A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1394 |
Resumo: | Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes. |
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A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografiaChild vs. temporal relationship: in the quest for own strategies for the understanding of time via photographsCriançaEducação infantilFotografiaNarrativaNoção de tempoChildrenChildren's educationMeaning of timePhotographStoriesOs autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.The text exposes the argument of the strategies which are devised by children between five and six years old studying at the 'Colégio São José' childre's Education, city of Pelotas R/S. They search for the adequate meaning of time in their daily lives. This involves the understanding of the physical and subjective time, as wel as the time built in a social context, in an effort to assess the logic by which the solutions are formed from the children's perpective, via a study utilizing photographs taking place at storical city squares/parks, thus stablishing and analogy between the past and the present, and the stories that follow.2011-11-25T12:56:26Z2011-11-25T12:56:26Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011.1983-9294http://repositorio.furg.br/handle/1/1394porArriada, EduardoNogueira, Gabriela MedeirosSantos, Rita de Cássia Grecco dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-25T12:56:26Zoai:repositorio.furg.br:1/1394Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-25T12:56:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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