O ser idoso estomizado sob o olhar complexo: uma proposta de gerontotecnologia educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Edaiane Joana Lima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6372
Resumo: Na presença da estomia, o idoso pode apresentar maior grau de complicações e dificuldades no processo de adaptação, talvez porque a estomia envolva significados que dizem respeito à auto-imagem e à presença/aumento de dependência. Resgatar a necessidade do autocuidado do idoso em relação à saúde é fundamental para que, no cuidado, se obtenha sua participação e mobilização diária quanto à formulação do processo educativo em saúde. Este estudo tem como objetivos identificar as características do idoso estomizado, atendido em um serviço de estomaterapia e propor uma gerontotecnologia educativa que venha a contribuir no cuidado de idosos estomizados, à luz da Complexidade, de Edgar Morin. Foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como local um serviço de estomaterapia, o qual possibilitou contato com fichas cadastrais e via telefone com os sujeitos e, depois, com o domicílio do idoso, no Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos do estudo totalizaram 4 (quatro) idosos, sendo três mulheres e um homem. Foram utilizados, como instrumento, o formulário e o ecomapa, e como técnicas, a entrevista, a observação assistemática e a gravação. Foram respeitadas as normas éticas. A análise dos dados deu-se por: 1) leitura exaustiva dos dados; 2) apresentação dos casos e seus ecomapas tendo como suporte a Complexidade de Edgar Morin; 3) redescoberta de conceitos, a priori, que ilustraram a visão do idoso com estomia: ser humano idoso estomizado complexo, saúde complexa do idoso estomizado, cuidado complexo ao idoso estomizado e sua família. Por fim, elaborou-se uma cartilha educativa, junto ao idoso, como facilitadora para o autocuidado. Quanto aos resultados, verificou-se que cada idoso estomizado está permeado por situações pontuais e, a partir disso, percebeu-se diferentes concepções recursivas e formas de enfrentamento na adaptação. A aceitação da mudança corporal e psicológica mostrou-se mais fácil, quando se verificou apoio familiar, instrução técnica anterior ou presença de pessoas conhecidas. O enfrentamento da doença e a possibilidade da morte são aspectos presentes para os idosos e que limitam suas atividades de vida diária. Assim, surgiram conceitos que contemplaram o ser humano em sua totalidade, com incertezas e significados. A visão que transcende a complexidade da estomia engloba um cuidado que busca integrar a família do idoso com estomia, estimulando-o ao autocuidado e ao acolhimento diário, reforçando a auto-estima, como estratégia de recomeço em meio a desafios permanentes: ser idoso e ter uma estomia. Lançar um novo olhar sobre a temática idoso estomizado é complexo, exigindo abordagem multidimensional das características que o envolvem. Acreditase que mudanças favoráveis poderão advir após implementação de um programa de educação em saúde que contemple a singularidade das questões que envolvem o idoso estomizado e suas necessidades.
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Este estudo tem como objetivos identificar as características do idoso estomizado, atendido em um serviço de estomaterapia e propor uma gerontotecnologia educativa que venha a contribuir no cuidado de idosos estomizados, à luz da Complexidade, de Edgar Morin. Foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como local um serviço de estomaterapia, o qual possibilitou contato com fichas cadastrais e via telefone com os sujeitos e, depois, com o domicílio do idoso, no Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos do estudo totalizaram 4 (quatro) idosos, sendo três mulheres e um homem. Foram utilizados, como instrumento, o formulário e o ecomapa, e como técnicas, a entrevista, a observação assistemática e a gravação. Foram respeitadas as normas éticas. A análise dos dados deu-se por: 1) leitura exaustiva dos dados; 2) apresentação dos casos e seus ecomapas tendo como suporte a Complexidade de Edgar Morin; 3) redescoberta de conceitos, a priori, que ilustraram a visão do idoso com estomia: ser humano idoso estomizado complexo, saúde complexa do idoso estomizado, cuidado complexo ao idoso estomizado e sua família. Por fim, elaborou-se uma cartilha educativa, junto ao idoso, como facilitadora para o autocuidado. Quanto aos resultados, verificou-se que cada idoso estomizado está permeado por situações pontuais e, a partir disso, percebeu-se diferentes concepções recursivas e formas de enfrentamento na adaptação. A aceitação da mudança corporal e psicológica mostrou-se mais fácil, quando se verificou apoio familiar, instrução técnica anterior ou presença de pessoas conhecidas. O enfrentamento da doença e a possibilidade da morte são aspectos presentes para os idosos e que limitam suas atividades de vida diária. Assim, surgiram conceitos que contemplaram o ser humano em sua totalidade, com incertezas e significados. A visão que transcende a complexidade da estomia engloba um cuidado que busca integrar a família do idoso com estomia, estimulando-o ao autocuidado e ao acolhimento diário, reforçando a auto-estima, como estratégia de recomeço em meio a desafios permanentes: ser idoso e ter uma estomia. Lançar um novo olhar sobre a temática idoso estomizado é complexo, exigindo abordagem multidimensional das características que o envolvem. Acreditase que mudanças favoráveis poderão advir após implementação de um programa de educação em saúde que contemple a singularidade das questões que envolvem o idoso estomizado e suas necessidades.On the ostomy presence, the old person can show a higher degree of complications and difficulties on the adaptation process, maybe because ostomy involves meanings that are related to the self-image and to the presence/increase of dependence. To rescue the self-care needing to old people, related to health, it is fundamental that, in the caring, to obtain their participation and daily mobilizaton to the health educative process formulation. The aims of this study were to identify the characteristics of the ostomates elders, participants of a ostomy therapy service and to propose an educative gerontotechnologic that could contribute to the senior’s ostomate care, according to the complexity by Edgar Morin. The research had a qualitative approach as case study in a ostomy therapy service that permited the contact with registers and by telephone with the subjects and, after, with the old people’s homes, on Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. The subjects of the study were 4 (four) old people, three women and one man. The instruments were, the forms and the ecomap, and as technics, the interview, the non-systematic observation and the recording. The ethical norms were followed. The data analysis occurred by: 1) data exaustive reading; 2) cases presentation and their ecomaps supported by the Edgar Morin’s Complexity; 3) concepts rediscovered, a priori, that ilustrated the ostomate old’s view: complex old human being ostomate, complex health of the ostomised old, complex care to the ostomate old and their family. So, we elaborate an educative spelling book, with the old’s help, as vehicle to the self-care. As results, we verified that each ostomate old is permeated by punctual situation and, from it, we realised different recursive concepts and forms of facing in the adaptation. The acceptance of the corporal and psychological changes showed easier when there was family support, technical instruction before or known people presence. Facing of the disease and the possibility of the death is present aspects for the seniors and limit their activities of daily life. Like this, concepts that contemplated the human being in your totality appeared, with uncertainties and meanings. The vision that transcends the complexity of the ostomy includes a care that looks for to integrate the senior's family with ostomy, stimulating them to the self-care and the daily reception, reinforcing the self-esteem, as restart strategy amid permanent challenges: to be senior and to have an ostomy. To propose a new look about the theme involving a senior ostomated is complex, demanding multidimensional approach of characteristics that involve them. It is believed that favorable changes can occur after implementation of a health education program that contemplate the singularity of the subjects that involve the senior ostomated and their meditates needs.En la presencia de estomía, el anciano puede presentar un mayor grado de complicaciones y dificultades en el proceso de adaptación, tal vez porque la estomía envuelva significados que dicen respeto a la auto-imagen y la presencia/aumento de la dependencia. Rescatar la necesidad del autocuidado del anciano en relación a la salud es fundamental, para que, en el cuidado, se obtenga su participación y movilización diaria cuanto a la formulación del proceso educativo en salud. Este estudio tiene por objetivos identificar las características del anciano estomizado, atendido en un servicio estomaterapia y proponer una gerontotecnologia educativa que venga a contribuir en el cuidado de los ancianos estomizados, a la luz de la complejidad de Edgar Morin. Fue realizado una investigación, con enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso, teniendo como local un servicio de estomaterapia, lo que permitió contacto con las hojas de registro y vía teléfono con los sujetos, y luego a la casa de los ancianos, en Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Los sujetos del estudio totalizaran 4 (cuatro) ancianos, sendo tres mujeres y un hombre. Fueron utilizados como instrumento, el formulario y el ecomapa, y cómo técnicas, la entrevista, la observación asistemático y el registro. Fueran respetadas las normas éticas. El análisis de los datos se ha basado en: 1) lectura exhaustiva de datos; 2) presentación de los casos y su ecomapas teniendo cómo apoyo de la complejidad Edgar Morin; 3) redescubrimiento de los conceptos a priori, que ilustran la visión del anciano con Estomía: ser humano anciano estomizado complejo, salud compleja del anciano estomizado, atención compleja a los ancianos estomizado y su familia. Por último, se produjo una libreta educativa, junto a los ancianos, como facilitador para el autocuidado. Cuanto a los resultados, se comprobó que cada ancianos estomizado está cercado de situaciones puntuales y, a partir de eso, se percibió diferentes concepciones recursivas y formas de enfrentamiento en la adaptación. La aceptación del cambio corporal y psicológica ha sido más fácil, cuando hubo apoyo de la familia, instrucción técnica anterior o la presencia de personas conocidas. El enfrentamiento de la enfermedad y la posibilidad de muerte son aspectos presentes para el anciano y que limitan sus actividades en la vida cotidiana. Así surgieron conceptos que contemplaran al ser humano en su totalidad, con incertidumbres y significados. La visión que trasciende la complejidad de la estomía abarca la atención que busca integrar la familia de los ancianos con estomía, estimulando-o s el autocuidado y la acogida diaria, reforzando la autoestima, como una estrategia de recomienzo en medio de los desafíos permanentes: Ser anciano y tener una estomía. Lanzar una nueva mirada sobre la temática anciano estomizado es complejo, requiriendo abordaje multidimensional de las características que lo envuelven. Se cree que los cambios favorables podrán adhibir después de la implementación de un programa de educación en salud que contemple la singularidad de las cuestiones que envuelven el anciano estomizado y sus necesidades.Santos, Silvana Sidney CostaBarros, Edaiane Joana Lima2016-08-19T16:10:19Z2016-08-19T16:10:19Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Edaiane Joana Lima de. 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