Olhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8721 |
Resumo: | O presente projeto de pesquisa, para elaboração da dissertação, aborda o processo de expansão portuária e o impacto do mesmo sobre a população moradora do Bairro Getúlio Vargas, conhecida popularmente como BGV, bairro, este, periférico, localizado no entorno do Porto Novo do Rio Grande no município de Rio Grande -RS/Brasil. O foco da pesquisa parte do processo de reassentamento de 290 famílias que ocupavam as adjacências do Pátio Automotivo do Porto Novo do Rio Grande e que foram distribuídas em dois condomínios. Sendo, 220 famílias no Residencial Getúlio Vargas I e 180 famílias no Residencial Getúlio Vargas II. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Intervenção de Favelas do Governo Federal junto aos recursos financeiros da Caixa Econômica Federal e com relevância nos processos educativos, está em desenvolvimento junto a essa comunidade o Trabalho Técnico Social denominado (TTS-PAC BGV). Em vista disso, analisou-se esse processo por meio da teoria relacionada à Educação Ambiental Emancipatória e transformadora, linha teórica que busca analisar como os grupos sociais desfavorecidos ou que vivem em condições de vulnerabilidade encontram estratégias de superação ou de mitigação da sua situação de desigualdade social. |
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Olhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora.Educação ambientalTrabalho técnico socialMoradores reassentados dos conjuntos Residências Getúlio Vargas I e IIEnvironmental educationSocial technical workO presente projeto de pesquisa, para elaboração da dissertação, aborda o processo de expansão portuária e o impacto do mesmo sobre a população moradora do Bairro Getúlio Vargas, conhecida popularmente como BGV, bairro, este, periférico, localizado no entorno do Porto Novo do Rio Grande no município de Rio Grande -RS/Brasil. O foco da pesquisa parte do processo de reassentamento de 290 famílias que ocupavam as adjacências do Pátio Automotivo do Porto Novo do Rio Grande e que foram distribuídas em dois condomínios. Sendo, 220 famílias no Residencial Getúlio Vargas I e 180 famílias no Residencial Getúlio Vargas II. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Intervenção de Favelas do Governo Federal junto aos recursos financeiros da Caixa Econômica Federal e com relevância nos processos educativos, está em desenvolvimento junto a essa comunidade o Trabalho Técnico Social denominado (TTS-PAC BGV). Em vista disso, analisou-se esse processo por meio da teoria relacionada à Educação Ambiental Emancipatória e transformadora, linha teórica que busca analisar como os grupos sociais desfavorecidos ou que vivem em condições de vulnerabilidade encontram estratégias de superação ou de mitigação da sua situação de desigualdade social.The present research project for the preparation of the dissertation discusses the process of port expansion and the impact of it on the population resident in the neighborhood Getúlio Vargas, popularly known as BGV, this neighborhood, located in the peripheral surroundings of Porto Novo Rio Grande in the municipality of Rio Grande-RS/Brazil. The focus of the research part of the process of resettlement of 290 families occupying the neighbourhoods of the courtyard of the New Port of Automotive Rio Grande and that were distributed in two condos. Being, 220 families in Accommodation Getúlio Vargas I and 180 families in Accommodation Getúlio Vargas II. Through the growth acceleration program (PAC)-slum Intervention of the Federal Government with the financial resources of the Caixa Econômica Federal and with relevance in educational processes, is in development with this community the Social technical work named (TTS-PAC BGV). In view of this, we analyzed this process through the theory related to Education.Anello, Lucia de Fatima Socoowski deSouza, Anderson Pires de2020-05-18T08:10:09Z2020-05-18T08:10:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Anderson Pires de. Olhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-20T23:19:57Zoai:repositorio.furg.br:1/8721Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-20T23:19:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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