O contexto da educação escolar indígena brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, José Manuel Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11010
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11205
Resumo: Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 396–417, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
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spelling O contexto da educação escolar indígena brasileiraThe context of the brazilian indigenous school educationEl contexto de la educación escolar indígena brasileñaEscolas indígenasLegislaçãoMovimentos políticosIndian schoolsLegislationPolitical movementsColegios indigenasLegislaciónLos movimientos políticosArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 396–417, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa a respeito de escolas indígenas em diferentes regiões brasileiras. Estas escolas foram denominadas referenciais, pois podem servir como modelo para outras instituições indígena de ensino. Dada a presença de escolas na maior parte dos territórios indígenas brasileiros, não se pode desconsiderar tal realidade, daí a importância dos estudos a respeito destas instituições e mais concretamente a finalidade e os resultados desta iniciativa. Analisa o contexto histórico da colonização, enfocando principalmente as primeiras visões sobre o indígena brasileiro e mostra como a educação para povos autóctones se estruturou baseando-se em pontos de vista superficiais. Durante todo período colonial a educação para indígenas esteve vinculada à catequese e sob a direção dos padres jesuítas, ficando ao encargo deles a conversação dos nativos ao catolicismo e preparação dos índios para servirem como mão de obra. Assim como a escolarização, a legislação e as políticas públicas do período colonial também se embasaram em visões pouco elaboradas. A escola para povos indígenas é considerada atualmente um instrumento fundamental na formação e jovens com capacidade de melhorar as relações interétnicas, trazer os conhecimentos ocidentais e a tão almejada tecnologia. A escolarização que quase cinco séculos cumpria o propósito de integração dos índios à nação, graças aos movimentos indígena e indigenista rompe com este modelo a partir da elaboração da Constituição Federal de 1988.This article presents the results of research on indigenous schools in different Brazilian regions. These schools were called benchmarks, as they can serve as models for other indigenous educational institutions. Given the presence of schools in most of the Brazilian indigenous territories, this reality cannot be ignored, hence the importance of studies regarding these institutions and, more specifically, the purpose and results of this initiative. It analyzes the historical context of colonization, focusing mainly on the first views of the Brazilian indigenous people and shows how education for indigenous peoples was structured based on superficial points of view. Throughout the colonial period, education for indigenous people was linked to catechesis and under the direction of Jesuit priests, being in charge of converting the natives to Catholicism and preparing the Indians to serve as labor. As well as schooling, legislation and public policies in the colonial period were also based on poorly elaborated visions. The school for indigenous peoples is currently considered a fundamental instrument in training young people with the capacity to improve interethnic relations, bring Western knowledge and the much-desired technology. The schooling that almost five centuries fulfilled the purpose of integrating the Indians into the nation, thanks to the indigenous and indigenist movements, breaks with this model from the elaboration of the Federal Constitution of 1988.Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre escuelas indígenas en diferentes regiones brasileñas. Estas escuelas fueron llamadas puntos de referencia, ya que pueden servir como modelos para otras instituciones educativas indígenas. Dada la presencia de escuelas en la mayoría de los territorios indígenas brasileños, esta realidad no puede ser ignorada, de ahí la importancia de los estudios sobre estas instituciones y, más específicamente, sobre el propósito y los resultados de esta iniciativa. Analiza el contexto histórico de la colonización, centrándose principalmente en las primeras miradas de los indígenas brasileños y muestra cómo la educación de los indígenas se estructuró a partir de puntos de vista superficiales. Durante todo el período colonial, la educación de los indígenas estuvo ligada a la catequesis y bajo la dirección de los sacerdotes jesuitas, siendo los encargados de convertir a los indígenas al catolicismo y preparar a los indígenas para servir como mano de obra. Así como la escolarización, la legislación y las políticas públicas en el período colonial también se basaron en visiones poco elaboradas. La escuela para pueblos indígenas es considerada actualmente un instrumento fundamental en la formación de jóvenes con capacidad para mejorar las relaciones interétnicas, acercar el conocimiento occidental y la tan ansiada tecnología. La escolarización que cumplió casi cinco siglos con el propósito de integrar a los indios a la nación, gracias a los movimientos indígenas e indigenistas, rompe con este modelo a partir de la elaboración de la Constitución Federal de 1988.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-24T23:44:59Z2023-05-24T23:44:59Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEIRELES, José Manuel Ribeiro. O contexto da educação escolar indígena brasileira. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 12, n. 24, p. 396–417, jul./dez., 2020. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11205. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11205. Acesso em: 19 maio 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11010https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11205porRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 12, n. 24, p. 396–417Meireles, José Manuel Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-24T23:45:00Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11010Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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