Uma análise sobre a relevância dos gastos públicos no desenvolvimento educacional do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Gouvêa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7159
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar a relevância dos gastos públicos em educação no Estado do Rio Grande do Sul comparando sua evolução com o desenvolvimento educacional, socioeconômico e humano. O trabalho apresenta um panorama dos gastos educacionais de 2005 a 2015 e os resultados mais atuais dos índices de desenvolvimento do estado. Também apresenta as principais evidências sobre a importância da educação para o desenvolvimento dos indivíduos. Para atingir os objetivos propostos neste estudo utiliza-se o método descritivo. O método descritivo é um dos métodos possíveis de ser utilizado para realizar a análise da relação dos gastos públicos da educação, em relação aos indicadores de desenvolvimento IDHM, IDHM Educação, IDEB e IDESE Bloco Educação, uma vez que possibilita a identificação e a natureza desta relação. Concluiu-se que para o período analisado, o investimento financeiro realizado na educação pelo Estado não apresenta proporcionalidade com a qualidade do ensino e nem tão pouco com os índices de desenvolvimento demonstrados. Esse fato se justifica porque embora se cumpra as metas de investimento federal do gasto na educação, as metas educacionais nem sempre são cumpridas em todas as regiões e períodos observados. Contudo também se constatou que os indicadores de qualidade da educação são realmente importantes para a elaboração de politicas públicas em prol de um melhor desenvolvimento econômico da população.
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