Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11023
Resumo: Rev. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 24-31, jan./jun. 2017.
id FURG_d29b9be63faeadeee492b412d72b842c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11023
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes transTransVulnerabilidades(Des)identificaçõesVulnerabilities(Des)identifications. (Des)identificacionesRev. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 24-31, jan./jun. 2017.Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.This text is the result of dialogues that pulsate in the seek for movements of deconstruction of the truths about the gender identity of trans girls. We point out 'truths' because we are affiliated to the idea that there is not a one way to present as a trans girl to the social world, as many believe in transgendering. Our incursion foresees how school can produce different vulnerabilities when there is a transience of identity that (un)identifies the culturally sexed gender and allows trans girls to coexist with different ways of expressing their feminities. In the cut of bibliographical research, having as a resource the systematic review of literature, we seek diverse readings that assure their space of reflection in the cultural studies, in order to analyze how school has been placed in front of the set of im/possibilities of experiencing processes of (des)identifications and (de)generators of sexed bodies.Este texto es el resultado de diálogos que pulsan en la búsqueda por movimientos de desconstrucción de las verdades sobre la identidad de género de niñas trans. Señalamos 'verdades', porque nos filiamos a la idea de que no hay una manera única de presentarse como niña trans al mundo social, como muchos creen en la transgenitalización. Nuestra incursión prevé problematizar cómo la escuela puede producir diferentes vulnerabilidades cuando hay una transitoriedad identitaria que (des)identifica el género culturalmente sexuado y permite que las niñas trans convivan con diferentes maneras de expresar sus feminidades. Se buscan lecturas diversas en el recorte de la investigación bibliográfica, teniendo como recurso la revisión sistemática de literatura, que aseguran su espacio de reflexión en los estudios culturales, para analizar cómo la Escuela se ha colocado frente al conjunto de im/posibilidades de experimentar procesos de (des)identificaciones y (des)generadores de cuerpos sexuados.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-25T00:46:27Z2023-05-25T00:46:27Z2017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, F. G. O. da.; MAIO, E. R. Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24–31, 2017. DOI: 10.14295/de.v5i1.7383. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383. Acesso em: 19 maio. 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11023porSilva, Fernando Guimarães Oliveira daMaio, Eliane Roseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-25T00:46:27Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11023Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-25T00:46:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
spellingShingle Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Trans
Vulnerabilidades
(Des)identificações
Vulnerabilities
(Des)identifications
. (Des)identificaciones
title_short Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_full Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_fullStr Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_full_unstemmed Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_sort Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
author Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
author_facet Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Maio, Eliane Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Trans
Vulnerabilidades
(Des)identificações
Vulnerabilities
(Des)identifications
. (Des)identificaciones
topic Trans
Vulnerabilidades
(Des)identificações
Vulnerabilities
(Des)identifications
. (Des)identificaciones
description Rev. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 24-31, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
2023-05-25T00:46:27Z
2023-05-25T00:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. G. O. da.; MAIO, E. R. Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24–31, 2017. DOI: 10.14295/de.v5i1.7383. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383. Acesso em: 19 maio. 2023.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11023
identifier_str_mv SILVA, F. G. O. da.; MAIO, E. R. Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24–31, 2017. DOI: 10.14295/de.v5i1.7383. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383. Acesso em: 19 maio. 2023.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187232246267904