Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolci, Danielle Schmidt
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Shirazawa, Juliana, Kindel, Eunice Aita Isaia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6855
Resumo: No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.
id FURG_cb0a02a58b460e03012135268f26a97b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6855
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuadaEnvironmental Education: Experiencing theory and practice in in-service educationEducação ambientalFormação continuadaAntropocentrismoEnvironmental educationIn-service educationAnthropocentrismNo Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.Although Environmental Education is not considered a school subject in Brazil, it must be included in the syllabus as an extra theme. Some authors believe that the present fragmentation of teaching is strongly associated with the way we understand the world from a socio-environmental perspective. In this context, we have implemented the project “Environmental Education: experiencing theory and practice in in-service education”, which is connected with the Extension Department at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It aims at developing teachers who will be able to teach this topic, constructing new educational proposals for schools, preparing tools for educators, and verifying the importance of an in-service course to find new ways to perceive, understand, and interact with the environment and themselves. The participants’ conceptions of environment and Environmental Education formed the basis for this study. Results confirm the importance and show the need for in-service education in this field since there were changes in these conceptions at the end of the course.EDGRAF2016-12-02T02:12:12Z2016-12-02T02:12:12Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDOLCI, Danielle Schmidt; SHIRAZAW, Juliana; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 133-150, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/980 >. Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6855porDolci, Danielle SchmidtShirazawa, JulianaKindel, Eunice Aita Isaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-02T02:12:12Zoai:repositorio.furg.br:1/6855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-02T02:12:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
Environmental Education: Experiencing theory and practice in in-service education
title Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
spellingShingle Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
Dolci, Danielle Schmidt
Educação ambiental
Formação continuada
Antropocentrismo
Environmental education
In-service education
Anthropocentrism
title_short Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
title_full Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
title_fullStr Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
title_sort Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
author Dolci, Danielle Schmidt
author_facet Dolci, Danielle Schmidt
Shirazawa, Juliana
Kindel, Eunice Aita Isaia
author_role author
author2 Shirazawa, Juliana
Kindel, Eunice Aita Isaia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolci, Danielle Schmidt
Shirazawa, Juliana
Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação continuada
Antropocentrismo
Environmental education
In-service education
Anthropocentrism
topic Educação ambiental
Formação continuada
Antropocentrismo
Environmental education
In-service education
Anthropocentrism
description No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-12-02T02:12:12Z
2016-12-02T02:12:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOLCI, Danielle Schmidt; SHIRAZAW, Juliana; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 133-150, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/980 >. Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6855
identifier_str_mv DOLCI, Danielle Schmidt; SHIRAZAW, Juliana; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 133-150, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/980 >. Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384381911728128