percepção da complexidade no sistema, por entendimento entre as partes, o todo e as propriedades emergentes, promovendo reflexões críticas e a introdução da noosfera complexa no pensamento sócio-ambiental. A partir da compreensão da complexidade, o ser humano ao sonhar permite desordenar a realidade para gerar uma nova organização através de interações com o imaginário, para a construção do devir utópico.One of the resistance forces to the dominant paradigm is through the perception of the complexity in the system, for understanding among the parts, the whole and the emergent properties, promoting critical reflections and the introduction of the complex noosphere in the partner-environmental thought. Starting from the understanding of the complexity, the human being when dreaming allows to disorder the reality to generate a new organization through interactions with the imaginary, for the construction of the utopian.2011-06-01T19:21:15Z2011-06-01T19:21:15Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARQUES, Maria Cristina; CALLONI, Humberto. A teoria da complexidade no movimento da educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 4, p. 1-7, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1217/513>. Acesso em: 27 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/623porMarques, Maria CristinaCalloni, Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T04:03:21Zoai:repositorio.furg.br:1/623Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T04:03:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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