Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6846 |
Resumo: | Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos. |
id |
FURG_d0f33c82be9449e719e6bfbfccd94a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6846 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negrosProfessores de históriaLivro didáticoIdentidadeHistory teachersTextbooksIdentityNosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos.This study is aimed at analyzing the importance of textbooks and the teacher of History in the process of identity formation of young blacks. The district of Pontina, city of Ingá, state of Paraíba, was selected in order to verify the contributions and influences textbooks and teaching practices have on young students of Quilombo Pedra D’água. The proposal was particularly focused on the analysis of textbooks adopted by the school and interviews with teachers of history as well as use of recent research on the understanding of students about their community and their identity. The study is grounded on the ideas of several authors. It was found that, despite dealing with accelerated information and rapid changes in technology of nowadays, the teacher continues to be fundamental for the contact with students and as a basic reference for their training. Yes, teacher is responsible for generating views and subjects on students, which turns the textbook into a background; however, the textbook is necessary, since it serves as a guideline for teaching the content and often is the unique research resources for students.2016-12-02T01:30:29Z2016-12-02T01:30:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6846porOliveira, Maria do Socorro Ramos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-02T01:30:29Zoai:repositorio.furg.br:1/6846Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-02T01:30:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
title |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
spellingShingle |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros Oliveira, Maria do Socorro Ramos de Professores de história Livro didático Identidade History teachers Textbooks Identity |
title_short |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
title_full |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
title_fullStr |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
title_sort |
Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros |
author |
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de |
author_facet |
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de história Livro didático Identidade History teachers Textbooks Identity |
topic |
Professores de história Livro didático Identidade History teachers Textbooks Identity |
description |
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do professor de História no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influências que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra d’Água. Nossa proposta se deteve na análise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de História, bem como na utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade e sua identidade. Tomamos em conta as idéias de diversos autores, citados ao longo do texto. Verificamos que, apesar de estarmos em um processo de aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referência básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e, muitas vezes, único recurso de pesquisa dos educandos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-12-02T01:30:29Z 2016-12-02T01:30:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016. 1519-8502 http://repositorio.furg.br/handle/1/6846 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2481/1803 > Acesso em: 29 nov. 2016. 1519-8502 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384366107590656 |