Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Cesar Augusto Yaya
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11406
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_cefbca573fc85eed9e64f05bf54b85e8
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11406
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental críticaEducação AmbientalEducação de SurdosFormação de ProfessoresEnsino das CiênciasEducação Ambiental Ensino e Formação de Educadores(as)Educación AmbientalEducación de SordosFormación de ProfesoresEnseñanza de las CienciasEducación Ambiental Enseñanza y Formación de Educadores(as)Dissertação (mestrado)A presente dissertação de mestrado é resultado do processo desenvolvido com um grupo de professores que constituem o Corpo Docente de uma Escola Municipal Bilíngue no Município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aborda a educação de estudantes surdos como fenômeno da pesquisa, focando na vivência relatada e a prática docente desenvolvida nesta Escola Bilíngue, em relação à proposta contida no seu PPP. A pesquisa desenvolveu-se dentro da perspectiva teórica do Materialismo Histórico Dialético, objetivando conhecer e analisar nos documentos geradores e propositores da organização e funcionamento da escola, que práticas pedagógicas são desenvolvidas no todo da escola que possam estar dificultando ou mesmo impedindo que o processo de ensino e aprendizagem aconteça dentro do preconizado no seu PPP. Este estudo, ao descrever que situações-limite o processo de ensino dos estudantes surdos apresenta, indica como sugestão possíveis atos-limite necessários para superar as prováveis contradições impedidoras da aprendizagem. Nas considerações finais trazemos, sob a luz das descobertas deste estudo, algumas proposições de organização de atividades pedagógicas formativas, como confecção e uso de material didático que facilite ao estudante surdo a leitura crítica do mundo e a compreensão da realidade concreta em que vive. A dissertação mostra a Educação Ambiental como organizadora de saberes que, se transversalizados no currículo da escola, permite compreender as diferentes determinações sentidas como necessárias a uma Educação Integral de estudantes não somente os surdos da escola em questão. A prática formativa aqui dissertada traz uma crítica à formação de professores, seja de estudantes surdos, de ouvintes, quer seja em escolas inclusivas como na bilíngue, refletindo a crítica nas contradições dialéticas apresentadas não só na sua formação técnica profissional, como também em cada uma das relações estabelecidas com a sua prática. Como respostas mais pontuais do estudo mediado pelo Curso de Extensão, desenvolvido em espaços livres de participação, descrevemos, como últimas considerações algumas sugestões que pensamos terem sido fruto da revelação desta pesquisa. São revelações generalizadas, bastante pontuais, que podem em muito ajudar o processo de formação docente em universidades e instituições de ensino comprometidas com a emancipação de alunos de qualquer natureza.El presente trabajo de disertación de maestría es resultado del proceso desarrollado con un grupo de profesores que constituyen el cuero docente de una Escuela Municipal Bilingüe en el Municipio de Rio Grande, en el Estado de Rio Grande del Sur. Aborda la educación de estudiantes sordos como fenómeno de investigación, enfocándose en la vivencia relatada, la practica docente desarrollada en esta Escuela Bilingüe, en relación a la propuesta que contiene su PPP. La investigación se desarrollo dentro de la perspectiva teórica del Materialismo Histórico Dialectico, proponiéndose como objetico conocer y analizar en los documentos generadores e propositivos de la organización y funcionamiento de la escuela, cuales practicas pedagógicas son desarrolladas en el todo de la Escuela que puedan estas dificultando o incluso impidiendo que el proceso de enseñanza y aprendizaje suceda dentro de lo establecido en su PPP. Este estudio, al describir que situaciones-límite se presentan en el proceso de enseñanza de los estudiantes sordos, indican como sugerencia posibles actos-limite necesarios para superar las probables contracciones que impiden el aprendizaje. En las consideraciones finales, traemos a la luz de los descubrimientos de este estudio, algunas proposiciones de la organización de actividades pedagógicas, formativas como la construcción y uso de material didáctico que facilite al estudiante sordo la lectura critica del mundo y la compresión de la realidad concreta en que vive. La disertación muestra la Educación Ambiental como organizadora de los saberes que, si son transversalizados en el currículo de la Escuela, permiten comprender las diferentes determinaciones sentidas como necesarias a una Educación Integral de los estudiantes no solamente sordos de la escuela estudiada. La práctica formativa aquí disertada, trae una critica a la formación de los profesores, tanto de estudiantes sordos, como oyentes, tanto en escuelas inclusivas como en las bilingües, reflexionando la crítica en las contradicciones dialécticas presentadas no solo en su formación técnica profesional, sino también en cada una de las relaciones establecidas con su práctica. Como respuestas más puntuale4s del estudio mediado por el Curso de Extensión, desarrollado en espacios de libre participación, describimos, como últimas consideraciones. Algunas sugerencias, que pensamos han sido fruto de la revelación de esta investigación. Son revelaciones generalizadas, bastante puntuales que pueden demás ayudar el proceso de formación docente en universidades e instituciones de enseñanza comprometidas con la emancipación de cualquier naturaleza.Minasi, Luís FernandoVargas, Cesar Augusto Yaya2024-02-07T00:18:09Z2024-02-07T00:18:09Z2024-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVARGAS, Cesar Augusto Yaya. Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-07T00:18:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11406Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-07T00:18:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
title Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
spellingShingle Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
Vargas, Cesar Augusto Yaya
Educação Ambiental
Educação de Surdos
Formação de Professores
Ensino das Ciências
Educação Ambiental Ensino e Formação de Educadores(as)
Educación Ambiental
Educación de Sordos
Formación de Profesores
Enseñanza de las Ciencias
Educación Ambiental Enseñanza y Formación de Educadores(as)
title_short Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
title_full Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
title_fullStr Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
title_sort Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
author Vargas, Cesar Augusto Yaya
author_facet Vargas, Cesar Augusto Yaya
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minasi, Luís Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Cesar Augusto Yaya
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação de Surdos
Formação de Professores
Ensino das Ciências
Educação Ambiental Ensino e Formação de Educadores(as)
Educación Ambiental
Educación de Sordos
Formación de Profesores
Enseñanza de las Ciencias
Educación Ambiental Enseñanza y Formación de Educadores(as)
topic Educação Ambiental
Educação de Surdos
Formação de Professores
Ensino das Ciências
Educação Ambiental Ensino e Formação de Educadores(as)
Educación Ambiental
Educación de Sordos
Formación de Profesores
Enseñanza de las Ciencias
Educación Ambiental Enseñanza y Formación de Educadores(as)
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-07T00:18:09Z
2024-02-07T00:18:09Z
2024-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VARGAS, Cesar Augusto Yaya. Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11406
identifier_str_mv VARGAS, Cesar Augusto Yaya. Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268947476480