Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10832 |
Resumo: | Uma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020. |
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Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docênciaTrabajo docente en Brasil: de la feminización del magisterio para la desfeminización de laDocencia teaching work in Brazil: from feminization of teaching profession to defeminization of teachingGênerotrabalho docentefeminização do magistérioprofissionalizaçãoGénerotrabajo docentefeminización del magisterioprofesionalizaciónGenderteaching workfeminization of the teaching professionprofessionalizationUma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020.Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte do material empírico produzido em um grupo focal com estudantes de Pedagogia em 2015. Buscou-se fundamentação nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos sociológicos do trabalho. Ao final, foi possível identificar que a literatura pedagógica brasileira produzida na década de 1980 inaugura um debate importante em prol da profissionalização do trabalho docente, produzindo um deslocamento da feminização do magistério para o que chamamos de desfeminização da docência. Evidencia-se, ainda, que as novas gerações de professoras mobilizam determinados saberes docentes para defenderem um compromisso político da escola com os conhecimentos escolares.Este artículo examina los modos de constitución del trabajo docente en el contexto brasileño. Para tanto, se realiza el análisis de una obra publicada en el año 1982, y parte del material empírico producido en un grupo focal con estudiantes de Pedagogía en el año 2015. Se buscó fundamentación en los estudios de género postestructuralistas y en los estudios sociológicos del trabajo. Al final, fue posible identificar que la literatura pedagógica brasileña producida en la década de 1980 inaugura un debate importante en favor de la profesionalización del trabajo docente, produciendo un desplazamiento de la feminización del magisterio para lo que llamamos de desfeminización de la docencia. Se evidencia, todavía, que las nuevas generaciones de profesoras movilizan determinados saberes docentes para defender un compromiso político de la escuela con los conocimientos escolares.This article examines the ways in which teaching work is constituted in the Brazilian context. For this purpose, an analysis of a work published in 1982 and of a part of the empirical material produced in 2015 in a focus group with Pedagogy undergraduates is carried out. Theoretical basis was sought in post-structuralist gender studies and in sociological studies of work. In the end, it was possible to identify that the Brazilian pedagogical literature produced in the 1980s inaugurates an important debate in favor of the professionalization of teaching work, producing a shift from the feminization of teaching profession to what we call defeminization of teaching. It is also evident that the new generations of teachers mobilize certain teaching knowledge to defend a school's political commitment to school knowledge.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-12T22:25:50Z2023-04-12T22:25:50Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDAL’IGNA, M. C.; SCHERER, R. P. Trabalho docente no Brasil: da feminização do magistério para a desfeminização da docência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11803. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1083210.14295/de.v8i1.11803porDal'Igna, Maria CláudiaScherer, Renata Porcherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-12T22:25:51Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10832Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-12T22:25:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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