Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6846
Resumo: Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos.
id FURG_d0f33c82be9449e719e6bfbfccd94a85
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6846
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negrosProfessores de históriaLivro didáticoIdentidadeHistory teachersTextbooksIdentityNosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos.This study is aimed at analyzing the importance of textbooks and the teacher of History in the process of identity formation of young blacks. The district of Pontina, city of Ingá, state of Paraíba, was selected in order to verify the contributions and influences textbooks and teaching practices have on young students of Quilombo Pedra D’água. The proposal was particularly focused on the analysis of textbooks adopted by the school and interviews with teachers of history as well as use of recent research on the understanding of students about their community and their identity. The study is grounded on the ideas of several authors. It was found that, despite dealing with accelerated information and rapid changes in technology of nowadays, the teacher continues to be fundamental for the contact with students and as a basic reference for their training. Yes, teacher is responsible for generating views and subjects on students, which turns the textbook into a background; however, the textbook is necessary, since it serves as a guideline for teaching the content and often is the unique research resources for students.2016-12-02T01:30:29Z2016-12-02T01:30:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6846porOliveira, Maria do Socorro Ramos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-02T01:30:29Zoai:repositorio.furg.br:1/6846Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-02T01:30:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
title Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
spellingShingle Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
Professores de história
Livro didático
Identidade
History teachers
Textbooks
Identity
title_short Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
title_full Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
title_fullStr Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
title_full_unstemmed Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
title_sort Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
author Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
author_facet Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de história
Livro didático
Identidade
History teachers
Textbooks
Identity
topic Professores de história
Livro didático
Identidade
History teachers
Textbooks
Identity
description Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-12-02T01:30:29Z
2016-12-02T01:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/6846
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366107590656