Construção de princesas em filmes de animação da Disney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Tânia Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Aline Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10802
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.662-688, Jan./Jun. 2021.
id FURG_d03702872e5ada68802fd9f7027b5d89
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10802
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Construção de princesas em filmes de animação da DisneyBuilding princesses in Disney animated filmsConstruyendo princesas en las películas de animación de DisneyFilme de animaçãoGêneroFeminismoPelícula animadaGéneroAnimated filmGenreFeminismRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.662-688, Jan./Jun. 2021.Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos femininos). Considerando-se que os filmes animados são eivados de representações histórico-culturais, o recorte temporal é de 1937 a 2016, abarcando filmes que compõem a franquia ‘Disney Princesa’, por meio de uma pesquisa qualitativa através da metodologia de revisão bibliográfica e análise do discurso sob a perspectiva das relações de gênero. Conclui-se que essas produções cinematográficas englobam um poder formativo e representativo da sociedade, no entanto, ainda com marcas patriarcais e machistas, de valorização à beleza dos corpos e ao casamento heteronormativo. Outrossim, alguns roteiros apresentam um discurso feminista sutil, com pautas ligadas ao empoderamento feminino, à diversidade, à representatividade, ao gênero e aos questionamentos interseccionais, abrindo caminhos para uma formação midiática e educacional mais justa, plural e equânime.Este artículo analiza las películas de animación de Disney como fuentes de investigación, en las que el objeto son doce princesas (como protagonistas y personajes simbólicos de las mujeres). Considerando que las películas animadas están repletas de representaciones históricas y culturales, el período de tiempo es de 1937 a 2016, abarcando películas que integran la franquicia ‘Disney Princess’, mediante una investigación cualitativa a través de la metodología de revisión bibliográfica y análisis de la discurso desde la perspectiva de las relaciones de género. Se concluye que estas producciones cinematográficas encierran un poder formativo y representativo de la sociedad, sin embargo, aún con marcas patriarcales y sexistas, valorando la belleza de los cuerpos y el matrimonio heteronormativo. Además, algunos guiones presentan un discurso feminista sutil, con pautas vinculadas al empoderamiento femenino, la diversidad, la representatividad, el género y las cuestiones interseccionales, abriendo caminos para una formación mediática y educativa más justa, plural y equitativa.This article analyzes Disney animated films as documentary sources of research, in which the object is twelve princesses (as protagonists and symbolic characters of women). Considering that animated films are filled with historical and cultural representations, the timeframe is from 1937 to 2016, covering films that make up the ‘Disney Princess’ franchise, through a qualitative research through the methodology of bibliographical review and discourse analysis from the perspective of gender relations. It is concluded that these cinematographic productions include a formative and representative power of society, however, still with patriarchal and sexist marks, valuing the beauty of bodies and heteronormative marriage. Furthermore, some scripts present a subtle feminist discourse, with guidelines linked to female empowerment, diversity, representativeness, gender and intersectional questions,Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-01T01:10:39Z2023-04-01T01:10:39Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMMERMANN, T. R.; MACHADO, A. A. Construção de princesas em filmes de animação da Disney. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 662–688, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12273. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12273. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080210.14295/de.v9i1.12273porZimmermann, Tânia ReginaMachado, Aline Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-01T01:10:40Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10802Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-01T01:10:40Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de princesas em filmes de animação da Disney
Building princesses in Disney animated films
Construyendo princesas en las películas de animación de Disney
title Construção de princesas em filmes de animação da Disney
spellingShingle Construção de princesas em filmes de animação da Disney
Zimmermann, Tânia Regina
Filme de animação
Gênero
Feminismo
Película animada
Género
Animated film
Genre
Feminism
title_short Construção de princesas em filmes de animação da Disney
title_full Construção de princesas em filmes de animação da Disney
title_fullStr Construção de princesas em filmes de animação da Disney
title_full_unstemmed Construção de princesas em filmes de animação da Disney
title_sort Construção de princesas em filmes de animação da Disney
author Zimmermann, Tânia Regina
author_facet Zimmermann, Tânia Regina
Machado, Aline Alves
author_role author
author2 Machado, Aline Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Tânia Regina
Machado, Aline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Filme de animação
Gênero
Feminismo
Película animada
Género
Animated film
Genre
Feminism
topic Filme de animação
Gênero
Feminismo
Película animada
Género
Animated film
Genre
Feminism
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.662-688, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-04-01T01:10:39Z
2023-04-01T01:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZIMMERMANN, T. R.; MACHADO, A. A. Construção de princesas em filmes de animação da Disney. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 662–688, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12273. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12273. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10802
10.14295/de.v9i1.12273
identifier_str_mv ZIMMERMANN, T. R.; MACHADO, A. A. Construção de princesas em filmes de animação da Disney. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 662–688, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12273. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12273. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.12273
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187249858150400