Uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários: uma aplicação ao porto do Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartz, Diana Schein
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Milton Luiz Paiva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5131
Resumo: Neste trabalho é aplicada uma metodologia para encontrar o número adequado de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da técnica de modelagem de filas. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referentes ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. No processo de modelagem empregado, é feita a suposição de que as chegadas de navios e o processo de atendimento dos mesmos obedecem, respectivamente, às distribuições de Poisson e Exponencial. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 e 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores.
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