A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriada, Eduardo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nogueira, Gabriela Medeiros, Santos, Rita de Cássia Grecco dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1394
Resumo: Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.
id FURG_d83c62d27aeb2cb55440ea20b691fe80
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1394
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografiaChild vs. temporal relationship: in the quest for own strategies for the understanding of time via photographsCriançaEducação infantilFotografiaNarrativaNoção de tempoChildrenChildren's educationMeaning of timePhotographStoriesOs autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.The text exposes the argument of the strategies which are devised by children between five and six years old studying at the 'Colégio São José' childre's Education, city of Pelotas R/S. They search for the adequate meaning of time in their daily lives. This involves the understanding of the physical and subjective time, as wel as the time built in a social context, in an effort to assess the logic by which the solutions are formed from the children's perpective, via a study utilizing photographs taking place at storical city squares/parks, thus stablishing and analogy between the past and the present, and the stories that follow.2011-11-25T12:56:26Z2011-11-25T12:56:26Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011.1983-9294http://repositorio.furg.br/handle/1/1394porArriada, EduardoNogueira, Gabriela MedeirosSantos, Rita de Cássia Grecco dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-25T12:56:26Zoai:repositorio.furg.br:1/1394Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-25T12:56:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
Child vs. temporal relationship: in the quest for own strategies for the understanding of time via photographs
title A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
spellingShingle A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
Arriada, Eduardo
Criança
Educação infantil
Fotografia
Narrativa
Noção de tempo
Children
Children's education
Meaning of time
Photograph
Stories
title_short A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
title_full A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
title_fullStr A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
title_full_unstemmed A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
title_sort A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
author Arriada, Eduardo
author_facet Arriada, Eduardo
Nogueira, Gabriela Medeiros
Santos, Rita de Cássia Grecco dos
author_role author
author2 Nogueira, Gabriela Medeiros
Santos, Rita de Cássia Grecco dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arriada, Eduardo
Nogueira, Gabriela Medeiros
Santos, Rita de Cássia Grecco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação infantil
Fotografia
Narrativa
Noção de tempo
Children
Children's education
Meaning of time
Photograph
Stories
topic Criança
Educação infantil
Fotografia
Narrativa
Noção de tempo
Children
Children's education
Meaning of time
Photograph
Stories
description Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-11-25T12:56:26Z
2011-11-25T12:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011.
1983-9294
http://repositorio.furg.br/handle/1/1394
identifier_str_mv ARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011.
1983-9294
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384394408656896