A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Júlia Silveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/528
Resumo: Na França, o movimento posteriormente intitulado de Annalistes exerceu uma verdadeira hegemonia no processo de renovação dos métodos e problemáticas da História. Entretanto, suas reflexões permaneceram muito mais no campo da epistemologia do que propriamente da teoria histórica. Somente as gerações posteriores a Marc Bloch e Lucien Febvre, chamados os pais fundadores dos Annales, buscaram a sistematização de metodologias e esboços de uma possível teoria, inspirada por diversas ciências – lingüística, geografia, psicologia, antropologia, sociologia, entre outras. A partir dessa percepção, propomos no presente artigo, debruçados sobre o texto-manifesto de Fernando Braudel “História e Ciências Sociais”, a discussão do desenvolvimento das análises de cunho estrutural na história, não apenas enquanto teoria, mas principalmente enquanto método, de forma que possamos perceber as possibilidades de aplicação da abordagem estrutural na pesquisa histórica.
id FURG_d74d41c580e72fa8d0d862aaf48f31f9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/528
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidadeHistória estruturalTeoriaMétodoNa França, o movimento posteriormente intitulado de Annalistes exerceu uma verdadeira hegemonia no processo de renovação dos métodos e problemáticas da História. Entretanto, suas reflexões permaneceram muito mais no campo da epistemologia do que propriamente da teoria histórica. Somente as gerações posteriores a Marc Bloch e Lucien Febvre, chamados os pais fundadores dos Annales, buscaram a sistematização de metodologias e esboços de uma possível teoria, inspirada por diversas ciências – lingüística, geografia, psicologia, antropologia, sociologia, entre outras. A partir dessa percepção, propomos no presente artigo, debruçados sobre o texto-manifesto de Fernando Braudel “História e Ciências Sociais”, a discussão do desenvolvimento das análises de cunho estrutural na história, não apenas enquanto teoria, mas principalmente enquanto método, de forma que possamos perceber as possibilidades de aplicação da abordagem estrutural na pesquisa histórica.2011-05-18T01:13:20Z2011-05-18T01:13:20Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Júlia Silveira. A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.1, p. 55-67, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1568/706> Acesso em: 12 maio 2010.0102-4388http://repositorio.furg.br/handle/1/528porMatos, Júlia Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-03T02:18:46Zoai:repositorio.furg.br:1/528Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-03T02:18:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
title A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
spellingShingle A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
Matos, Júlia Silveira
História estrutural
Teoria
Método
title_short A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
title_full A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
title_fullStr A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
title_full_unstemmed A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
title_sort A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade
author Matos, Júlia Silveira
author_facet Matos, Júlia Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv História estrutural
Teoria
Método
topic História estrutural
Teoria
Método
description Na França, o movimento posteriormente intitulado de Annalistes exerceu uma verdadeira hegemonia no processo de renovação dos métodos e problemáticas da História. Entretanto, suas reflexões permaneceram muito mais no campo da epistemologia do que propriamente da teoria histórica. Somente as gerações posteriores a Marc Bloch e Lucien Febvre, chamados os pais fundadores dos Annales, buscaram a sistematização de metodologias e esboços de uma possível teoria, inspirada por diversas ciências – lingüística, geografia, psicologia, antropologia, sociologia, entre outras. A partir dessa percepção, propomos no presente artigo, debruçados sobre o texto-manifesto de Fernando Braudel “História e Ciências Sociais”, a discussão do desenvolvimento das análises de cunho estrutural na história, não apenas enquanto teoria, mas principalmente enquanto método, de forma que possamos perceber as possibilidades de aplicação da abordagem estrutural na pesquisa histórica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-05-18T01:13:20Z
2011-05-18T01:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Júlia Silveira. A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.1, p. 55-67, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1568/706> Acesso em: 12 maio 2010.
0102-4388
http://repositorio.furg.br/handle/1/528
identifier_str_mv MATOS, Júlia Silveira. A história estrutural: trajetória, conceitos e aplicabilidade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.1, p. 55-67, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1568/706> Acesso em: 12 maio 2010.
0102-4388
url http://repositorio.furg.br/handle/1/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384414413389824