Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal'Igna, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Scherer, Renata Porcher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10832
Resumo: Uma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020.
id FURG_ca754e0caab349bd0653936bc5efcfed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10832
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docênciaTrabajo docente en Brasil: de la feminización del magisterio para la desfeminización de laDocencia teaching work in Brazil: from feminization of teaching profession to defeminization of teachingGênerotrabalho docentefeminização do magistérioprofissionalizaçãoGénerotrabajo docentefeminización del magisterioprofesionalizaciónGenderteaching workfeminization of the teaching professionprofessionalizationUma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020.Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte do material empírico produzido em um grupo focal com estudantes de Pedagogia em 2015. Buscou-se fundamentação nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos sociológicos do trabalho. Ao final, foi possível identificar que a literatura pedagógica brasileira produzida na década de 1980 inaugura um debate importante em prol da profissionalização do trabalho docente, produzindo um deslocamento da feminização do magistério para o que chamamos de desfeminização da docência. Evidencia-se, ainda, que as novas gerações de professoras mobilizam determinados saberes docentes para defenderem um compromisso político da escola com os conhecimentos escolares.Este artículo examina los modos de constitución del trabajo docente en el contexto brasileño. Para tanto, se realiza el análisis de una obra publicada en el año 1982, y parte del material empírico producido en un grupo focal con estudiantes de Pedagogía en el año 2015. Se buscó fundamentación en los estudios de género postestructuralistas y en los estudios sociológicos del trabajo. Al final, fue posible identificar que la literatura pedagógica brasileña producida en la década de 1980 inaugura un debate importante en favor de la profesionalización del trabajo docente, produciendo un desplazamiento de la feminización del magisterio para lo que llamamos de desfeminización de la docencia. Se evidencia, todavía, que las nuevas generaciones de profesoras movilizan determinados saberes docentes para defender un compromiso político de la escuela con los conocimientos escolares.This article examines the ways in which teaching work is constituted in the Brazilian context. For this purpose, an analysis of a work published in 1982 and of a part of the empirical material produced in 2015 in a focus group with Pedagogy undergraduates is carried out. Theoretical basis was sought in post-structuralist gender studies and in sociological studies of work. In the end, it was possible to identify that the Brazilian pedagogical literature produced in the 1980s inaugurates an important debate in favor of the professionalization of teaching work, producing a shift from the feminization of teaching profession to what we call defeminization of teaching. It is also evident that the new generations of teachers mobilize certain teaching knowledge to defend a school's political commitment to school knowledge.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-12T22:25:50Z2023-04-12T22:25:50Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDAL’IGNA, M. C.; SCHERER, R. P. Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11803. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1083210.14295/de.v8i1.11803porDal'Igna, Maria CláudiaScherer, Renata Porcherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-12T22:25:51Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10832Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-12T22:25:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
Trabajo docente en Brasil: de la feminización del magisterio para la desfeminización de la
Docencia teaching work in Brazil: from feminization of teaching profession to defeminization of teaching
title Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
spellingShingle Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
Dal'Igna, Maria Cláudia
Gênero
trabalho docente
feminização do magistério
profissionalização
Género
trabajo docente
feminización del magisterio
profesionalización
Gender
teaching work
feminization of the teaching profession
professionalization
title_short Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
title_full Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
title_fullStr Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
title_full_unstemmed Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
title_sort Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
author Dal'Igna, Maria Cláudia
author_facet Dal'Igna, Maria Cláudia
Scherer, Renata Porcher
author_role author
author2 Scherer, Renata Porcher
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal'Igna, Maria Cláudia
Scherer, Renata Porcher
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
trabalho docente
feminização do magistério
profissionalização
Género
trabajo docente
feminización del magisterio
profesionalización
Gender
teaching work
feminization of the teaching profession
professionalization
topic Gênero
trabalho docente
feminização do magistério
profissionalização
Género
trabajo docente
feminización del magisterio
profesionalización
Gender
teaching work
feminization of the teaching profession
professionalization
description Uma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-12T22:25:50Z
2023-04-12T22:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAL’IGNA, M. C.; SCHERER, R. P. Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11803. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10832
10.14295/de.v8i1.11803
identifier_str_mv DAL’IGNA, M. C.; SCHERER, R. P. Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11803. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11803
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274688430080