BGV na paz : ações educativas para governar a população do bairro Getúlio Vargas da cidade do Rio Grande / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Evandro dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8337
Resumo: Esta dissertação dedica-se a problematizar o programa municipal de segurança pública denominada BGV na Paz, produzido e colocado em funcionamento no início do ano de 2015 em um bairro considerado violento na cidade do Rio Grande - RS. Tal programa teve como lócus de funcionamento uma série de ações as quais tratei como educativas, uma vez que as mesmas foram destinadas ao bairro Getúlio Vargas, também conhecido como BGV ou Cedro, para transformar o local em um território de paz. Além da transformação do bairro, as ações do programa, quando em funcionamento, estabeleceram relações de poder com a população local no sentido de buscar destruir modos de viver tidos como ruins e perigosos e produzir outros tidos como mais dignos de viver. Dessa maneira, ficar em esquinas, fugir dos braços escolares e manter relações conflituosas com os setores governamentais foram modos de viver que as ações buscavam destruir e em contra partida, estimular a "boa" convivência, o afastamento das drogas, a necessidade de permanecer nas escolas e aceitar seus funcionamentos foram alguns modos de viver pautados pelo programa. Por meio destas informações o tema desta dissertação é a segurança pública na cidade do Rio Grande - RS e o problema de investigação é: em que medida o programa BGV na Paz foi tomado como solução para o problema da segurança na cidade do Rio Grande? O objetivo principal foi mapear e problematizar os processos de implementação do Programa BGV na Paz, na cidade do Rio Grande - RS, nos anos de 2015-2016. Sobre as promessas de pesquisa realizadas aponto: (a) acessar resistências do público aos funcionamentos das ações e (b) acessar diferenciais de demandas na relação dessas com o público. Para dar conta destas duas promessas, uma série de decisões foram tomadas em termos de "método", entre elas colocar para funcionar algumas pistas da cartografia social destacada na atitude de "estar lá" para acompanhar processos de produção e funcionamento das ações do programa. Além disso, a decisão de traçar um plano comum para a pesquisa, onde as conversas com moradores, os dados estatísticos, as andanças, os noticiários de jornais foram essenciais para essa atitude. Além destas, a problematização tendo como suporte as teorizações de Michel Foucault também compõe as decisões de método para nortear à escrita. Entre as ações produzidas e colocadas em funcionamento no bairro destaco as três que foram escolhidas por mim para compor o corpus das problematizações e dos acompanhamentos no seu desenvolvimento: (a) a produção de um núcleo de policiamento comunitário no bairro, (b) o projeto Consultório na Rua e a (c) ação BGV rolezinho. Tais ações compõem o programa juntamente com outros projetos que foram mapeados e problematizados nesta dissertação, assim sendo, tratei-as como veículos ou veículos utilizados para conhecer, normalizar e governar uma população, que atualmente é tratada na cidade como problemática, em função de dados estatísticos que apontam para o bairro como epicentro de homicídios em série. Como resultados de investigação aponto a negação dos moradores do bairro a aceitar a condição de local e população violenta, a criminalização de alguns modos de vida que fogem aos tradicionais por setores governamentais e o programa BGV na Paz atuando como uma rede de setores para governar a população local, na tentativa de fazê-los viver, independentemente da condição que os sujeitos estejam.
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Dessa maneira, ficar em esquinas, fugir dos braços escolares e manter relações conflituosas com os setores governamentais foram modos de viver que as ações buscavam destruir e em contra partida, estimular a "boa" convivência, o afastamento das drogas, a necessidade de permanecer nas escolas e aceitar seus funcionamentos foram alguns modos de viver pautados pelo programa. Por meio destas informações o tema desta dissertação é a segurança pública na cidade do Rio Grande - RS e o problema de investigação é: em que medida o programa BGV na Paz foi tomado como solução para o problema da segurança na cidade do Rio Grande? O objetivo principal foi mapear e problematizar os processos de implementação do Programa BGV na Paz, na cidade do Rio Grande - RS, nos anos de 2015-2016. Sobre as promessas de pesquisa realizadas aponto: (a) acessar resistências do público aos funcionamentos das ações e (b) acessar diferenciais de demandas na relação dessas com o público. Para dar conta destas duas promessas, uma série de decisões foram tomadas em termos de "método", entre elas colocar para funcionar algumas pistas da cartografia social destacada na atitude de "estar lá" para acompanhar processos de produção e funcionamento das ações do programa. Além disso, a decisão de traçar um plano comum para a pesquisa, onde as conversas com moradores, os dados estatísticos, as andanças, os noticiários de jornais foram essenciais para essa atitude. Além destas, a problematização tendo como suporte as teorizações de Michel Foucault também compõe as decisões de método para nortear à escrita. Entre as ações produzidas e colocadas em funcionamento no bairro destaco as três que foram escolhidas por mim para compor o corpus das problematizações e dos acompanhamentos no seu desenvolvimento: (a) a produção de um núcleo de policiamento comunitário no bairro, (b) o projeto Consultório na Rua e a (c) ação BGV rolezinho. Tais ações compõem o programa juntamente com outros projetos que foram mapeados e problematizados nesta dissertação, assim sendo, tratei-as como veículos ou veículos utilizados para conhecer, normalizar e governar uma população, que atualmente é tratada na cidade como problemática, em função de dados estatísticos que apontam para o bairro como epicentro de homicídios em série. Como resultados de investigação aponto a negação dos moradores do bairro a aceitar a condição de local e população violenta, a criminalização de alguns modos de vida que fogem aos tradicionais por setores governamentais e o programa BGV na Paz atuando como uma rede de setores para governar a população local, na tentativa de fazê-los viver, independentemente da condição que os sujeitos estejam.This dissertation is dedicated to problematize the municipal public safety program called BGV na Paz, produced and put into operation at the beginning of 2015 in a neighborhood considered violent in the city of Rio Grande - RS. This program had like operation locus a series of actions that I considered like educational, since those actions were directed to Getúlio Vargas' neighborhood, also known as BGV or Cedro, to transform this place into a territory of peace. Besides the transformation of the neighborhood, the program's actions, when in operation, established power relations with a local population in the sense of destroying ways of living considered bad and dangerous, replacing these modes for another provisions more dignified for living. In this way, standing in street corners, fleeing of the arms of classical education and maintaining conflicting relations with government sectors are ways of living that actions seek to destroy and, in counterpart, stimulate to "good" coexistence, withdrawal of drugs, the necessity to remain in schools and accepts the operation of schools were some ways of living guided by the program. Through this information, the subject of this dissertation is the public security in the city of Rio Grande - RS and the research problem: to what extent the program BGV na Paz was taken as a solution to the security problem in the city of Rio Grande? The main objective was to map the processes of implementation of the program BGV na Paz in the city of Rio Grande-RS during 2015 and 2016 years. In what concerns the research promises underline: (a) access the public resistance about the workings of the actions and (b) access to differentials of demands in the relation of these actions with the public. To accomplish those two promises, a series of decisions were made in terms of "methods", among them put to execute some clues of social cartography outstanding in attitude of "being there" to follow the processes of production and operation of the actions into the program. In addition, the decision to draw up a common plan for research, where the conversation with the inhabitants, the statistical data, the wanderings and the newspaper news were essential for that attitude. Besides these, the problematizations, supported by the theories of Michel Foucault, also composes as method decisions to guide the writing. Among the actions produced and put into operation in the neighborhood, I highlight three that were chosen by me to compose the corpus of problematizations and the follow-ups in their development: (a) the production of community policing nucleus in the neighborhood, (b) the Consultório na Rua project and (c) the action BGV rolezinho. These actions compose the program in conjunction with other projects that have been mapped and problematized in this dissertation, therefore, treated this actions like vehicles to normalize and govern to population, which is currently treated in the city like problematic, due to statistical data that point to the neighborhood as the epicenter of a number of homicides. Betwixt the research results, I point out the denial of the residents of the neighborhood to accept the condition that the local and the population are violent, the criminalization of some ways of life that escape the traditional according the governmental sectors and the program BGV na Paz acting as a network of sectors to govern the local population, in an attempt to make them live, regardless of the condition that the subjects are.Hecktheuer, Luiz Felipe AlcantaraNunes, Evandro dos Santos2020-02-25T15:37:47Z2020-02-25T15:37:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Evandro dos Santos. BGV na paz : ações educativas para governar a população do bairro Getúlio Vargas da cidade do Rio Grande / RS. 2017. 127 f. 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