Olhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anderson Pires de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8721
Resumo: O presente projeto de pesquisa, para elaboração da dissertação, aborda o processo de expansão portuária e o impacto do mesmo sobre a população moradora do Bairro Getúlio Vargas, conhecida popularmente como BGV, bairro, este, periférico, localizado no entorno do Porto Novo do Rio Grande no município de Rio Grande -RS/Brasil. O foco da pesquisa parte do processo de reassentamento de 290 famílias que ocupavam as adjacências do Pátio Automotivo do Porto Novo do Rio Grande e que foram distribuídas em dois condomínios. Sendo, 220 famílias no Residencial Getúlio Vargas I e 180 famílias no Residencial Getúlio Vargas II. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Intervenção de Favelas do Governo Federal junto aos recursos financeiros da Caixa Econômica Federal e com relevância nos processos educativos, está em desenvolvimento junto a essa comunidade o Trabalho Técnico Social denominado (TTS-PAC BGV). Em vista disso, analisou-se esse processo por meio da teoria relacionada à Educação Ambiental Emancipatória e transformadora, linha teórica que busca analisar como os grupos sociais desfavorecidos ou que vivem em condições de vulnerabilidade encontram estratégias de superação ou de mitigação da sua situação de desigualdade social.
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